logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
24/10/2007

V Copa 10ª Rm - Notícias e Resultados

Com 253 inscrições, incluídas 32 de silhuetas metálicas, terminou no domingo passado, dia 21 de outubro, a V Copa 10ª Região Militar, realizada na cidade de Fortaleza no Ceará, nos estandes do Sniper Clube de Tiro.

Levando-se em conta que apenas cinco dias a separam de uma outra copa nacional, que será realizada na cidade de Curitiba, podemos considerar que foi uma boa competição. A proximidade de datas de competições nacionais devem ser evitadas e estudadas pela CBTE para que não ocorram mais.

Vale destacar o movimento lançado durante a competição, quando faixas e atiradores vestidos com camisas escritas pediam ‘ 4 Provas para o Nordeste‘. Uma reivindicação muito justa.
Um exemplo muito rápido e fácil é o caso de um atirador maranhense que para participar de uma prova nacional, se desloca no mínimo 1070 Km, que é a distância de São Luís para Fortaleza. No sul, em menor distância, o atirador teria à disposição 4 a 5 competições no mínimo por ano.

Além das camisas que pediam ‘ 4 Provas para o Nordeste‘, tivemos atiradores andando pelos estandes com camisas que simbolizavam a relação histórica e especial entre Maranhão e Ceará. Com um alvo cortado no meio com o dizer ‘Amizade Através do Tiro‘ onde a parte superior do alvo tinha as cores da bandeira do Maranhão e a parte inferior o alvo com as cores do Ceará.
Estas camisas lembravam a maranhenses e cearenses, a tradição, a interdependência e a união que o tempo se encarregou de entrelaçar e que cabe a nós solidificar.

Outro ponto que merece destaque é a quantidade de atiradores cearenses iniciando na prova de Pistola de Ar ( foram 32 inscrições), sinal este de um trabalho sério e dedicado com a juventude.

Os atiradores Alexandre Saads, Carlos Otávio de Araújo, Edgar Ferreira, Francisco Meireles, Júlio Ferreira, Júpiter Neewler, Marcelo Duarte, Rafael Bonfim, Rui Duarte e Wissam Maalouf estiveram na cidade de Fortaleza neste último fim de semana, (19 a 21 de outubro) para participar da V Copa 10ª RM, competição do calendário brasileiro de tiro esportivo.

No geral os maranhense se saíram muito bem. Das 253 inscrições da copa, 62 foram do Maranhão, vencendo todas as competições com armas longas, tanto na categoria sênior quanto na júnior em que participou.
Resultados de 1º Lugar
Carabina de Ar - Marcelo Duarte e Júlio Ferreira
Carabina Deitado - Júpiter Neewler e Júlio Ferreira
Carabina Mira Aberta - Júpiter Neewler e Júlio Ferreira
Carabina Mira Aberta de Ar - Edgar Ferreira e Júlio Ferreira
Puma 3x7 - Wissam Maalouf
Silhuetas .22 - Júpiter Neewler
Silhuetas .38 - Júpiter Neewler

O grande destaque do maranhão na competição, foi o estreante em viagens nacionais de tiro, Júpiter Neewler, (Francisco Meireles e Alexandre Saads também são estreantes) que além de vencer quatro competições, alcançou um excelente resultado na prova de carabina deitado (modalidade que pratica a cerca de seis meses), com a excelente marca de 575 pontos. Alcançou um feito notável, já que competiu com arma emprestada e por isso já é chamado no Maranhão de JÚPITER PARAENSE em alusão ao nosso medalhista olímpico, o Ten Guilherme Paraense que atirou nas Olimpíadas da Antuérpia com uma arma emprestada da equipe norte americana.

Dois recordes maranhenses foram igualados, com Júlio Ferreira, em Carabina Mira Aberta de Ar - Junior com 288 pontos, e Wissam Maalouf, em Puma 3x7, com 191 pontos.

Vale destacar a vitória de Marcelo Duarte, na prova de Carabina de Ar, sendo esta a primeira vez que um maranhense vence esta prova na categoria sênior. O pai dele, Rui Duarte, deixou escapar a medalha de terceiro lugar nos últimos tiros da final, e mesmo assim por muito pouco. Para quem acompanhou, foi uma final emocionante, pois Marcelo Duarte viveu situação parecida, quando por pouco não foi ultrapassado por um aluno da Escola Naval.

O jovem Júlio Ferreira atirou muito bem, tendo vencido com bons resultados as provas que participou.

Nas armas curtas, apenas Edgar Ferreira, Alexandre Saads e Wissam Maalouf se aventuraram, onde Edgar Ferreira colheu os resultados mais expressivos, sendo apenas vencido pelos cearenses que tem uma longa e boa tradição nas provas de Duelo 20‘.

Confira os resultados dos atiradores maranhenses e suas classificações clicando aqui.

fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro