logo federação
43 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes
NOTÍCIAS
voltar ao menu
RELATÓRIO E ESTATÍSTICAS DO XI TORNEIO DE TIRO ESPORTIVO DO CERRADO MARANHENSE
20/09/2018
O XI Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense foi realizado na cidade Balsas-MA, dos dias 23 a 26 de agosto de 2018. Aconteceu paralelamente à 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap On-Line e ao XIV Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE.

Com expressivas 600 inscrições, e 88 atiradores vindos do CE, PA, TO, RJ, BA e todo MA, este Torneio está cada vez mais evidenciando seu caráter regional, caminhando para ser um dos maiores, senão o maior Torneio de Tiro Esportivo da região Norte do Brasil.

Estandes de 10, 25, 50, 100 e 300 metros, além de duas pedanas de Trap, foram utilizados por quatro dias diretos de competições, sempre funcionando ao mesmo tempo.

O Clube Balsense de Tiro Desportivo – CBTD, presidido por Valmor Sacoman, é hoje o mais completo clube de tiro do Maranhão.

Como em todos os anos, Valmor prepara uma surpresa para todos. Desta vez foi a colocação de iluminação noturna, permitindo o tiro noturno para as provas de Trap. Para celebrar este feito foi realizado o primeiro Entreveiro Noturno, coordenado com muita alegria pelo vice-presidente do CBTD, Arlindo Pandolfo.

Vários atiradores de outros estados prestigiaram o CBTD. Angelamaria Lachtermacher, ex-seleção brasileira, vinda do Rio de Janeiro, participou em várias competições. Rubinete Nazaré, vindo do Pará, onde prestou honrosas homenagens ao Presidentes da FMTE, do CBTD e do Vice-Presidente da CBTE. Também do Pará tivemos a presença dos atiradores Dennis Jennings e Athos Treptow . Vindos de Tocantins, tivemos a presença de Max Athaydes, presidente da Federação de Tiro Esportivo do Tocantins, Dalila Moraes, David Junior e Teotônio Peixoto, prestimosos amigos do tiro maranhense. Do Rio Grande do Norte, mas que atira pelo Ceará, e que trouxe a sua própria lojinha, tivemos a presença de Michelle Valota. Da Bahia, tivemos a presença dos irmãos Telmo e Helmo Frantz, vindos de Barreiras, além de Jodson Edington, vindo de Salvador.

Vale destacar a participação pela segunda vez da gloriosa equipe de cadetes da nossa Polícia Militar, vindos de São Luís, apoiados e capitaneados pelo atirador e Coronel, Paulo Dongie. A evolução deles em relação à participação no Torneio do Cerrado de 2017 é notória e nos deixa satisfeitos e cheios de expectativas.

Sem mencionar os inúmeros atiradores saídos de outras cidades do Maranhão. Desta vez foi Imperatriz que se destacou, trazendo do CCPETI, vários novos atiradores. Francisco Farias, presidente do CCPETI, estava satisfeito com seus “meninos”. Também veio de Imperatriz, da loja de armas Matriz, representada pelo seu gerente Sanclay, uma carabina de pressão para ser sorteada entre os presentes.

Presença do Vice-Presidente da CBTE no Torneio. Balsas foi prestigiada pela presença do vice-presidente da CBTE e amigo do tiro do Maranhão, Jodson Edington, que abriu o Torneio e que pela segunda vez se faz presente no sul do Maranhão. Este ano, Jodson também esteve presente em São Luís, por ocasião do 48º Torneio Norte Nordeste.

Além de tudo, Jodson Edington, é atirador baiano, ex-seleção brasileira de Tiro, detentor de inúmeros títulos brasileiros e de duas medalhas Pan-Americanas, também impressionou a audiência maranhense e deu literalmente aula durante suas participações na competição.

O Atirador Revelação do Torneio foi o atleta do CBTD, Johnhy Gumieiro, que obteve bons resultados em muitas competições, inclusive vencendo algumas. Outro atleta do CBTD que teve grandes resultados foi Emir Wendler, que vem subindo de rendimento há algum tempo, mas que despontou com resultados de nível Brasil, durante este Torneio.

Paulo Guimarães do CLAM, de São Luís, também alcançou grandes resultados, sobretudo nos Duelos 20” e em especial no Duelo Light, onde “fechou” algumas provas. Hoje Paulo Guimarães lidera vários rankings do Campeonato Maranhense. Seu filho, Anthony Guimarães, participou e venceu inúmeras provas, na categoria Junior, se mostrando um pequeno grande atirador.

Teotônio Peixoto, de Araguaína no Tocantins, também se destacou no Duelo.

Agradecemos o apoio do Hotel Imperial, que através de seu proprietário e atirador, Israel Carvalho, apoia a FMTE e o Tiro Esportivo, quando hospeda por ocasião do Torneio do Cerrado, a equipe de arbitragem da FMTE que se desloca de São Luís para Balsas.

E secretariando e controlando tudo, tivemos Márcia Sacoman, super secretária do CBTD que teve D. Rosário ( 1ª Dama do Tiro de Balsas) como grande auxiliar. Como sempre, estiveram prestando grande trabalho ao clube.

Agradecemos a equipe de arbitragem da FMTE, que, como sempre, trabalhou arduamente os 4 dias do Torneio, abrindo e fechando as competições, gerenciando e arbitrando dezenas de provas, mantendo a segurança dos estandes, apurando alvos, classificando e publicando resultados. Clauber Muniz, Washington Duílo, Edenilson Furtado, Johnson Willis e Octávio Queiroz, foram os árbitros da competição. João Nogueira e Diego Mamede, também árbitros da FMTE e que participavam do Torneio na condição de atiradores, davam apoio quando necessário.

Como é tradição, e tradição aguardadíssima, a noite do sábado vem sempre acompanhada de um Jantar de Confraternização, oferecido pelo clube aos participantes.

Lojinha do Habibe como em todos os anos ofereceu camisas e materiais relativos ao Tiro, suprindo assim, uma necessidade dos atiradores, além de propagar o esporte através dos logos nas camisas.

Muitas fotos foram tiradas e já estão publicadas no site da FMTE (www.fmte.org.br) registrando definitivamente mais este momento alegre do tiro esportivo do Maranhão.

Mais uma vez “A Confraternização Através do Tiro” se fez presente nos estandes do Maranhão, proporcionando a todos os participantes além dos momentos de esporte e competição, momentos de diversão, alegria e companheirismo.

Estatísticas do Torneio

Número de Participantes : 88 participantes com 600 inscrições
Participantes na Categoria Sênior/Única: 64 participantes com 502 inscrições
Participantes na Categoria Dama: 9 participantes com 17 inscrições
Participantes e inscrições na Categoria Máster: 9 participantes com 41 inscrições
Participantes na Categoria Júnior: 6 participantes com 40 inscrições

Número de inscrições por prova
Pistola Livre : 1 inscrição
Carabina Deitado : 1 inscrição
CMA Ar: 21 inscrições
CMA 25m-Sporter : 36 inscrições
CMA 25m-Custom : 06 inscrições
CMA 50m Menor- Sporter : 28 inscrições
CMA 50m Menor- Custom : 10 inscrições
CMA 50m Maior : 17 inscrições
Duelo 20”: 74 inscrições
Duelo 20” Light : 170 inscrições
Benchrest /WRABF : 09 inscrições
Carabina CMP Sporter : 5 inscrições
Carabina NRA : 5 inscrições
Hunting Target .22 : 132 inscrições
Hunting Target .22 Telescope : 35 inscrições
Hunting Target .38 : 32 inscrições
Hunting Target .38 Telescope: 01 inscrição
Hunting Target Air : 25 inscrições
Trap Top 100: 38 inscrições
Trap Top 200: 2 inscrições
Trap Double: 9 inscrições
fonte: FMTE

Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica
Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Principal  |  Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Biblioteca
Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes
Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B - Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441 (98) 3251-3535