E começou o Campeonato Maranhense 2019.
As primeiras competições desta temporada deram início no CLAM, no dia 9 de fevereiro, com uma Etapa do Maranhense de Duelo Light,
sendo seguida na semana seguinte, dos dias 15 a 17, da 1º Etapa do Campeonato Maranhense On-line de Carabina, Pistola e Rifle,
que aconteceu simultaneamente à 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro On-line de Carabina, Pistola e Rifle.
O Campeonato Maranhense On-Line é a grande novidade para esta temporada de 2019. Ele é realizado simultaneamente em clubes que compõe a FMTE, nas cidades de São Luís, Balsas, Imperatriz e eventualmente em alguns clubes não federados, fora do Maranhão, mas que promovem provas On-line da CBTE, Brasil afora, em que participem atiradores maranhenses devidamente regularizados.
Ele funciona de forma similar ao On-Line da CBTE e pretende reunir todos os resultados dos atiradores federados maranhenses que participarem na data das Etapas do Campeonato Maranhense On-line de Carabina, Pistola e Rifle e que ocorrerão unicamente nas datas correspondentes das respectivas Etapas dos Campeonatos Brasileiros On-Line de Carabina, Pistola e Rifle.
Todos os resultados, de todos os clubes participantes, inclusive as repetições de provas feitas pelos atiradores, são lançados em uma única página de resultados, chamada de Campeonato Maranhense On-Line, permitindo assim , um resultado geral dos participantes do Maranhão, onde os clubes mostram sua força, os atletas podem comparar seus resultados dentro do Estado, estimulando uma competição saudável e virtuosa.
Antes, os resultados eram compartimentalizados, clube a clube, sem dar noção nem comparação com os resultados dos companheiros de outros clubes de nosso estado. Não há mais lançamentos em páginas de resultados chamadas Etapas do Brasileiro, sendo todos os resultados, tanto para os que atiram também pela CBTE como os que só atiram pela FMTE, lançados na página chamada de Etapa do Campeonato Maranhense On-line, seja tiro de Carabina e Pistola, seja de Trap.
E neste formato, a 1ª Etapa do Campeonato Maranhense On-Line, já começou com 322 inscrições em todo Maranhão, assim como de atiradores que atiram pelo Maranhão, mas que estão em outros Estados. Um número fantástico e que consagra o sucesso desta nova fórmula de realização do Campeonato Maranhense.
Muitas estatísticas podem ser retiradas destes resultados neste formato. Pela primeira vez, atiradores do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz-CCPETI, aparecem formando equipes. Pois pelo sistema da FMTE, os três melhores atiradores de cada clube, juntam suas pontuações, se classificando e se habilitando a comparar estas pontuações com os colegas de outros clubes.
O Clube Balsense de Tiro Desportivo-CBTD, de Balsas, agora pelo novo formato, que concentra todos os resultados em uma única página, conseguem formar mais equipes mostrando toda seu potencial.
Os atiradores do CLAM continuam fazendo o maior número de participações e também o maior número de primeiros lugares no campeonato de equipes. Mas pela primeira vez, recebendo concorrência dos outros clubes maranhenses.
Neste formato podemos fazer muitas inferências e análises estatísticas, como por exemplo a quantidade de inscrições ou os resultados por equipes dos clubes.
Em nível nacional, através dos resultados das participações dos atiradores maranhenses na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola, pudemos constatar bons resultados e boas colocações no certame nacional. Basta abrir as páginas de resultados da CBTE e ver as inúmeras posições e resultados dos atiradores maranhenses.
Tivemos uma grande participação de nossos atiradores nesta Etapa do Brasileiro. Um bom exemplo é o 6º lugar nacional na prova de Duelo 20 Segundos - Revólver Calibre Menor - Sênior - Classe A, onde o atirador Ruan Boaid, com excepcionais 195 pontos, nos fez encher de orgulho. Ou o resultado do 2º lugar nesta mesma prova, mas na Classe B, de Diego Mamede, que com 185 pontos, contribuiu para que a Equipe Maranhense ficasse em 5º lugar no Brasil.
Na prova de Duelo 20 Segundos - Pistola Calibre Menor, o Maranhão alcançou o sexto lugar em equipe, de 19 estados participantes.
Já nos Duelos Light, o Maranhão é uma força considerável, como muitas equipes entre os primeiros colocados.
Outro bom exemplo, no Campeonato Brasileiro, foi a participação da Equipe Maranhense de Carabina Mira Aberta 25m- Sporter, que ficou em 8º lugar, de 17 equipes estaduais, formada por atiradores de Balsas (Avelino e Emir) e São Luís (Noredim).
Esta mesma prova em nível estadual, foi muito concorrida, com 36 atiradores inscritos, e que fizeram 63 inscrições.
Outra prova concorrida foi o Duelo 20 Segundos Light - Pistola Calibre Maior, que teve 26 competidores, que fizeram 53 inscrições.
Por tudo isso, e por muito mais, deixamos ao critério dos nossos associados a análise das páginas de resultados da FMTE (1ª Etapa do Campeonato Maranhense On-Line de Car/Pst/RF 2019) e da CBTE (1ª Etapa do Campeonato Brasileiro On-Line de Car/Pst/RF 2019), que permitem tirar muitas conclusões.
E uma das conclusões desta etapa foi o sucesso do novo formato do Campeonato Maranhense, assim como dos resultados de nossos atiradores em nível nacional.
Entrem nos links das páginas de resultados e tirem suas próprias conclusões.
Parabéns a todos.
fonte: FMTE