logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
26/09/2008

Relatório do i Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense

Quando no começo do ano de 2008, com a implantação do Calendário Brasileiro de Trap On Line, a FMTE ‘negociou‘ com a CBTE para trazer cinco etapas para o Maranhão, e dentro destas etapas, a FMTE colocou uma em Balsas e a outra em Imperatriz (pela primeira vez competições nacionais seriam realizadas nestas cidades), não poderia ter imaginado o tamanho do sucesso da modalidade em nosso estado, e muito menos, que chegaríamos a realizar a maior competição do Brasil, como foi a realizada nesta 7ª Etapa do Brasileiro, ocorrida na cidade de Balsas.

Um grande Torneio.

Sem nenhuma dúvida essa foi a impressão que levamos sobre o I Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense.

Um grande Torneio de Tiro em muitos aspectos. Foi mais uma festa da “Confraternização através do Tiro”, mote sempre utilizado e praticado no Tiro do Maranhão, seja em São Luís, Imperatriz ou Balsas.

Um grande Torneio nos números, nas estatísticas e na alegria. Com 54 atiradores, 170 inscrições, 7400 tiros disparados, e, principalmente, a prova do Campeonato Brasileiro de Trap com o maior número de atiradores nesta sua 7ª etapa e talvez a maior já realizada em todas as etapas já passadas.

Atiradores de outros estados estiveram presentes, como do Tocantins (Max Athaydes) e do Ceará (Lauro Fernandes) .

Cinco recordes maranhenses foram batidos. E pela primeira vez em nossa história, um atirador do Maranhão (Anderson Gomes), vence uma importante e disputada competição do Tiro ao Prato do Brasil.

Dezoito atiradores juniores foram registrados em nossas súmulas. Dezoito garotos. Que dado maravilhoso, esperançoso, animador e revelador. Dado esse que nos dá a certeza que a construção de um novo estande, o de Ar Comprimido do CBTD, na cidade de Balsas, está no caminho certo. É mais um estande para o Maranhão. A infra-estrutura de nosso Tiro está aumentando.

E os preparativos e os investimentos? Um grande, bonito e confortável barracão ( não encontrei um nome mais adequado), foi construído. Mesas grandes e confortáveis, o mobiliam.

Nova cobertura com pequenas comodidades foram incorporadas à Pedana.

A instalação de bancadas e bancos nos estandes de 100 metros, assim como da instalação de bases fixas para as bases de alvos, vão estimular e convidar os atiradores a praticar e treinar mais.

Mas, o investimento mais visível, ousado e corajoso, é a construção de um estande de ar comprimido (ainda falta a cobertura e a instalação das máquinas), e que merece todos os elogios. O ar comprimido, uma modalidade pouco conhecida na cidade de Balsas, mas que por ser um Tiro fácil, barato e descomplicado, vai ter agora um estande próprio. A quantidade de inscrições e a garotada que reuniu, atirando debaixo do sol, sem conforto algum, dá a certeza que estamos no caminho certo.

O esforço de muitos foi recompensado. O presidente, Valmor Sacoman, que com sua equipe, conseguiu transformar a cara do CBTD. O esforço desprendido por ele, seja físico, do seu tempo ou econômico, está valendo a pena. Contou com a ajuda de muitos sócios, que na medida de suas possibilidades, seja em forma de doações de materiais, de dinheiro, de trabalho, ou de apoio, também fizeram parte desta grande obra.

O grande esforço do clube não poderia deixar de ser apoiado pela Federação. O apoio veio em forma de alvos, camisas, arbitragem, organização, cartuchos, logo e banner do evento, orientação técnica, planta do estande de ar, 30 jogos de medalhas, troféus etc... Foram doadas ao clube 50 camisas comemorativas do torneio ( para vender e fazer dinheiro) e 5 máquinas de transportar alvos, para o novo estande de ar.

Parabéns e obrigado a todos. A quem organizou, a quem apoiou, a quem atirou, a quem veio de longe (de São Luís foram 11 atiradores), a quem arbitrou (Robson Wanderley no estande de 100 metros e Cristiane Magalhães na prova de ar) , ao emissário da CBTE, o Sr. Sidney Almeida, que apoiou a organização da prova de Trap, aos presidentes dos clubes de tiro do Maranhão que lá estiveram presentes, o Sr. Francisco Farias do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI e ao Sr. José Ribamar Bonfim, do Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão - CAPETIM.
Aos Diretores da FMTE, os Srs. Alexandre Saads e, principalmente, José Augusto dos Reis, Diretor de Tiro ao Prato da FMTE, pelo apoio na organização e condução das competições.

Até o nosso próximo grande encontro, no mês de outubro, na cidade de Imperatriz, para o Torneio da Amazônia, que também reberá a 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap.

Wissam Maalouf
Presidente da FMTE



fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro