logo federação
43 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes
FUNDO DO BAÚ
voltar ao menu
AS PROVAS DE NOVA FRIBURGO
As chuvas de verão ocuparam as principais manchetes do Brasil em janeiro deste ano, particularmente àquelas retratando a tragédia das cidades serranas do Rio de Janeiro. Várias reportagens mostraram a força das águas que desciam das encostas, causando mortes e destruições às casas e aos carros. Uma dessas cidades e que talvez tenha sido a mais atingida foi a de Nova Friburgo.

Nova Friburgo é uma cidade fluminense fundada no início do século XIX por imigrantes suíços, com forte tradição turística No passado teve um grande significado na História do Tiro Esportivo. Provavelmente aqueles nascidos após os anos 70 não conheçam a importância que essa cidade trouxe ao Tiro Esportivo e que proporcionou momentos de glória e de alegria para os atiradores de vários estados brasileiros.

1.José Salvador Trindade

Acho que não poderíamos começar nossa narrativa sem antes relatar o feito memorável do grande atirador olímpico de carabina deitado José Salvador Trindade, natural de Nova Friburgo, e que terminou classificado em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Berlim, empatado com o 2º, 3º e 4º atiradores. Na ocasião ele perdeu a chance de obter uma medalha olímpica pelo estranho e inusitado critério estipulado pela organização dos Jogos para classificar os quatro atiradores que terminaram empatados. A falta de sorte de Salvador foi decidida pelo seu impacto do tiro (9) mais afastado do centro do alvo do que os demais competidores.

Salvador foi um destacado carabineiro tornando-se campeão brasileiro. Além disso, como engenheiro e arquiteto, foi o responsável pela construção do estande de tiro do Fluminense Futebol Clube, edificado em 1934 e em atividade até hoje. Projetou também o estande de tiro localizado nos fundos do Hotel Sans Souci, local do Campeonato Brasileiro de 1952. O estande possuía 15 postos de tiro e embora fosse pequeno era localizado em local muito aprazível com os atiradores hospedados confortavelmente no próprio hotel.

2. 1952 - V Campeonato Brasileiro

Esse Campeonato Brasileiro foi organizado pelo diretor do clube de Nova Friburgo Fernando Bizotto, comerciante local e bom carabineiro. Naquele campeonato, as provas de carabina deitado eram disputadas com 30 tiros disparados a 50 metros e os 30 tiros restantes a 100 metros, conforme o regulamento da época.

Os vencedores das modalidades foram:

1) Carabina Deitado: Alberto Pereira Braga – FMTA – 593 (*)

2) Carabina 3 posições: Harvey Dias Vilella – FMTA - 1109

3) Fuzil de Guerra – Armando Pereira Braga – FMTA – 473

4) Pistola Livre – Silvino Fernandes Ferreira – FMTA – 532

5) Tiro Rápido às Silhuetas – Amaury da Costa Rocha – FMTA – 60/554

6) Revolver 50 m – Cesar Brandão – FMTA – 531

(*) Novo recorde brasileiro

3. Provas Sans Souci

Em 10 e 11 de maio de 1967 foi realizada a primeira prova especial no Sans Souci com muito sucesso no modesto estande, com a participação de atiradores do Fluminense e do Flamengo a convite do clube local. Em 15 e 16 de junho de 1968, Dr. Antônio Martins Guimarães, então Presidente da Federação do Rio, estendeu a participação a outros atiradores de clubes paulistas (Tietê).

4. Campeonato Interclubes

Com o interesse dos demais atiradores de outros estados, em 1969, foi criado o I Campeonato Brasileiro Interclubes, com as provas sendo realizadas em dois finais de semana, 11 e 12, 24 e 25 de maio de 1969. Nesta oportunidade a prova já constou do calendário oficial da CBTA. A partir daí os campeonatos se repetiram, em 1970 foi realizado o II campeonato, agora com maior número de participantes do Rio e de São Paulo, Minas, Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo e em 1971 já com atiradores das federações do Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Ceará.

A partir de 1972, em face do enorme sucesso do evento e com uma maior participação de atiradores e clubes, foi realizado em Belo Horizonte o IV Campeonato Brasileiro Interclubes. Realmente o velho e tradicional estande do Hotel Sans Souci com seus 15 postos de tiro não tinha as melhores condições técnicas de sustentar um campeonato de tal envergadura. No entanto, ele havia cumprido a sua missão proporcionando aos atiradores um evento de grande relevância uma vez que o Campeonato Interclube era a única prova do calendário da CBTA além do Campeonato Brasileiro.

Terminava a fase romântica e amadora do Tiro Esportivo e dava início ao Tiro competitivo com um maior número de competições aliado ao fato da liberação da importação de armas e munições, proporcionado aumento do número de provas e igualmente melhores índices técnicos dos atiradores.

Ficou, no entanto, a saudade do encontro dos atiradores e familiares no acolhedor Hotel Sans Souci, que desfrutaram o prazer da convivência, da amizade e da união daquela época. Nova Friburgo será sempre lembrada pela importância das provas promovidas no estande do clube Sans Souci e faz parte da história do Tiro Esportivo Brasileiro.
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica
Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Principal  |  Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Biblioteca
Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes
Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 3251-3535