logo federação
43 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes
NOTÍCIAS
voltar ao menu
48º TORNEIO NORTE NORDESTE DE TIRO ESPORTIVO - RESUMO DE UM EVENTO QUE ENTROU PARA HISTÓRIA
24/06/2018
O 48º Torneio Norte Nordeste de Tiro Esportivo, o mais antigo torneio de tiro do Brasil, foi realizado dos dias 14 a 17 de junho de 2018, na cidade de São Luís, conjuntamente com a 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, sendo um grande sucesso de participação e organização.

Após 7 anos sem participar dos Torneios Norte e Nordeste, a Federação Maranhense de Tiro Esportivo, retornou às competições em grande desempenho. Sagrou-se vice-campeã após 4 dias de intensas competições em 36 disciplinas diferentes.

A última participação com sua equipe, foi no Torneio Norte Nordeste que aconteceu na cidade do Recife, em 2011, quando uma grande equipe com 17 atiradores, ganhou o Torneio dentro dos estandes do Caxangá Clube, sagrando-se campeã pela quinta vez.

O ano de 2010, foi o último ano que o Maranhão sediou um Norte Nordeste, quando foi o Campeão do Torneio. O Maranhão tem ao todo 5 títulos de Campeão do NNE e um Título de Campeão Brasileiro.

Com 1054 inscrições, o Torneio bateu o recorde de sua última edição, realizada em Fortaleza, no Ceará, em abril de 2017.

Dois estados do Norte, Amazonas (participando do NNE após muitos anos ausente) e Pará, se fizeram presentes. Do Nordeste tivemos a presença dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e naturalmente o Maranhão. Ainda tivemos participação de atiradora do Rio de Janeiro. Ao todo 10 estados do Brasil estavam representados.
Estavam presentes como dirigentes de nosso esporte, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, o Sr. Jodson Edington, o Diretor de Provas Nacionais da CBTE, Sr. Walter Almeida, e os presidentes das Federações do Maranhão, Ceará e do Piauí, Wissam Maalouf, Francisco Xavier e Edilson Marinho. O Sr. Marco Hélder, membro do Conselho Fiscal da CBTE e Edilano Mota, membro da Comissão de Atletas da CBTE, também se fizeram presentes.
Também se fez presente, o amigo da FMTE e do tiro esportivo, o General Cyro Albuquerque, que prestigiou o evento, trazendo mais brilho ao NNE.

A arbitragem que trabalhou no NNE está de parabéns. Trabalhou bastante, com muita competência, afinco e segurança. A FMTE agradece profundamente seu trabalho. Paulo Santos e Clauber Muniz na classificação. Serginho e Necy nos 25m. Wendell Benício, Marcílio Marques e Sidnei Silva nos 25m móvel. Alexsandro Alves e Washington Duílo nos 50m. No ar comprimido assumiram o Cel. Eduardo Fernandes Ferreira e Luís Cláudio Soares. Aos companheiros Eduardo Ferreira e Sidnei Silva, um agradecimento em especial por seu voluntarismo em ajudar a FMTE no Torneio.

A competição teve seu Congresso Técnico realizado no Hotel Rio Poty, em sua área externa, e contou com participação de muitos atiradores. Diversos assuntos pertinentes ao Torneio e, outros tantos assuntos pertinentes ao nosso esporte foram colocados e debatidos na ocasião.

A Festa de Confraternização e Premiação, foi realizada no sábado a noite, nos salões do Círculo Militar de São Luís, localizado em frente ao mar, na Avenida Litorânea de São Luís, premiando todas as provas já finalizadas até a data. O jantar foi um convite e um oferecimento da Federação Maranhense de Tiro Esportivo – FMTE, aos participantes do Campeonato. Jantar este realizado em conjunto com o 24ºBIS, e que apoiou decisivamente para sua realização.

Uma surpresa a todos os participantes, foi a presença do Cel. Guedes, ex-comandante do 24ºBIS, que foi reconhecido por muitos e agitou os presentes, fazendo com que bradassem com ele a palavra SELVA, levantando todos de seus lugares. A deputada Maura Jorge, candidata ao governo do Estado do Maranhão, (mesmo partido de Jair Bolsonaro, candidato preferido pelos CACs) também se fez presente nos honrando com sua visita.

Como surpresa aos convidados, e aproveitando os festejos juninos, uma brincadeira de bumba boi foi apresentada durante o jantar e alegrou e animou a todos, ajudando a reforçar mais ainda o lema do Maranhão, que é A Confraternização Através do Tiro.

A FMTE não teria realizado competição deste porte sem a ajuda do 24ºBIS. O Ten.Cel. Marcus Vinicius, colocou à disposição todo batalhão, apoiando com material, homens e infraestrutura. A palavra PARCERIA foi sentida em todas as suas letras. Ele e o Sub-Comandante do 24º BIS, Ten. Cel. Rogério Altarugio, não mediram esforços para apoiar a FMTE na organização do 48º Torneio NNE. A FMTE agradece profundamente a todo o 24º BIS.

Agradecimentos à Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE, também se fazem necessários, pois à FMTE foi dado grande apoio para a realização de tão grandioso evento.
À Secretaria de Estado de Esportes-SEDEL, a FMTE agradece o apoio, concretizado principalmente na cessão de ônibus para transporte dos atletas e organizadores do evento.

A Confraternização Através do Tiro, aconteceu em muitos momentos e presenciado ao longo do torneio. As cenas dos estandes lotados de atiradores, a grande presença e participação dos atiradores no congresso técnico, na solenidade de abertura, e no jantar de confraternização e premiação, o clima de alegria e satisfação sentido em todos os momentos, constatam mais uma vez, que no Maranhão se faz o Tiro com muita Confraternização.

A equipe da Federação Cearense de Tiro Esportivo, representando o estado do Ceará, foi a campeã do Torneio, seguida de perto pela equipe do Maranhão e tendo em terceiro lugar a equipe da Bahia. A grande disputa ficou entre os estados do Ceará e Maranhão.

Parabéns à equipe do Ceará, que lutou o bom combate e tem se esforçado para se manter entre as primeiras federações do país.

Parabéns à valorosa equipe da Bahia, que alcançou o 3º lugar, após disputa acirrada entre as equipes de Alagoas e do Piauí.

Parabéns às demais equipes que participaram do Torneio, e que ajudaram a abrilhantar a competição.

A equipe maranhense, totalmente renovada e com pouco tempo de experiência no esporte do tiro e em competições de grande nível, se esforçou ao seu limite, conseguindo apresentar bons resultados e organização.

A FMTE agradece todo esforço de seus integrantes, seja ajudando na organização do Torneio, seja participando como atletas nas competições.

Temos muito a crescer, fiquem orgulhosos de seu desempenho e de nosso feito.


Resultados de Equipes

Campeão
Ceará - 201 pontos

Vice-Campeão
Maranhão - 150 pontos

Terceiro Colocado
Bahia - 32 pontos

Quarto Colocado
Piauí - 30 pontos

Quinto Colocado
Alagoas - 28 pontos

Sexto Colocado
Pará - 1 ponto
{ Resultados Individuais - Site da CBTE }
fonte: FMTE
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica
Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Principal  |  Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Biblioteca
Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes
Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 3251-3535