logo federação
44 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
COLUNAS DO TIRO
voltar ao menu
II TORNEIO DE TIRO INDEPENDÊNCIA E ENCONTRO TÉCNICO DE ATIRADORES E IN
17/10/2012
1. II TORNEIO DE TIRO

Em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil, a Força de Fuzileiros da Esquadra com o apoio do “Aventura Clube”, promoveu mais uma vez o Torneio de Tiro Independência, no período de 13 e 16 de setembro na Área de Divisão Anfíbia, na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador.

À frente da organização estava o experiente atirador olímpico (19º classificado nos Jogos Olímpicos de Moscou, Campeão Brasileiro e Campeão das Forças Armadas), Fernando Lessa Gomes, coordenador das 23 provas de armas longas e curtas, envolvendo modalidades olímpicas, tiro prático, ar comprimido e fuzil sniper. Foi lançada no evento a modalidade de Biatlo Militar, uma prova combinada de corrida e tiro, que procura representar uma situação a que o combatente estará submetido numa situação real de combate.

Foram mais de 4000 inscrições e participações em atividades de tiro, com mais de 1200 atiradores participantes. Um sucesso de organização e destacado apoio dos fuzileiros que servem nas Unidades Militares da Ilha do Governador.

Além das provas programadas foi montada uma formidável exposição de material militar e de segurança despertando grande interesse para os participantes e demais visitantes. Vários brindes, além das medalhas e troféus, também foram distribuídos aos competidores, oferecidos pelos patrocinadores do evento.

Inseridas como complemento ao evento desportivo foram desenvolvidas as seguintes atividades paralelas: o plantio de 50 mudas de árvores da mata atlântica e a doação de roupas e alimentos, oferecidos por participantes e patrocinadores, ao Orfanato Luz e Amor, do Rio de Janeiro. Também foi oferecido serviço gratuito de armaria para a manutenção das armas dos participantes.

A Revista Forças Armadas esteve presente com um stand montado no local divulgando em suas páginas o cotidiano da vida profissional dos militares. Houve, ainda, o lançamento nacional do novo fuzil de assalto de calibre 5,56 mm da IMBEL.

2. ENCONTRO TÉCNICO DE ATIRADORES E INSTRUTORES

O Encontro Técnico reuniu cerca de 30 técnicos e atiradores, inicialmente na sede do Clube Naval e nos estandes da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador, com a seguinte programação:

a. 24/set: sede do Clube Naval:

Painel I – Fundamentos do Tiro, habilidades básicas do atirador, preparação física e mental, e aprimoramento da técnica individual;

Painel II – A preparação do atirador, métodos de avaliação em tiro e critérios para análise de resultados.

b. 25/set: sede do Clube Naval: Painel III – Simuladores, equipamentos para estandes, alvos, armamentos e munições especiais, e outros equipamentos visando o treinamento a custo reduzido;

Painel IV – A evolução no Tiro: dos primeiros disparos até o nível “alto rendimento”.

c. Vivência de tiro – Em simulador, em tiro eletrônico, com armas olímpicas e outras armas especiais, e equipamentos de tecnologia de ponta.

Durante o encontro técnico, realizado no Salão de Conselheiros do Clube Naval, vários atiradores e técnicos renomados da equipe nacional, proferiram interessantes e importantes explanações sobre as várias modalidades do tiro esportivo, além da apresentação dos armamentos e simuladores utilizados. Mereceu especial atenção a apresentação impecável do atirador, Major do Exército Brasileiro, Rocco Rosito, integrante da equipe brasileira de tiro olímpico, que fez um belo estudo comparativo da qualidade de diversos lotes de munições 4,5mm e 22 long.rifle importadas, conforme testes realizados em diferentes armas.

O ponto alto do encontro foi sem dúvida a “vivência de tiro” realizada nos diversos estandes e simuladores da Base dos Fuzileiros Navais na Ilha do Governador, com os atiradores participando com muita disposição e entusiasmo das várias séries de tiro e mostrando as suas experiências e qualidades técnicas e profissionais de instrutores.

Em relação ao I Torneio da Independência, onde ocorreram 3.712 inscrições, houve uma significativa evolução neste ano, com um grande número de pessoas que visitaram a Exposição e participaram do Encontro Técnico e das provas, ratificando o prognóstico de vir a ser o maior e o melhor certame do gênero já realizado no país.

A premiação foi um dos pontos altos, pois houve prêmios em dinheiro, armamentos, passagens aéreas para visitar I WA na Alemanha e cursos de iniciação ao Tiro Olímpico. Várias armas foram sorteadas entre os competidores.

Foi uma excelente oportunidade para os apreciadores do Tiro, seja nas atividades esportivas ou pela oportunidade profissional, conhecendo novas técnicas na extensa gama de modalidades do Tiro. O Torneio de Tiro Independência que ocorre a cada dois anos tornou-se um marco no gênero, despertando a curiosidade de pessoas apaixonadas pelo Tiro em todas as suas versões.

Cumpre ressaltar a eficiência do trabalho e do apoio do pessoal da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador e todos os demais que atuaram na realização do certame, subordinados ao Comando da Divisão Anfíbia, em especial ao Comandante Stark, Coordenador Geral do evento, Comandante Frederico, Coordenador de Infraestrutura e Comandante Lessa Gomes, Coordenador Técnico e das Relações Internacionais, que com muito profissionalismo e dedicação proporcionaram um espetáculo ímpar de organização e eficiência, com muitos elogios dos participantes e visitantes em geral.

por Eduardo Ferreira
Recordista e campeão brasileiro de armas longas da CBTE e das Forças Armadas. Ex-vice-presidente da CBTE e da federação do DF, ex-presidente das federações do RJ e CE, e diretor das federações da PB e RS. Autor de "Arma Longa", "História do Tiro" e “Manual de Organização de Provas de Tiro”; Professor de História da Educação Física da FGF; Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade da Grande Fortaleza.
ferreiraedu@terra.com.br
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 98118-1188 whatsapp