logo federação
44 ANOS
logo federação
Principal Estatuto Disciplinar Rel. Anual Diretoria História Contato Localização
Notícias Fotos Vídeos Mídias Colunas Biblioteca
Enquetes Eventos Galeria de Honra Fundo do Baú Publicações
Atletas Clubes Regulamentos Calendário Resultados Campeonato Recordes Validador
NOTíCIAS
voltar ao menu
RELATÓRIO E ESTATÍSTICAS DO II TORNEIO DO CERRADO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO
28/08/2009
II Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo

RELATÓRIO E ESTATÍSTICAS

A alegria e o sucesso marcam esta competição. Como sempre um grande Torneio. E ficando maior a cada ano que passa.

Realizado de 21 a 23 de agosto de 2009, o II Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo, reuniu a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap e o V Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE, compreendendo as provas de Trap Top 100 e 200 pratos, Carabina Mira Aberta de Ar, Carabina Mira Aberta 50m, calibre menor e calibre maior, Carabina Mira Aberta 25m, Field Target, com luneta e mira aberta, Silhuetas Metálicas de Ar/.22/.22 Luneta/.38, Pistola de Ar e Carabina Mira Aberta de Ar Especial.

Neste ano as novidades foram as provas de Carabina Mira Aberta de Ar, Field Target e Pistola de Ar. A realização da prova de Pistola de Ar, apesar de ainda o estande não estar nos padrões foi emblemática, devido ser esta a primeira vez que uma prova olímpica é realizada em Balsas. Reflete a evolução do clube e do tiro do Maranhão.

Um grande Torneio nos números e nas estatísticas. Com 59 atiradores, 203 inscrições, 7230 tiros disparados, seis recordes maranhenses batidos ( Rose Teixeira, Márcia Rosseto e Rudyere Fucina) contou com atiradores de diversas cidades do Maranhão como São Luís, Imperatriz, Açailândia, Paraibano e Balsas, além de atiradores de outros estados como Tocantins (Max Athaydes), Ceará (Lauro Fernandes e Edgar Pinheiro) e do Rio Grande do Norte (com o estreante Ivan Max).

Seu caráter regional está cada vez mais se firmando.

Em seu segundo ano de seu primeiro mandato o presidente do CBTD, Valmor Sacoman, conseguiu conquistar de vez a credibilidade de seus filiados. Apesar de não repetir o grande esforço em obras que fez no ano passado, conseguiu mobilizar grande parte dos sócios, trazendo para o clube contribuições e principalmente a participação da maior parte dos filiados durante as competições do Torneio. Quem tiver dúvidas é só se lembrar da grande quantidade de atiradores e suas famílias durante os dias do Torneio. As fotos que em breve estarão neste site também mostrarão. Nunca o CBTD recebeu tanta gente. Esta credibilidade e dinamismo já o credenciaram automaticamente a concorrer para um segundo mandato.

Na abertura do Torneio, que foi realizada no sábado de manhã, muitos atiradores estavam presentes. O presidente da FMTE, Wissam Maalouf e o presidente do CBTD, Valmor Sacoman proferiram algumas palavras.

O presidente da FMTE disse que a partir do mês de setembro, começariam a ser realizados nas cidades de Balsas e Imperatriz provas com seus resultados e rankings valendo pelo Campeonato Maranhense de 2009. Seriam provas pequenas e que se dariam uma vez por mês, permitindo que os atiradores destes clubes pudessem participar do Ranking Maranhense em condições de igualdade com os atiradores de São Luís, que tem muito mais provas oferecidas. Isso se daria devido à realização de um Curso de Arbitragem* ministrado em Balsas, durante o Torneio e que habilitará e credenciará um árbitro para cada cidade e que permitirá a realização destas provas.

O Presidente da FMTE também destacou a importância da participação ativa de todos os diretores e sócios dos clubes na condução do dia a dia e na realização de grandes eventos.

Por último falou sobre as realizações, a dedicação, o interesse e o desenvolvimento do CBTD através das mãos de Valmor Sacoman e da sua grande contribuição ao esporte do Tiro no Maranhão. Para marcar todo este esforço, foi entregue pelas mãos do Diretor de Tiro ao Prato da FMTE, José Augusto dos Reis, amigo de longas datas de Valmor, um Troféu homenageando e simbolizando todo o esforço depreendido pelo presidente do CBTD.

Valmor Sacoman é o mais antigo atirador de Balsas filiado à Federação Maranhense, logo seguido de Selmo Marmett e este seguido de Israel Carvalho.

Valmor por sua vez também falou, agradeceu o esforço e ajuda de todos e disse que não conseguiu realizar tudo que tinha planejado tendo vontade de ficar mais um mandato para que isso acontecesse. Foi aplaudido, e imediatamente apoiado para que exercesse mais um mandato. Depois deu início à abertura do Torneio.

Vale também ressaltar a presença de quatro árbitros da FMTE que vieram de São Luís para auxiliar na condução das competições. Irineu Lima (o mais experiente), José Olavo, Edenilson Furtado ( recém formados no Segundo Curso de formação de Árbitros da FMTE em dezembro de 2008) e Clauber Muniz, que fez seu curso em Balsas.

Como não poderia deixar de ser O Lojinha do Habib abriu de novo, e como sempre com muitas novidades e “brecinho bom”. Agradecemos às habibetes pela sua ajuda.

Agradecemos também ao CBTD que ofereceu um banquete aos participantes do Torneio na noite do sábado, assim como ao atirador Arlindo Pandolfo que ofereceu um jantar na sua casa na noite de sexta-feira.

Agradecemos também ao Hotel Imperial, na figura de Israel Carvalho, que patrocinou a hospedagem dos árbitros durante a realização do torneio.

Parabéns e obrigado a todos. A quem organizou, a quem apoiou, a quem atirou, a quem veio de longe e a quem arbitrou.

Foi mais uma festa da “Confraternização através do Tiro”, mote sempre utilizado e praticado no Tiro do Maranhão, seja em São Luís, Imperatriz ou Balsas.

Até o nosso próximo grande encontro, no mês de setembro, na cidade de Imperatriz, para o Torneio da Amazônia, que também receberá a 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap.


Acompanhe agora algumas estatísticas geradas pelo II Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense:

NÚMERO DE INSCRIÇÕES + NÚMERO DE DISPAROS
Carabina Mira Aberta 25m - 37 inscrições = 1110 tiros
Carabina Mira Aberta 50m Calibre Maior - 16 inscrições = 320 tiros
Carabina Mira Aberta 50m Calibre Menor - 9 inscrições = 180 tiros
Carabina Mira Aberta de Ar - 13 inscrições = 390 tiros
Carabina Mira Aberta de Ar Especial - 21 inscrições = 315 tiros
Silhuetas Metálicas .22 - 25 inscrições = 500 tiros
Silhuetas Metálicas .22 luneta - 19 inscrições = 380 tiros
Silhuetas Metálicas .38 - 13 inscrições = 260 tiros
Field Target – mira aberta - 9 inscrições = 135 tiros
Field Target – com luneta - 4 inscrições = 60 tiros
Trap Americano Top 100 - 21 inscrições = 2100 tiros
Trap Americano Top 200 - 13 inscrições = + 1300 tiros
Pistola de Ar – 3 inscrições = 180 tiros

Total de Inscrições = 203 inscrições = 7230 tiros mínimos

INSCRIÇÕES POR CATEGORIA
Senior - 105
Dama - 41
Junior - 38
Master – 16
Única - 3
Total = 203 inscrições


RECORDES MARANHENSES BATIDOS NA COMPETIÇÃO


Rudyere Fucina - 78 pratos - Top 100 - Júnior
Márcia Rosseto - 151 pontos - Carabina Mira Aberta 50 metros - Calibre Maior – Dama
Márcia Rosseto - 13 silhuetas - Silhuetas Metálicas .38 – Dama
Márcia Rosseto - 8 silhuetas - Silhuetas Metálicas .22 Luneta – Dama
Rose Teixeira - 8 silhuetas - Silhuetas Metálicas .22 Luneta – Dama
Rose Teixeira – 289 pontos – Carabina Mira Aberta de Ar - Dama

RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO II TORNEIO DE TIRO ESPORTIVO DO CERRADO MARANHENSE

CATEGORIA SÊNIOR = 35 ATIRADORES
Adelar Sandri
Anderson Gomes Pereira
Anderson Batista
Alceu Sandri
Arlei Sandri
Alceu Ruiz
Arlindo Pandolfo
Afran Mendes
Claudio L Sousa
Diogenes Epifânio Rosa
Eugênio Sandri
Eduardo Figueiredo
Edgar Pinheiro
Gilmar Blatt
Gustavo Silva
Guilherme Geus
Henrique Esser
Israel S Carvalho
Ivan Fogaça Netto
Ivan Max
Jackson Diego
João Pes
José Manzotti
Lauro Carvalho
Luiz Fernando Fogaça Netto
Marcos Bagatin
Oneide Luis Braum Fucina
Rafael Bonfim
Renner Silva Gomes
Santos Junior
Selmo Marmett
Thiago Nelson dos Reis
Valmor Sacoman Crepaldi
Valdir Tozi
Wissam Maalouf

CATEGORIA DAMA = 09 ATIRADORAS
Allana Queiroz
Deusirene da Silva
Elisa Crepaldi
Inês Cabral
Mary Pandolfo
Márcia Sandri
Marcia Rosseto
Naira Sandri
Rose Teixeira

CATEGORIA MASTER = 04 ATIRADORES
Adilson Neto
Francisco Farias
José Augusto dos Reis
Max Athaydes

CATEGORIA JÚNIOR = 11 ATIRADORES
Anselmo Sandri
Arthur Sandri
Ciro Rosseto
Fabiano Magalhães
Guilherme Sandri
Gabriel Blatt
Gilmar Blatt Junior
João Gabriel
Pedro Lacerda
Pablo Fucina
Rudyere Darlan Nunes Fucina

TOTAL DE ATIRADORES = 59 PARTICIPANTES




fonte: FMTE
Instrutores Credenciados Wir Equipamentos Gregory Armeiro Camping & Cia Paula Carvalho - Avaliação Psicológica Blog Tiro Olímpico Blog Primeiros Tiros
Estatuto  |  Disciplinar  |  Rel. Anual  |  Diretoria  |  História  |  Contato  |  Localização  |  Notícias  |  Fotos  |  Vídeos  |  Mídias  |  Colunas  |  Validador
Biblioteca  |  Enquetes  |  Eventos  |  Fundo do Baú  |  Publicações  |  Atletas  |  Clubes  |  Regulamentos  |  Calendário  |  Resultados  |  Campeonato  |  Recordes

Av. Colares Moreira, 444 sala 646 B
Jardim Renascença - São Luís - MA - 65075-441
(98) 98118-1188 whatsapp