logo federação
47 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTÍCIAS
voltar ao menu
50º TORNEIO NNE - RELATÓRIO, VÍDEOS E ESTATÍSTICAS
05/08/2022
50º Torneio Norte e Nordeste de Tiro Esportivo - de 15 a 19 de Junho de 2022 – São Luís – MA

Realizado na cidade de São Luís, no Maranhão, nos estandes do 24º BIS, dos dias 15 a 19 de junho de 2022, o 50º Torneio Norte e Nordeste de Tiro Esportivo, foi uma competição maravilhosa e que superou todas as expectativas, tendo sido digna e à altura do peso de um jubileu tão representativo e importante como o Jubileu de 50 anos.

Isso mesmo, o Torneio de Tiro mais tradicional e antigo do Brasil fez 50 anos de existência. E ele ocorreu sob a responsabilidade da Federação Maranhense de Tiro Esportivo – FMTE que teve a honra de sediá-lo e promovê-lo conjuntamente com a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE.

Teve sua primeira edição realizada em 1971, na cidade de Fortaleza- Ceará, sob a batuta do então presidente da Federação Cearense de Tiro ao Alvo, Cel. Airton Façanha e sob o manto da então Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo- CBTA, ela seguiu sendo realizada de forma ininterrupta até o ano de 2020, quando a Pandemia de COVID 2019 parou o mundo e sua sequência por dois anos seguidos. Em nossos registros, data de 1974, a 1º participação de maranhenses em Torneios do NNE, quando uma equipe da velha guarda do tiro esportivo do Maranhão (Ivan Loureiro, Murilo Sarney, Abílio Lima e Salésio Santiago), competiu na cidade de Fortaleza, no Clube de Caça e Pesca, na beira mar da Praia do Futuro.

Em 2022, a FMTE com apoio da CBTE e do 24º BIS, devolveu ao calendário nacional a tão tradicional competição. E foi com muita dificuldade, sob os efeitos da pandemia e suas restrições, medos e consequências, e ainda enfrentando estandes que estavam fechados, preços de passagens literalmente nas alturas, regulamento “afrouxado” da CBTE (participação em regionais deixou de ser obrigatória devido à pandemia), entre outros obstáculos, e mesmo assim, com muito trabalho e determinação, levou-se adiante o Torneio.

A despeito de todos os obstáculos, o 50º Torneio NNE foi um sucesso. Foram cinco dias de competição, com mais de 1500 inscrições, mais de 150 atletas, 14 estados participantes (AM-PA-MA-PI-CE-PB-BA-AL-DF-MT-RJ-MG-PR-SC), diretoria da CBTE presente (Presidente Jodson Edington -Diretor de Car/Pst James Lowry – Diretor de Provas Nacionais Walter Almeida), grande parte da equipe brasileira de tiro e demais outros grandes atletas brasileiros também presentes, enfim, parte representativa e importante do Tiro Esportivo brasileiro.

No evento tivemos Cerimônia de Abertura, Congresso Técnico, Formatura Militar, Jantar de Premiação e Confraternização, além de um workshop sobre a modalidade de WRABF. Foi uma competição completa.

O 24º BIS deu a honra aos atiradores brasileiros de proporcionar uma belíssima formatura militar com desfile de tropa e canções militares, realizado no pátio central do quartel. Tudo registrado em fotos e vídeos.

A Cerimônia de Abertura foi também muito bonita, realizada no centro do pátio dos 25m do complexo de tiro, com direito a juramento do atleta (Marcelo Alves Duarte), juramento dos árbitros (Clauber Cardoso Franco Muniz), fala do Comandante do 24° BIS, fala do Presidente da FMTE, fala do atleta veterano Ari Badarane, do Amazonas (participante e presente em foto do NNE de 1983 realizada em Fortaleza, no Clube de Caça e Pesca na Praia do Futuro), homenagem aos companheiros de esporte falecidos em 2021 (Paulo Luiz dos Santos, Eduardo Fernandes Ferreira, Francisco Guilherme de Farias, Dennis Jenkings), banda de música do 24º BIS, hasteamento das bandeiras da FMTE (Wissam Maalouf), Maranhão (Jeremias Belarmino) e Brasil (Felipe Wu) ao som do hino nacional. Após o fim da cerimônia houve a reunião de todos para se tirar uma grande foto, a exemplo da tirada 40 anos antes.

O Congresso Técnico, realizado em salão de eventos do Rio Poty Hotel, no dia 16 de junho, na quinta-feira à noite, também reuniu uma grande quantidade de atletas, lotando o auditório destinado a esse fim. Assuntos pertinentes a competições e outros de interesse coletivo foram abordados e discutidos.

O workshop da modalidade de WRABF, também no Rio Poty Hotel, na sexta-feira dia 17, promovido e oferecido pela direção do evento, de forma gratuita a todos os participantes, com o intuito de desenvolver esta modalidade, e foi conduzido e ministrado pelo atleta, árbitro e entusiasta, Gilles Renner, que preparou uma belíssima apresentação e a ministrou aos presentes.

Sobre o Jantar de Premiação e Confraternização, foi realizado no restaurante principal do Rio Poty Hotel, na noite do sábado dia 18, e contou com quase 200 pessoas. Foi uma bela festa, tendo os salões recebido uma bonita decoração junina, e que premiou com medalhas os participantes das competições finalizadas até este dia. Os presidentes da FMTE e da CBTE falaram aos presentes, tendo o presidente da CBTE, o Sr. Jodson Edington, entregue ao presidente da FMTE, uma linda placa comemorativa alusiva ao jubileu de 50 anos do NNE, que representava o selo oficial do evento. O presidente da FMTE também recebeu de alguns atiradores, encabeçados pelo amigo e esportista João Nogueira, um bonito quadro contendo uma réplica de fuzil.

A cerimônia de premiação foi iniciada pelas 20h30, se encerrando pelas 22h, quando foi servido o jantar. Muitas premiações foram distribuídas, muitas fotos tiradas individualmente e em equipes, muita alegria, enfim, mais que uma premiação, mais que um jantar, uma verdadeira confraternização entre amigos de esporte. O evento foi um sucesso.

Após 5 dias de competição, o resultado final por disputa por equipes revelou o Maranhão como o grande Campeão do 50º Torneio NNE, sendo seguido pela equipe do Ceará e tendo a equipe alagoana como terceiro lugar. Vale dar destaque às grandes delegações do Amazonas e do Mato Grosso, que vieram em grande número, todos uniformizados, organizados e preparados para fazerem seu melhor.

O Maranhão foi Campeão do Torneio NNE em outras ocasiões: 2010 no 40º Torneio NNE, 2007 no 38º Torneio NNE, 2003 no 36º Torneio NNE, 2001 no 34º Torneio NNE.

Em termo de competição a FMTE agradece a todos os seus clubes que apoiaram o evento, enviando atletas e dando suporte ao maior evento de tiro esportivo do Maranhão e possivelmente o segundo maior do Brasil, perdendo apenas à Final do Brasileiro.

Estiveram presentes no 50º Torneio NNE, a quase totalidade dos presidentes dos clubes que compõe a FMTE, os presidentes dos Clubes CAPETIM, José Ribamar de Melo Bonfim, Clube de Tiro KOBRA, Luiz Marcelo Silva, Clube de Tiro GUERRA, Irenne Apinagés, Clube de Tiro BARBOSA, Rayron Barbosa, Clube BALSENSE de Tiro Desportivo, Emir Wendler, CLAM, Nagib Jorge Feres, Clube IMPERATRIZENSE 7,62, Rogério Cardoso Macedo.

Os Clubes CLAM, CAPETIM e 7,62 foram os que mais cederam atletas para compor a equipe maranhense, com destaque ao Clube 7,62 que mesmo sendo de Imperatriz trouxe grande número de atletas, de forma organizada e determinada, sob a liderança de seu presidente Rogério Macedo, contribuindo de forma importante para o sucesso do selecionado do Maranhão.

Os maranhenses foram brilhantes, tanto individualmente como por equipes. Por equipes o Maranhão formou equipes em 35 de 39 modalidades possíveis, faltando apenas completar equipe de Carabina de Ar Olímpica Feminino e Pistola 25m Masculino. As outras duas modalidades que não foram montadas equipes foram de Fuzil F-Class, por São Luís não oferecer estande de 300m.

Veja resumos das equipes e seus componentes e pontuações clicando em Arquivos Equipes do NNE em Downloads no lado direito desta página.

As equipes de CMA do Maranhão foram simplesmente fantásicas. Marcelo Duarte, Júlio Ferreira, Juliane Ferreira, Emir Wendler acompanhados pelos novos integrantes deste seleto clube, Ícaro Pires e Iago Henrique. Foram campeões em cinco das seis modalidades de CMA, ficando como vice apenas na CMA 10m. Marcelo Alves Duarte, foi o destaque masculino nas provas nacionais, em especial as Carabinas Mira Aberta 25m Sporter e Custom, onde igualou e bateu Recordes Brasileiros.

Ruan Boaid também foi destaque. Compôs 4 das 5 equipes de duelo 20”. Fez bons resultados contribuindo para as grandes vitórias das equipes de Duelo 20”. As equipes de Duelo tiveram como integrantes também, Paulo Guimarães (integrou 3 equipes), Edgar Ferreira, Edilano Cardoso, Jeangleston Martins, Diego Mamede e Laedson de Paula (ele é de Imperatriz e é uma nova força na equipe de duelo do Maranhão). Eles deram ao Maranhão, pela 5ª Etapa, três segundos lugares e dois terceiros lugares por equipe. Pelo Norte Nordeste essa equipe poderosa deu ao Maranhão cinco primeiros lugares. Um show.

A equipe feminina de Carabina Deitado e Carabina 3 Posições, composta por Deyseanne Ataíde, por Leyla Paiva e Leila Spindola, que estreou em competições nacionais, e que foi montada e treinada pelo nosso Diretor de Armas Longas, José Augusto Carvalho, ajudado pelo seu escudeiro Fernando Confortim, também fez bonito e ajudou a FMTE a ganhar mais 20 pontos por Equipes para a conquista do NNE.

A equipe masculina de Armas Longas Olímpicas, foi composta por Eduardo Sampaio, Matheus Antunes, Victor Campos, Marcelo Duarte e Anthony Guimarães, venceu todos os três embates que enfrentou, dando 30 pontos para o Maranhão no NNE. Na Carabina de Ar, Marcelo Duarte alcançou o índice América com o resultado de 613 pontos.

Já as equipes de provas Olímpicas e ISSF também fizeram bonito. Tanto as masculinas como as femininas. As nossas meninas venceram as suas duas provas que participaram, Camila Maalouf, Nathália Pinho, Andreia Almeida e Regina Gomes foram as nossas campeãs por equipes. Já nas cinco provas masculinas, (Pistola de Ar-Pistola 50m-Pistola Tiro Rápido-Pistola Standard-Pistola Fogo Central) nossos rapazes ganharam o 1º lugar em quatro delas, ficando como vice-campeões apenas na prova de Fogo Central, quando a equipe do Ceará foi melhor.

José Raimundo dos Santos Junior com quatro participações e Rafael Poloniato com três participações foram a espinha dorsal das equipes de armas curtas. Fizeram parte também, Diego Mamede, Rogério Macedo, Laedson Paula, Nagib Feres, Paulo Guimarães e Edilano Cardoso.

Indo agora para outra turma da FMTE, a tribo dos praticantes do WRABF, que formaram 8 equipes das 8 provas possíveis. E o grande destaque foi o atleta Hélder Borges, que compôs sete das oito equipes possíveis. Tanto no Fogo Circular como no Ar Comprimido, ele lutou e fez bonito, mostrando seu desenvolvimento e crescimento. Outro destaque foi o atleta Gilles Renner, que compôs quatro equipes e fez bons resultados. Atleta altamente técnico, orientando bastante o restante da equipe maranhense.

José Augusto Carvalho também compôs três equipes, se mostrando um atleta bem versátil, pois participou também de provas de CMP, NRA, e Carabina Deitado. Pablo Eduardo, Rafael Confortim, juntamente com Thiago Reis e Guilherme Reis (filho de Thiago e, apenas com 15 anos já fez bonito com grandes resultados compondo três importantes equipes do WRABF), compuseram o restante das equipes de WRABF da FMTE.

Já nas demais provas de Rifle Internacional, como CMP Sporter e NRA Sporting, o Maranhão fez bonito e venceu as quatro modalidades que participou. No CMP Sporter, Pablo Eduardo, Rui Duarte, Rafael Confortim e José Augusto Carvalho foram os integrantes das equipes campeãs. Já no NRA, as equipes foram mais heterogêneas e também fizeram boa performance. Rogério Macedo, Ícaro Pires, Raimundo Pereira, José Augusto Carvalho, Ruan Boaid e Wesley Cirqueira, foram nossos representantes.

Como vimos, o Maranhão fez bonito no 50° Torneio NNE, tanto na parte de competição como na de organização. Mas isso foi fruto de muito esforço e trabalho de muita gente envolvida e comprometida. Atletas, diretoria, dirigentes de nossos clubes, enfim, os diversos entusiastas da FMTE, se juntaram e conseguiram oferecer a toda comunidade do tiro esportivo do Maranhão e do Brasil, uma competição organizada e bonita, digna de um cinquentenário.

Foi um evento seguro e bem estruturado, com suporte de ambulância, motociclistas do SAMU com primeiros socorros, food truck, restaurante self-service, transporte de ônibus hotel/estende/hotel.

Contou com um armeiro presente os cinco dias do evento, pronto para ajudar a solucionar quebras ou panes ou fazer limpeza das armas. Tivemos o suporte de uma secretaria eficiente, que gerenciou as inscrições e atendeu os interessados em levar lembranças da competição, como camisas do evento, camisa de equipe da FMTE, adesivos, mini-banners, bonés (Lujinha do Habib) etc.

Presença de loja com produtos voltados ao público do esporte do tiro. Enfim, se procurou estruturar o evento com todo o conforto e funcionalidades necessárias aos atletas.

É necessário se fazer o reconhecimento e o agradecimento a pessoas e empresas que diretamente colaboraram para o sucesso deste grande evento.

Agradecemos à empresa Refrigeração Exclusiva de propriedade do associado da FMTE, Wagner Ripardo, responsável pelos ambientes refrigerados no estande, à empresa Gelo Extra e Ponto Dágua, de nossos associados Ruan Boaid e Antônio Tertuliano, que ajudaram a refrescar o Staff do evento, agradecer à Loja de Armas e Munições, Arsenal, na pessoa de seu proprietário, Nagib Jorge Feres, pelo apoio a esta competição e por se fazer presente para expor produtos de interesse dos atletas do Tiro, à empresa de Consultaria de Armas e Processos de propriedade do despachante e IAT Diego Mamede, que além de oferecer consultoria sobre processos envolvendo armas, patrocinou o armeiro da FMTE, Lindomar Freire, para servir a todos os presentes com assistência e limpeza de armas, à Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, SEMDEL, na pessoa de seu secretário Ricardo Luiz Serra Diniz e de seu adjunto, Arnaldo Murad, à Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa de seu secretário, Joel Nicolau Nogueira Nunes Júnior, ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, na pessoa de seu Comandante Célio Roberto Pinto de Araújo, à Polícia Militar do Estado do Maranhão, nas pessoas de seu seu sub comandate, Cel Aritanã Lisboa do Rosário e do Major Onildo.

Agradecemos, ainda, à CBTE, na pessoa de seu Presidente Jodson Edington, pelo total apoio a esta competição.

Depois de agradecer às empresas, agradeceremos aos nomes das pessoas que se dedicaram para ajudar que este evento ocorresse. Agradecemos ao associado Rafael Poloniato, que emprestou o nome de sua empresa, ajudou na aquisição, busca e transporte de materiais; agradecemos ainda ao associado João Nogueira, que supervisionou os trabalhos de reforma dos estandes, apoiado por Fernando Confortim, Eudyno Castro e Antônio Baima.

Agradecemos a Washington Duílo e Irineu Lima, que estiveram por muitos dias incansavelmente ligados à reforma e conserto de instalações e equipamentos do 24º BIS, agradecemos à Diretoria da FMTE que nas pessoas dos senhores Sérgio Paulo Guimarães, José Augusto Carvalho e Clauber Muniz, apoiaram com trabalho e tempo empregados em favor do evento.

Agradecer à maravilhosa equipe de arbitragem da CBTE que se fez presente no Torneio. Foram ao todo 17 árbitros atuando, Wendell Benício, Alexsandro Alves, Luiz Sérgio Sales, Raimunda Necy Parente, Marcílio Eduardo da Silva, Gilles Renner, Clauber Cardoso Muniz, Washington Duílo, Irineu Lima, Francisco Fábio Ribeiro, Johnson Willis, Luís Cláudio Soares como árbitros convocados, e Angelamaria Lachtermacher, Célia Leite Carvalho, Glaucy Maia Pinheiro, como árbitras voluntárias, e Bruno do Rêgo Garcia e Adilson Vitorino de Souza como árbitros estagiários.

Agradecimento especial ao 24º BIS, que na pessoa de seu Comandante, o Cel. Sérgio Rendeiro, que além da cessão dos estandes, deu apoio fundamental para a realização do Torneio, cedendo sua equipe representados nas pessoas de Major Stênio, Cap Marcus Vinicius, Cap Conrado, e demais tenentes, sargentos, cabos e soldados para a realização deste importante Torneio do calendário brasileiro. Muito Obrigado, Comandante. Obrigado por disponibilizar o Complexo de Tiro Ivan Loureiro, um dos melhores, mais bonitos e mais completos em unidades militares do Brasil.

E antes de finalizarmos, vale registrar a grande festa com churrasco e chopp que ocorreu na sede social da FMTE, no bairro do Araçagy, quando foi confirmada a grande vitória do Torneio, onde o Maranhão e a FMTE se sagraram campeões do 50° Torneio NNE. Vários atletas saíndo dos estandes do 24º BIS no fim da tarde de domingo, correram para lá e a festa rendeu até a primeira hora do dia seguinte, além disso tivemos a honrada presença do presidente da CBTE na nossa grande festa.

Tivemos direito até a faixa de campeão. Atletas de outros estados se fizeram presentes incluíndo até parte da arbitragem. Tudo registrado em fotos e no coração. Uma linda festa, com direito a banda de música com o cantor e astro Stênio Colaço, de Imperatriz, que ofereceu um show muito bonito a todos.

E para encerrar, esperamos que este evento tenha cumprido suas finalidades, como dar visibilidade ao nosso esporte, proporcionar uma competição de alto nível aos nossos atletas, e promover o congraçamento entre os participantes, para podermos juntos fazer aqui a Confraternização Através do Tiro.

Um muito obrigado a todos.

Wissam Maalouf
Presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo
{ Matéria Imirante 1 }
{ Matéria Imirante 2 }
fonte: FMTE

Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B
Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441
(98) 98118-1188 whatsapp