logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
01/07/2023

Relatório e Estatísticas do 51º Torneio Nne de Tiro Esportivo - o Maior de Todos os Tempos

51º Torneio Norte e Nordeste – O maior de todos os tempos

De 14 a 18 de junho de 2023, nos Estandes do 24º BIS, em São Luís, Maranhão foi realizado o 51º Torneio Norte e Nordeste de Tiro Esportivo, um evento de cunho nacional.

Após 5 dias de competição, os números do Torneio se consolidaram e se demonstraram superlativos em todos os sentidos, nos permitindo afirmar com toda certeza e alegria que a 51ª edição do Torneio NNE foi a maior de todos os tempos. O 1º Torneio Norte Nordeste se deu em Fortaleza em 1971.

As mais de 2.400 inscrições, os quase 300 atletas, uma equipe de 30 árbitros, auxiliares e secretárias, um armeiro, um grande número de atletas da equipe brasileira de tiro, os inúmeros dirigentes de entidades do tiro esportivo, como o presidente e três diretores da CBTE, cinco presidentes de federações e os inúmeros presidentes ou representantes de clubes, além dos 15 Recordes Brasileiros batidos na competição, referendam de forma contundente a grandiosidade e importância deste evento para o esporte do tiro nacional e, mais ainda, para o Maranhão.

Estes números impressionantes começaram a ser construídos há cerca de 10 dias antes do início do evento. Nessa contagem regressiva de dias até o início das competições, apenas cerca de 500 inscrições estavam registradas pelo sistema da CBTE, e até então, nada dava sinal do que aconteceria em São Luís. A grande sorte foi que a organização do evento se preparou adequadamente, com alvos suficientes (mais de seis mil alvos) , pessoal, infra-estrutura, que conseguiram atender a este grande e não previsto número de atletas e inscrições.

Foi um grande desafio gerencial, onde o cronograma de todas as provas com o dia a dia foi revisto, os procedimentos de condução das provas foram readequados e alterados. Além disso, o trabalho em equipe, a boa vontade, a experiência, a determinação da organização e dos árbitros em querer atender a todos os atletas presentes, sem se distanciar das regras, foram fundamentais para o sucesso do evento.

As grandes quantidades de turmas geradas nas provas ISSF, o grande número de atiradores circulando nos estandes, a grande quantidade de árbitros trabalhando incessantemente para dar cabo à enorme quantidade de atletas e inscrições, a boa vontade dos atletas em entender e compreender o que estava acontecendo e ter a paciência para aguardar a sua vez, tudo isso e muito mais, contribuíram para que essa grande engrenagem embora funcionando em seu limite, conseguisse entregar uma competição onde ao seu fim(às 22h da noite do domingo, dia 18) todos puderam participar e se mostrarem satisfeitos.

Pelo resultado de equipe, o Maranhão foi o grande campeão, seguido do Ceará (que aportou em São Luís com impressionantes 49 atletas) e em terceiro lugar, veio o Piauí, a surpresa da competição, com muitos atletas e muitos resultados de alto nível. A equipe de Alagoas ficou com a quarta colocação. Ao todo 10 equipes pontuaram no Norte e Nordeste, mostrando mais uma vez quão concorrida foi esta competição.

Agradecimentos

A FMTE agradece ao Comandante do 24º BIS, Ten. Cel. Bruno Peixoto, que abriu as portas do Batalhão, e juntamente com sua equipe, comandadas pelo Capitão Fiúza e Tenente Ryan, proporcionaram o apoio e as condições necessárias para a realização do evento.

Agradecemos também à PM-MA, que através do Cel Dongie, apoiou o evento com a cessão de duas vans para o transporte dos atletas e demais necessidades da organização da FMTE.

Ao companheiro Anaxímenes Palhano e sua empresa de aplicação de cerakote, 2k Customizações, para armas e outras utilidades, que patrocinou toda hidratação da força de trabalho.


Homenagens

A FMTE aproveitou o grande momento da competição e todos os holofotes voltados a ela para fazer homenagens a pessoas que se dedicam a trabalhar em nome do Tiro Esportivo.

A primeira homenagem, realizada durante a Cerimônia de Abertura, foi para o Presidente da CBTE, Jodson Gomes Edington Junior, que vem fazendo um grande trabalho frente à entidade e que mereceu todo nosso respeito e deferência. Segundo as palavras do Presidente da FMTE, que discursava frente a uma grande plateia e que disse justificando a homenagem: “Quero aproveitar este momento para fazer uma homenagem a um grande nome para o Tiro Esportivo brasileiro. É meu amigo há mais de 20 anos. Tem contribuído com o esporte de várias maneiras, já tendo conquistado muitos campeonatos, muitas medalhas, inclusive medalhas Pan-Americanas, tendo sido recordista brasileiro, e hoje, em nova fase, mas ainda ligado ao nosso esporte, vem travando sua maior competição. Uma competição onde ele, guiado por uma grande retidão, enfrentando grandes desafios, mas sempre com muita, muita coragem vem fazendo um grande trabalho como dirigente, com alto senso de comprometimento e dedicação, utilizando sua capacidade intelectual, sua capacidade realizadora, e sua enorme capacidade de relacionamento, para desenvolver nosso esporte. Eu falo de Jodson Gomes Edington Junior, o nosso presidente da CBTE. Agradecemos tudo que vem feito por nosso Tiro Esportivo. Peço uma salva de palmas.”

A segunda homenagem, realizada ainda durante a Cerimônia de Abertura, foi dirigida para o 24ºBIS, onde foi entregue ao Ten. Cel Bruno Peixoto, um troféu simbolizando a importância que o Batalhão Barão de Caxias tem representado para a FMTE e o Tiro Esportivo do Maranhão ao longo dos mais de 40 anos de salutar convivência e cooperação. A realização deste evento no 24ºBIS é um exemplo disso. Muito obrigado ano nosso eterno e querido 24º BIS.

As demais homenagens foram para associados da FMTE, que tem se destacado no trabalho ao longo dos anos em prol de nossa entidade, entregues durante as cerimônias de premiação no sábado a noite e no domingo, onde Washington Duílo Moraes Ferreira, Clauber Cardoso Franco Muniz, João José Cordeiro Nogueira e José Augusto Carvalho Lima foram homenageados e tiveram suas contribuições e dedicação reconhecidas para todos os presentes, recebendo uma placa registrando e perpetuando a homenagem. Todos contribuíram e contribuem muito com a FMTE ajudando de diversas maneiras, sempre em favor do Tiro Esportivo do Maranhão.

Destacamos a presença de diversos presidentes dos clubes da FMTE prestigiando e competindo em São Luís e trazendo com eles seus atletas. Participaram do 51° Torneio NNE, Irenne Apinagés, presidente do Clube Guerra de Presidente Dutra, Rayron Barbosa, presidente do Clube Barbosa de Colinas, Décio Albuquerque, do Clube Franco Atirador de Caxias, Jean Chaves, do Clube Águias, também em Caxias, Antônio Luís Silva, do Clube Tiro e Ação, de Grajaú e Emir Wendler, do Clube Balsense de Balsas.

A FMTE agradece a presença de tantos presidentes de seus clubes filiados, mostrando o interesse e o crescimento de nosso esporte pelo Maranhão. Vale também ressalvar a presença de membros de outros clubes maranhenses, que estiveram presentes na competição, como do Clube Imperatrizense 7,62, do Clube Kobra, do Clube Forbac, do CLAM, do Waffen Club e do CAPETIM.

Os 15 Recordes Brasileiros Batidos em São Luís no 51º NNE

Uma outra grande demonstração da grandeza do evento, foram os 15 Recordes Brasileiros que foram quebrados nesta competição. Sabendo que Recordes Brasileiros apenas são homologados em provas presenciais, como é o caso do NNE, o que torna mais difícil alcançá-los, essa grande quantidade de Recordes mostra o alto nível das disputas, o alto nível de muitos dos atletas que desembarcaram nos estandes de São Luís, além de evidenciar o alto nível técnico dos estandes.

E nossos maranhenses não fizeram feio. Bateram no Maranhão e deram ao Maranhão simplesmente quatro Recordes Brasileiros. Os Recordes Brasileiros batidos pela equipe da FMTE foram:

1)Carabina de Ar Masculino, na Categoria Máster, com Rui Manuel da Costa Duarte, que alcançou 575,3 pontos.

2)Carabina de Ar Masculino, por Equipe, com Eduardo Sampaio Gonçalves, Marcelo Alves Duarte e Sérgio Anthony de Mesquita Guimarães, que alcançaram juntos 1.819,9 pontos.

3)Carabina Mira Aberta 25m Sporter, por Equipe, com Marcelo Alves Duarte, Iago Henrique Alves de Sousa e Julio Cesar Costa Ferreira Neto, que alcançaram juntos 1.025,63 pontos.

4)Carabina Mira Aberta 25m Sporter, na Categoria Sênior, com Marcelo Alves Duarte, que alcançou 352,26 pontos.

Inegavelmente a estrela de Marcelo Alves Duarte brilhou. E brilhou muito. A sua participação na quebra de 3 Recordes Brasileiros, em uma mesma competição, mostra o seu bom momento e alto nível técnico. Valendo lembrar que na tarde do sábado dia 17 de junho de 2023, quando ele quebrou individualmente o Recorde Brasileiro da Prova de CMA 25m Sporter, na Categoria Sênior, ele tinha acabado de chegar (2 horas antes) de viagem Internacional da Alemanha, onde foi fazer uma clínica de tiro. Parabéns a Marcelo Duarte e a todos recordistas do Maranhão já citados aqui.

Congresso Técnico

Realizado na quinta-feira, dia 15, na área externa do saguão do Rio Poty Hotel, com cerca de 60 participantes, o Congresso Técnico, que é uma reunião de caráter técnico acerca dos assuntos inerentes à condução da competição, onde eventuais alterações, decisões ou mudanças do programa podem ser implementadas. Por isso a importância de ao menos os chefes de equipes das federações estarem presentes, para participarem as eventuais mudanças aos membros de suas equipes posteriormente. A reunião foi conduzida pelo presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo. Na mesma reunião foram lançadas as candidaturas das federações do Ceará e de Pernambuco para sediar o 52° Torneio NNE, em junho de 2024.

Work-Shop

A FMTE com apoio da CBTE, realizou um Work-Shop sobre o Tiro Olímpico, na noite de sexta-feira, dia 16, em um dos salões de reuniões do Rio Poty Hotel. A idéia era aproveitar a realização do Evento e a reunião de atiradores de todo Brasil, para se promover assuntos afins ao Tiro Esportivo e aumentar a oportunidade de novos conhecimentos do esporte aos nossos atletas. Assim deveria ser feito em todos os grandes eventos. Um trio de peso, membros da equipe brasileira, com medalhista pan-americano, composto por Vladimir Silveira, Júlio Almeida e Philipe Chateaubrian, deram uma palestra sobre suas ricas vivências no esporte e responderam a inúmeras perguntas dos presentes que encheram a sala. A reunião se estendeu até tarde da noite, contou ainda com a presença do Presidente da CBTE e no fim todos saíram satisfeitos.

Cerimônia de Abertura

Uma das mais importantes cerimônias em um evento esportivo, a Cerimônia de Abertura do 51º Torneio NNE foi realizada no pátio central do estande de 25m, às 8:00h da manhã, com a presença de grande número de atletas, dirigentes e árbitros. A grandiosa Banda de Música do 24º BIS estava presente, dando alegria e música de qualidade a todos.

No hasteamento das bandeiras a banda tocou o Hino Nacional e foi prontamente seguida por todos os presentes, resultando em um momento belíssimo do Evento. Após isso, discursaram nesta ordem, Wissam Maalouf, presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo, que aproveitou o momento para fazer homenagens ao Presidente da CBTE, Jodson Edington, e ao Comandante do 24º BIS, o Ten. Cel. Bruno Peixoto. Palavras de boas-vindas, acolhimento e também recados de conotação política foram proferidas por Wissam.

E após seu discurso, foi a vez do Presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, Jodson Edington, que fez uso da palavra e falou da situação do tiro brasileiro e da importância de torneios como o NNE. Jodson entregou a palavra ao Ten. Cel. Bruno Peixoto, que exaltou o esporte e falou da rica história do 24ºBIS, do qual é o atual Comandante. No fim, ele declarou aberto o Torneio, com a banda voltando a tocar dobrados e alegrar os competidores.


Cerimônia de Premiação e Confraternização com Bumba-Boi

Realizada na noite do sábado, dia 17, premiando inúmeras competições já finalizadas neste dia, a Cerimônia se deu no restaurante do Hotel Rio Poty, a partir das 19:30h, onde foi servido um coquetel. Inúmeras competições foram premiadas, onde os primeiros colocados subiam a um palco com o logo do evento e tiravam as fotos e recebiam sua premiação com belas medalhas da CBTE.

O ponto alto do evento foi quando uma surpresa adentrou o hotel e se apresentou aos nossos atletas. Cerca de 180 presentes tiveram a oportunidade de conhecer bem de perto a riqueza do folclore maranhense quando um dos mais bonitos Bumba-Bois do Maranhão, o Boi de Santa Fé, de sotaque de matraca, se apresentou dentro do Hotel, em um oferecimento da Federação Maranhense de Tiro Esportivo a todos os participantes. Foi cerca de uma hora de apresentação, com todos os participantes reunidos ao redor da brincadeira, seja dançando, tirando fotos ou filmando. No fim todos estavam encantados e a confraternização, uma das mais fortes características da FMTE, estava sendo plenamente praticada.

Desempenho do Maranhão

Pela primeira vez a FMTE conseguiu formar equipes em todas as modalidades válidas em um evento de equipes/federações. Um esforço muito grande da organização da FMTE para que isso acontecesse. Mas o esforço foi recompensado e a vitória com o título de Campeão é eterna.

Armas Curtas ISSF Feminino -

Nestas provas tivemos três atletas que já haviam participado no NNE do ano passado, portanto com alguma experiência, e que se esforçaram para compor as duas equipes possíveis (Pistola de Ar Feminino e Pistola 25m Feminina) e que foram a Camila Maalouf, Nathália Pinho e Regina Gomes. Destas, vale destacar o resultado de Camila Maalouf, na Pistola de Ar, que superou seu resultado individual, além de ter sido o segundo maior resultado nesta modalidade olímpica entre as mulheres como um todo, com 548 pontos.

Como reforço e participando pela primeira vez de um evento desta magnitude, tivemos a participação na Prova de Pistola de Ar Feminino, de Jéssica Wendler e Jéssica Wegener, ambas do CBTD de Balsas e que abriram o caminho para levar a modalidade para o Clube Balsense. Estande bonito elas têm e arma também. Vamos praticar meninas e aumentar os resultados.

Armas Longas ISSF Masculino –

O Maranhão mostrou toda sua supremacia, comprovando sua tradição nas armas longas, seja nas Carabinas das Provas Nacionais ou nas Carabinas das Provas ISSF que são: Carabina de Ar, Carabina Deitado e Carabina 3x20 (3 Posições). Eduardo Sampaio fez parte das três equipes, com resultado alto na Carabina 3 posições, onde fez 578 pontos. Marcelo Duarte e Anthony Guimarães fizeram time com ele na Prova de Carabina de Ar. Já nas Provas de Carabina Deitado e Carabina 3x20, Victor Campos e Rui Duarte fecharam nosso grande time de carabineiros, que ganhou as 3 competições, trazendo para nosso estado 30 pontos e 3 medalhas de ouro. Lembrando novamente que a Equipe de Carabina de Ar, bateu o Recorde Brasileiro por equipes e Rui Duarte o Recorde Brasileiro na Categoria Máster.

Armas Longas ISSF Feminino –

Neste grupo de provas, assim como seu correspondente masculino, temos três modalidades que o compõe: Carabina 3x20, Carabina de Ar Olímpica e Carabina Deitado. Nossas três guerreiras enfrentaram as três difíceis provas e nos deram 30 pontos no cômputo geral. Elas já vinham se preparando desde o mês anterior, com o suporte da Federação e acompanhamento e orientação de nosso Diretor de Armas Longas, José Augusto Carvalho Lima, que fez um belíssimo trabalho com elas e as preparou para estes grandes desafios. Leyla Cristina Paiva, Leila Maria Spíndola Rocha e Karla Augusta Carvalho foram firmes e fortes, superaram muitos desafios e nos trouxeram grande resultado. Parabéns meninas. Novos desafios pela frente. Se preparem. José Augusto também vem fazendo um grande trabalho com os atletas de Provas de CMP, de NRA e também no WRABF, além das armas longas de Provas Nacionais. Trabalho este que vem sendo feito ao longo de alguns anos e que tem rendido bons resultados a FMTE.

Armas Curtas ISSF Masculino –

Grupo de Provas composto por 5 modalidades, sendo estas a Pistola 50m (ou Pistola Livre), Pistola Standard, Pistola de Ar, Pistola de Fogo Central e Pistola de Tiro Rápido. Nestas modalidades a FMTE não contou com alguns de seus melhores atletas, mas mesmo assim conseguiu formar 5 equipes e entrar para as disputas. Os resultados na classificação das equipes masculinas de armas curtas ISSF, refletem o nosso mau desempenho, pouca preparação e capacidade técnica insuficiente para alcançar melhores resultados. Mas mesmo assim conseguimos montar as equipes.

Tudo isso a despeito do investimento em equipamentos despendido e o incentivo para formar novos atiradores, nos 2 últimos anos para preparar atletas naturais para as modalidades. É uma luta constante que às vezes não é recompensada, muito pela falta de interesse e compromisso dos próprios atiradores. Mas mesmo assim, seguimos em frente. Na prova de Pistola de Ar, onde a FMTE ficou em 8º lugar geral, a equipe maranhense foi formada por Wissam Maalouf, Emir Wendler e Ciro Siqueira.

Já na Prova de Pistola de Tiro Rápido, a equipe maranhense ficou em 3º lugar e foi composta por Edilano Cardoso, Diego Mamede e Jeangleston Martins. Na Prova de Fogo Central, que também ficou em 3° lugar, Wissam Maalouf, Jeangleston Martins e Paulo Guimarâes foram a nossa equipe. O Ceará e o Piauí nos venceram. Mesmo resultado alcançamos na Prova de Pistola Standard, Wissam Maalouf, (melhor resultado do Maranhão nas 3 provas ISSF que participou, mesmo estando na coordenação do Campeonato), Paulo Guimarães e Diego Mamede, foram a nossa equipe.

E para finalizar as Provas ISSF de Armas Curtas, a prova mais antiga e tradicional, que tem o mesmo formato há mais de 100 anos, a Prova de Pistola Livre, ficamos em 2º lugar com Emir Wendler, Paulo Guimarães e João Nogueira. A FMTE agradece a toda sua equipe de armas curtas, que se esforçou para dar valiosos pontos ao Maranhão.

Provas Nacionais Armas Longas –

O que há de mais tradicional no tiro esportivo do Maranhão está neste grupo de provas: Carabina Mira Aberta 10m, Carabina Mira Aberta 25m Sporter e Custom e Carabina Mira Aberta 50m Sporter, Custom e Calibre Maior. Das seis provas o Maranhão simplesmente venceu 4, ficou em 2º na CMA 50m Calibre Maior e em quarto na CMA 10m.

Na Prova de CMA 10m, altamente concorrida, com a presença dos primeiros colocados do Ranking brasileiro presentes em São Luís, a disputa foi dura, mas mesmo assim nossa equipe fez bonito, com os irmão Joaquim e Iago de Sousa e Gildener Santos, que nos representaram, entre 10 equipes formadas. Leandro Cavalcante fez grande resultado também, mas que não foi computado para a equipe maranhense por ele não estar confederado. Paraíba, Sergipe e Pernambuco ficaram nas três primeiras colocações.

Na prova de Carabina Mira Aberta 50m Calibre Maior, o Maranhão ficou em 2º lugar, com a equipe formada por Júlio Ferreira, Emir Wendler e Andreia Almeida, ficando a apenas 2 pontos dos piauienses, que surpreenderam e ficaram com o ouro. Era prova contada como 1º lugar no planejamento que a FMTE fez. Sinal que devemos treinar mais. Fiquemos de olho nos nossos vizinhos que dividem o Rio Parnaíba.

Já nas Carabinas ,22, tanto nos 25m como nos 50m, seja Sporter, seja Custom, o Maranhão levou tudo. Parabéns Campeões. Marcelo Duarte, Júlio Ferreira, Iago Albes Sousa e Andreia Almeida fizeram muito bonito e nos encheram de ouro e glórias. Marcelo Duarte e Júlio Ferreira fizeram dobradinha nas 4 modalidades, Iago Albes em três delas e Andréia Almeida, em uma delas.

E falando de Andréia, ela praticamente venceu todas as provas que disputou ficando em segundo em apenas uma delas. Um excelente desempenho, mostrando que cresceu e amadureceu como atleta. Outro atleta que foi revelação em 2022, e que continua sua ascensão é Iago Albes Sousa, que chegou junto na Carabina Mira Abertas, mantendo nosso alto nível e de quebra virou Recordista Brasileiro por equipes na Prova de CMA 25m Sporter.

Mas esta prova, a Carabina Mira Aberta 25m Sporter, foi para nós o grande sucesso e auge do evento, onde o Maranhão bateu dois Recordes Brasileiros, já homologados, com Marcelo Duarte individualmente na categoria Sênior, e mais Júlio Ferreira e Iago Albes Sousa como equipe.

Provas Nacionais de Armas Curtas -

Já nas Provas Nacionais com armas curtas, os chamados Duelos 20”, o desempenho do Maranhão foi considerado médio. Nas cinco modalidades somadas, conquistamos 19 pontos, tendo as equipes do Ceará vencido 3 das modalidades. O Maranhão foi campeão em uma, Duelo 20” Revólver Snubby, com os bi-campeões brasileiros, Paulo Guimarães, Ruan Boaid, e Edilano Cardoso. Mostrando quem manda nesta prova no Norte e Nordeste e no Brasil.

Já no Duelo 20”- Pistola Calibre Maior, os atletas da FMTE foram vice-campeões, todos fazendo 191 pontos e distando apenas 6 pontos da equipe cearense- campeã da modalidade. Paulo Guimarães, Edilano Cardoso e Jeangleston Martins foram nossos representantes. Essa mesma equipe também conquistou o vice-campeonato no Duelo 20” Revólver Calibre Maior, perdendo novamente para o Ceará.

No Duelo 20” Revólver Calibre Menor, o Maranhão ficou em terceiro lugar, com 582 pontos, perdendo para Alagoas, que fez 585 pontos e para o Ceará que fez 583 pontos. Em uma disputa muito apertada. Paulo Guimarães, Ruan Boaid e Jeangleston Martins, foram nossos representantes. E também em 3º lugar ficamos na prova de Duelo Pistola Calibre Menor, com Paulo Guimarães, Ruan Boaid e Edilano Cardoso. Paulo Guimarães foi o grande expoente maranhense nos Duelos, fazendo parte de todas as equipes montadas.

Provas de Rifle Internacional -

Nas duas provas de Carabina NRA, o Maranhão ficou em segundo lugar, perdendo em ambas para a equipe do Ceará. Fernando Confortim, José Augusto Carvalho, Diego Mamede e Pedro Chagas foram nosso vice-campeões. Já nas provas de Carabina CMP Sporter, o Maranhão deu o troco no Ceará e foi campeão nas suas duas modalidades, com bons resultados, tendo Fernando Confortim, Pablo Eduardo, José Augusto Carvalho e Antônio Luiz Baima como nossos campeões. O resultado de Fernando Confortim, na CMP Mira Fechada, de 570 pontos, foi bem expressivo e contribuiu para nossa vitória.

Provas de WRABF -

Nesta edição do NNE, as equipes do WRABF do Maranhão vieram completas e tiveram um desempenho muito superior à edição do ano passado, mostrando um grande crescimento e evolução. Parabéns a todos os envolvidos.
Das oito modalidades de WRABF, o Maranhão venceu 6, ficou em segundo em uma e terceiro em outra. Os onze integrantes das oito equipes maranhenses que pontuaram foram: Hélder Borges, Fabiano Cerqueira, José Augusto Carvalho, Fernando Confortim, Kinardd Amorim, Rui Duarte, Walber Coutinho, Milson Coutinho, Marcus Vinícius, Gilles Renner, Thiago Nelson Farias. Ao todos essa turma deu ao Maranhão 37 pontos pelo Norte e Nordeste.

Como resultados mais expressivos nas diversas equipes, tivemos o resultado de José Augusto Carvalho Lima, no WRABF Fogo Circular Unlimited, com 246,10 pontos. No WRABF Ar Comprimido Unlimited, com as pontuações, de Marcus Vinicius e Fabiano Cerqueira, com 249 pontos. No WRABF Ar Comprimido Extreme, com Gille Renner, com 240,08 pontos.

Resumo de Pontos por grupos de Provas - 36 equipes formadas

19 provas por equipes em 1º lugar (Campeões)
07 provas por equipes em 2º lugar (Vice-Campeões)
07 provas por equipes em 3º lugar (Terceiro Colocado)
02 provas por equipes em 4º lugar (Quarto Colocado)
01 prova por equipe em 8º lugar (Oitavo Colocado)

Armas Curtas ISSF Feminino – 11 pontos (um 3º e um 4º lugar)
Armas Curtas ISSF Masculino – 27 pontos (um 2º lugar, três 3º lugar e um 8ºlugar)
Armas Longas ISSF Feminino – 30 pontos (três 1º lugares)
Armas Longas ISSF Masculino – 30 pontos (três 1º lugares)
Provas Nacionais Armas Longas – 26 pontos (quatro 1º lugares, um 2º lugar e um 4º lugar)
Provas Nacionais de Armas Curtas – 19 pontos (um 1º lugar, dois 2º lugares e dois 3º lugares)
Provas de Rifle Internacional – 18 pontos (dois 1º lugares e dois 2º lugares)
Provas de WRABF – 37 pontos (seis 1º lugares, um 2º lugar e um 3º lugar)


Com isso, esperamos neste breve relato, ter tentado contar um pouco do que foi essa grandiosa competição, com tantas pessoas envolvidas, tanto esforço despendido e resultados alcançados. Um sucesso em todos os sentidos, trazendo ganhos institucionais muito relevantes tanto para o Tiro Esportivo do Maranhão como para o Tiro do Brasil. Tudo que aconteceu nestes cinco dias intensos de competição, estará registrado para sempre na memória de todos aqueles que participaram.

Saudações Esportivas a todos.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro