logo federação
47 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTÏ¿½Ï¿½CIAS
voltar ao menu
FOTOS E ESTATÍSTICAS DO 2º ETAPA DO CAMPEONATO MARANHENSE 2022 - CLUBE 7,62 SE DESTACA
25/03/2022
E se finalizou mais uma Etapa do Campeonato Maranhense de Car/Pst/RF de 2022. E, com ela, muitos disparos, muito trabalho, muito preparo, muitas alegrias, muitos 10.

Foi uma etapa que correu concomitante com a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Car/Pst/RF de 2022, e que teve a participação no Maranhão dos Clubes CLAM / CAPETIM / CITEP / CBTD / CCPETI / CTG.

Fotos da competição nos clubes já estão publicadas em nosso site, na página de fotos. Confira.

Esta etapa teve um peso diferente por ter sido considerada pela CBTE como etapa também válida pelo Ranking Qualidade, que é o Ranking que define os atletas da seleção brasileira.

A CBTE só autoriza o Ranking Qualidade em locais de prova com a devida qualidade técnica de seus estandes e com a apuração dos alvos de ar comprimido por parte de máquina eletrônica, que apura alvos até nos decimais. A FMTE tem essa máquina e o CAPETIM foi o local escolhido pela FMTE para realizar a competição.

Alguns integrantes da equipe brasileira vieram a São Luís para participar da competição, entre eles, Philipe Chateaubrian (1º do Ranking Brasileiro de Pistola de Ar Masculino) e Dimas Ferreira.
Entre os atletas maranhenses, o destaque foi dado a Juliane Ferreira, que alcançou excelente resultado, de 578 pontos, na prova de Carabina de Ar Feminino, em pontos inteiros e 611,6 em se contando os decimais. Com isso, Juliane superou o índice América (610 pontos), tornando-se assim elegível para uma possível convocação da CBTE para competições internacionais. Parabéns, Juliane, pelo resultado.

Ao todo, foram 688 inscrições, 8 a mais que a etapa anterior, que já havia sido recorde em número de inscrições.

Vale ressaltar o retorno ao Campeonato Maranhense de Car/Pst/RF de 2022, do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz- CCPETI, que, mesmo com participação tímida, alcançou com o atleta Rodrigo Farias, filho do nosso querido amigo e ex presidente do CCPETI, Francisco Farias, o resultado de 539 pontos na prova de Pistola de Ar Masculino, vencendo a mesma na concorrida prova de Pistola de Ar.

Em se falando da modalidade de Pistola de Ar, vale ressaltar a grande participação geral nos quatro estandes de Ar Comprimido dos clubes maranhenses. Foram cerca de 16 inscrições entre homens e mulheres. Reflexo do investimento que a FMTE tem feito nesta modalidade. Foram 4 armas compradas ano passado e repassadas a atiradores e mais 4 chegando (já adquiridas pela FMTE através do Programa de Incentivo a Atletas). No CCPETI tivemos outro destaque que foi o atirador Mário Muniz Filho, que venceu a mais disputada prova e categoria dos Duelos 20” 10m, de Pistola Calibre Maior, na Classe B.

E incentivo mesmo é o que está ocorrendo no sul do Maranhão, mais precisamente no Clube Imperatrizense 7,62, que recém findou a construção de um novo e bonito estande de ar comprimido, com 15 postos (o maior do Maranhão) e, sem nem sentar a poeira, já colocou vários atiradores em competição.

Vale ressaltar a quantidade de atiradores do Clube 7,62 (de sigla CITEP) que participaram da Etapa, seja individualmente, seja montando equipe. Várias equipes foram montadas, desde Fuzil no NRA Sporting (2 equipes totalmente formadas de integrantes do CITEP), passando pelas armas olímpicas curtas como Fogo Central, Pistola Standard e Pistola de Ar, até as equipes de Duelo e de CMAs. E, como se não bastasse, tivemos vários resultados de gente grande, que definitivamente colocaram o CITEP entre os grandes clubes do Maranhão.

Os resultados individuais de Wesley Cirqueira, Andreia Almeida, Laedson de Paula, Ramon Gonçalves, Rogério Cardoso, Santos Junior, entre outros atletas, que se destacaram no computo geral e, também, em âmbito pessoal, quando superaram seus próprios resultados de etapas anteriores. E é isso que deixa o nosso amado esporte bonito, a possibilidade do atleta competir com ele mesmo, sempre buscando bater seu resultado anterior.

Outra observação importante é o estímulo do Clube 7,62 para a entrada e formação de equipes femininas. Muitas mulheres (categoria Dama) atirando e com bons resultados. E nesta etapa tivemos o início de um trabalho com atiradores Juniores (até 21 anos). Por estas e outras ações é que o Clube 7,62 teve grande destaque nesta etapa. Parabéns a todos os integrantes e à diretoria do Clube. Parabéns, presidente Rogério Macedo.

No Clube Guerra, o mais novo clube filiado à FMTE, também tivemos atividades, e tivemos a formação de várias equipes. O destaque foi o atleta Jeová Barbosa que venceu na Classe B, a prova do Duelo 20” 10m, no Revólver Calibre Maior, com 105 pontos. O Clube Guerra também fez várias equipes ficando entre as três primeiras colocações em algumas delas. Está começando bem. Irenne Apinagé e Hugo Paiva estiveram à frente das competições.

No CLAM, o clube de maior número de associados do Maranhão, também partiu para a disputa com vários atiradores participando, tendo destaque as competições de Duelo 20” 10m e de Pistola de Ar, lá sediadas. O comando das provas esteve a par de João Nogueira e Francisco Fábio, que ofereceram uma bela recepção aos atiradores presentes no clube. Regina Gomes em retorno ao esporte, após afastamento para tratar lesão na perna, prometeu melhor resultado na próxima etapa da modalidade de Pistola de Ar.

No CAPETIM, que sediou diversas modalidades, tivemos vários destaques. Entre eles de Júlio Ferreira, que reinou sozinho nas CMA, juntamente com sua irmã, Juliane Ferreira. Nosso outro Campeão, Marcelo Duarte, não pode participar. Rui Duarte foi outra força nas CMA, com 4 participações e colocações em equipes nacionais, sendo uma em Carabina Deitado.

Nos Duelos 20”, que teve nesta etapa equipes formadas entre atletas de diversos clubes, o CAPETIM deu ao Maranhão o talento de Edgar Ferreira e de Ruan Boaid. Eles dividiram a liderança das provas com atiradores do CLAM, como Edilano Cardoso, Jeangleston Martins e Wissam Maalouf, e atiradores do CITEP, como Santos Junior e Laedson de Paula.

Nas armas curtas ISSF, o grande destaque foi Rafael Poloniato, que na Prova de Pistola Standard, alcançou o resultado de 541 pontos, classificando-se em 9º lugar no Brasil.

Nas Carabinas WRABF, tivemos destaque e novidade. A novidade foi a presença do jovem de 15 anos, Guilherme Reis, filho do atirador Thiago Reis, que em sua primeira competição realizada oficialmente já foi logo alcançando resultados de gente grande e contribuindo para a equipe maranhense, já marcando seu nome no resultado por equipes, juntamente com Hélder Pereira e Thiago Reis ( Thiago vai fazer curso em junho na Paraíba, com o expoente mundial da modalidade), na prova de WRABF Ar Comprimido – Light Varmint, deram ao Maranhão o 2º lugar nacional. Hélder foi muito bem nas provas de ar comprimido do WRABF, começando a se destacar na modalidade.

Mas quem fez a prova perfeita foi Gilles Renner, que simplesmente atingiu a pontuação de 250 pontos de 250 pontos máximos possíveis. Isso aconteceu no WRABF de Ar Comprimido na categoria Unlimited. E ele, juntamente com os companheiros Antônio Herlane e Marcus Vinicius, fizeram a equipe maranhense de WRABF do Extreme BR, também. Parabéns a eles e a toda equipe do WRABF que defende as cores da nossa FMTE.

Já na modalidade do CMP Sporter, nossa equipe estava presente, com Pablo Eduardo, Fernando Confortin e José Augusto Carvalho. Nesta etapa, Antônio Baima fez equipe também.

Mas em termos de equipes, a maior vitória maranhense foi na equipe de Carabina de Ar Olímpica, onde o Maranhão ficou em 1º lugar nacional, com os atletas Eduardo Sampaio, Marcelo Duarte e Anthony Guimarães.
Devemos dar destaque ao atleta Eduardo Sampaio, que recentemente passou a fazer parte da equipe maranhense, sendo ele atleta da equipe brasileira, que esteve recentemente na Copa do Mundo do Egito.

Eduardo é oficial militar do exército, e seus resultados com certeza contribuirão para melhorar os resultados da FMTE.

Nos resultados gerais por equipes para Federações, a FMTE alcançou nesta etapa 78 pontos totais, tendo formado ao todo 28 equipes de 39 equipes possíveis, em âmbito nacional. Apenas 3 equipes não pontuaram. Tivemos uma equipe em 1º lugar, uma equipe em 2° lugar, nove equipes em 3º lugar, oito equipes em 4º lugar, quatro equipes em 5º lugar, duas equipes em 6º lugar, duas equipes em 7º lugar, e uma equipe em 11º lugar.
Nos resultados pelo Campeonato Maranhense InterClubes, nesta 2ª Etapa o grande vencedor, merecidamente, foi o Clube Imperatrizense de Tiro Esportivo 7,62, que alcançou o 1º lugar no somatório de pontos, resultantes das classificações das diversas equipes em disputa.

No Campeonato Maranhense de 2022 de Clubes, estão contando para o Campeonato apenas as provas Nacionais ( CMA e os Duelos ).
São ao todo 16 provas, que podem pontuar ao máximo 160 pontos por etapa. São 5 provas de Duelos 20”, 5 de Duelos 20” 10m, uma de Carabina Mira Aberta 10m (ou CMA 10m), duas de CMA 25m e três de CMA 50m. A equipe (formada por 3 atiradores do mesmo clube).

Veja resultados dos Clubes nas 2 primeiras etapas do Campeonato Maranhense de 2022:
1ª Etapa do Campeonato Maranhense On-Line de Carabina, Pistola e Rifle
CLAM - 80
CAPETIM – 67
CCPETI – 0
CBTD – 20
CITEP – 115
CTG – 23

2ª Etapa do Campeonato Maranhense On-Line de Carabina, Pistola e Rifle
CLAM - 94
CAPETIM – 68
CCPETI – 9
CBTD – 4
CITEP – 138
CTG – 23

Como percebemos, o CITEP, graças a sua mobilização, sai bem na frente nestas 2 primeiras etapas do Campeonato Maranhense de 2022, confirmando sua maioridade e se tornando desde já o favorito na disputa do título de Clube Campeão do Campeonato Maranhense de 2022.
Parabéns a todos os participantes do Campeonato Maranhense de 2022, sejam, atletas, árbitros ou dirigentes.

O 50º Torneio Norte Nordeste vem aí. Vamos treinar.
{ Veja aqui Fotos do Campeonato Maranhense de 2022 }
fonte: FMTE

Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B
Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441
(98) 98118-1188 whatsapp