Finalmente....Um sonho realizado...A FMTE tem sede própria.
Após sua fundação, em 01 de junho de 1975, a então Federação de Tiro ao Alvo do Maranhão-FTAM (Fundada por Abílio Lima e Alberto Tavares, entre outros), teve inúmeros endereços que serviram como sede. Essa situação perdurou por 50 anos, até que no dia 8 de fevereiro de 2025, a já Federação Maranhense de Tiro Esportivo-FMTE, conseguiu enfim, adquirir sua sede própria.
Essa determinação de dar à FMTE sua sede própria foi motivada pela aproximação do jubileu dos 50 anos de sua criação. O presente da FMTE do aniversário dos seus 50 anos seria adquirir e ter sua sede própria e deixar mais um legado para as próximas gerações de maranhenses apaixonados pelo esporte do Tiro.
Outra grande motivação foi a necessidade de se ter um espaço próprio, onde pudéssemos guardar nosso material, nossos troféus, nossos documentos, nossos registros, fazer reuniões, assembleias, enfim, ter um lugar para trabalhar. Sem se incomodar nem incomodar os outros.
E nesse processo vamos citar alguns destes endereços conhecidos que tivemos em apenas 25 anos dos 50 de sua existência. Os outros 25 anos não sei de nada, mas com certeza tiveram destino semelhante.
Ao me tornar Presidente da FMTE no ano de 2000, a sede se situava nas dependências da empresa de metalurgia (TIN) de propriedade de meu antecessor, Leônidas Silva, e que ficava no Outeiro da Cruz, atrás da Coca-Cola, em São Luís.
Ao assumir a presidência da FMTE, levei a sede para a Rua das Hortas, nº 114, minha residência até o ano de 2010. Ainda em 2010 a sede mudou para uma sala na área de cessionários do 24º BIS, e ficou lá por 18 meses, e era uma sede bem montada, bonita, que funcionou com uma funcionária atendendo a todos e que serviu bastante aos seus associados.
Mas uma mudança de comando do batalhão também selou o destino deste endereço. Não era mais permitido ficar lá. E aí, a FMTE se mudou para uma sala na Lagoa da Jansen, mais precisamente na arena de Beach Soccer, a cargo da SEDEL, onde ficou por uns meses, até ter seus pertences retirados sem permissão para se dar espaço para fazer um evento de vôlei. Nesse processo alguns materiais da FMTE se perderam.
E neste mesmo lugar, alguns meses antes, uma inundação causada por fortes chuvas na área da Lagoa também nos afetou, fazendo perder mais materiais.
De lá foi para o ginásio Costa Rodrigues, em uma sala destinada pela SEDEL, mas ficou pouco menos de um ano, quando a troca de governo do estado nos obrigou a mudar novamente.
Consegui com um amigo (o mesmo que anos depois nos vendeu nossa atual sala) que me emprestasse um depósito seu localizado na Avenida dos Holandeses, perto da AABB, onde o grosso de nosso material foi acondicionado. Caixas e mais caixas nossas se misturavam a materiais de construção. E lá ficaram depositados por muitos anos. Eram troféus, prestações de conta, notas fiscais da CBC, tudo misturado a canos, conexões, ferragens etc...
E ao mesmo tempo, se utilizaria mais um local, cedido por minha esposa, e era um quartinho da sala do consultório psicológico dela, situado no Edifício Monumental. Este local acondicionou apenas uma pequena parte de nossas coisas.
Essa situação perdurou até a pandemia quando o consultório foi fechado. Mais uma vez a sede e parte de seus materiais, mudavam de lugar. (grande parte ainda continuava no depósito perto da AABB)
O lugar escolhido desta vez, foi a casa de meu pai, um apartamento situado no Renascença, para guardar equipamentos operacionais do dia a dia da Federação, além de uma coleção de livros históricos (doados pelo Cel. Ferreira). E assim foi até a mudança definitiva.
Mas vale ressaltar que ao mesmo tempo o endereço oficial da Federação, para efeitos de prefeitura, exército, CNPJ e demais documentações também ficou registrado no mesmo endereço do Clube de Atiradores do Maranhão-CLAM, na Rua Afonso Pena, cujo presidente, Nagib Feres, gentilmente ofereceu suas dependências para nossa instalação.
Bem, já perdi as contas por quantos lugares a FMTE passou, mas o que mais importa é que em meados de 2024, com a aproximação do Jubileu dos 50 anos, uma luz veio em mente.
Tomando um café no Shopping Tropical com um amigo (o mesmo que nos vendeu sua sala e que a parcelou em duas prestações anuais sem juros), ao dizer-lhe de nossa necessidade de ter espaço próprio para a FMTE, ele fez a oferta de sua sala. Na hora não me atinei a essa oferta.
Mas passadas algumas semanas uma ideia fixa me acometeu e voltei a procurá-lo para ver a sala e iniciar as negociações. Foram meses de negociação até se chegar a uma situação que pudéssemos pagar. Ele baixou o preço e dividiu o pagamento em duas parcelas, atendendo a um pedido meu, que foi embasado na nossa limitação financeira, altamente dependente do pagamento de nossa principal receita: as nossas anuidades.
Além do mais, a sala tinha uma localização privilegiadíssima, bem na área nobre do Renascença, em frente ao Tropical Shopping Center, que nos forneceria acesso e estacionamento fácil e grande. Bastava atravessar a Avenida Colares Moreira que estaríamos lá. Um endereço condizente com nosso público e tradição. Desconheço federação esportiva no Maranhão que tenha sede própria. Se tiver, são bem poucas.
E assim se deu. A sala foi comprada (com garagem própria), mas a sua segunda parcela só será paga em fins de fevereiro deste ano (2025).
Um trabalho intenso e enérgico de reforma, mobília, gesso, instalação de ar condicionado, pintura etc... se deu nos meses de dezembro e janeiro. Sem falar da mudança. Outro trabalho aguarda o momento da quitação da sala, que é o processo de transferência da propriedade, transferência do condomínio, CEMAR etc...
Ahh a mudança. Que mudança. Reunir os materiais da FMTE espalhados por vários locais, carregar (tudo era muito pesado) e levar à sala, abrir inúmeras caixas, limpar, restaurar (quantas memórias foram revividas neste abrir) e organizar duas décadas de atividades não foi fácil. Mas foi muito prazeroso. Afinal, era um sonho que estava se realizando.
Enfim, um capítulo se encerrava. E um novo capítulo da história da FMTE se abria.
Esse capítulo se iniciou oficialmente com a Assembleia Geral Extraordinária, marcada para o dia 8 de fevereiro, onde mais de 20 representantes de clubes associados de todo o estado do Maranhão e diretores da FMTE se fizeram presentes para este dia histórico.
A Assembleia foi o marco da inauguração. Dia 8 de fevereiro de 2025.
A FMTE abrirá suas portas para todos os seus associados para conhecerem e frequentar, onde terão oportunidade de ver as dezenas de troféus expostos, carregando décadas de história e conquistas, verem fotos antigas, reportagens jornalísticas, ter acesso à biblioteca da FMTE (estamos abertos a doações, gostaríamos de ser o repositório de livros ou artigos antigos ou novos sobre o Tiro do Maranhão).
A sede do Renascença (em frente ao Tropical Shopping Center) é apenas administrativa, sem depósito de nenhum tipo de Produto Controlado do Exército (PCE), e será doravante a casa do atirador esportivo maranhense. São todos bem vindos. Se orgulhem desta conquista que é de todos nós.
Nada melhor que uma Sede Própria como presente de seus 50 anos.
Um sonho realizado. Parabéns FMTE.
Wissam Maalouf
Presidente da FMTE
fonte: FMTE