logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
28/11/2009

Carta Aberta a CBTE

São Luís, 14 de novembro de 2009

Ao Senhor.
Frederico José Pereira da Costa
M. D. Presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE

CC para o Sr. Edgar César Cordeiro Ferreira, Diretor de Provas Especiais da CBTE e 1º Secretário do Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão – CAPETIM


Senhor Presidente,

Queremos registrar, em nome da Federação Maranhense de Tiro Esportivo – FMTE e de sua Diretoria, a nossa estranheza, a nossa indignação, o nosso protesto e o nosso repúdio pela forma como foi implantado recentemente, em São Luís – MA, local virtual de prova on-line do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola 2009.

Estranheza, indignação, protesto e repúdio, Senhor Presidente, não pela realização em nossa capital de prova on-line de carabina e pistola, e pela conseqüente facilidade dada à participação de nossos atiradores, pois o que todos desejamos, enquanto dirigentes ou atletas, é o desenvolvimento do tiro esportivo.

Mas estranheza, indignação, protesto e repúdio, Senhor Presidente, pelo fato de que esta Federação já havia solicitado a Vossa Senhoria, há bastante tempo, tanto verbalmente como por e-mail e ainda por ofício, que esta FMTE pudesse promover em 2009 a realização em São Luís de prova on-line de carabina e pistola.
Estranheza, indignação, protesto e repúdio, Senhor Presidente, também pelo fato de que a Federação Maranhense de Tiro Esportivo, enquanto dirigente máxima do tiro no Maranhão, além de postulante a promotora da prova on-line ─ pelo seu histórico de realizações bem sucedidas, enquanto entidade atuante e disseminadora do esporte do tiro no Maranhão ─ não foi nem informada da iniciativa direta que essa CBTE estava tomando, através do seu Diretor de Provas Especiais, a partir de clube local, o CAPETIM, de aqui implantar a prova on-line, e muito menos recebeu qualquer resposta da Confederação a respeito do pedido que, reiteradamente, havia formulado. Aliás, vemos agora a forma como a resposta terminou sendo dada.

Então, Senhor Presidente, a nossa estranheza, indignação, protesto e repúdio são pela forma como esse processo foi conduzido localmente pela CBTE, sem dar qualquer satisfação, sem fazer qualquer comunicação, atropelando e desrespeitando a entidade máxima dirigente do tiro esportivo no Estado.

Ética, Senhor Presidente, faltou ética esportiva.

E quanto ao pretenso ─ e infundado ─ argumento de que os clubes do Maranhão é que deveriam estar promovendo eventos de tiro e não a Federação, cabe apenas dizer que é patente e reconhecido por todos, dentro e no Brasil todo, que o nível técnico, a amplitude de participação, a infra-estrutura montada, o desempenho nos resultados e o grau de desenvolvimento alcançado pelo tiro no Maranhão se devem, sobretudo, ao trabalho permanente, consistente e continuado que há anos vem sendo executado sob o impulso e a liderança da FMTE.
Entendemos assim que seria a partir desse ponto, com o amadurecimento alcançado, que os clubes do Maranhão estariam aptos e capacitados a partir, eles diretamente, para a promoção continuada e intensiva de eventos de tiro. Quando isto passasse a ocorrer de forma sistemática e generalizada, representando o avanço natural desse processo, caberia então à Federação se manter apenas na retaguarda do mesmo.

À vista destes fatos, cabe então a pergunta: por quais razões isto teria se dado desta forma?

Por retaliação política? Estaríamos então sendo discriminados? Seria porque esta FMTE não se alinhou e nem votou na atual Diretoria da CBTE? Ao que conhecemos, a bandeira da sua eleição foi exatamente outra.

Por outro lado, seria porque o Diretor de Provas Especiais da CBTE, promotor efetivo do local virtual em nossa cidade, é declaradamente candidato à presidência desta FMTE em eleição próxima?

Seria porque interesses pessoais, como os de projeção, vaidade e tomada do poder, estariam predominando sobre o desenvolvimento desinteressado do esporte do tiro?

Seria porque interessaria demonstrar aos eleitores e aos atiradores locais ─ falsamente ─ que a atual gestão da Federação Maranhense não tem prestígio e nem o apoio da atual Diretoria da CBTE?
Não podemos crer, absolutamente, em mesquinharia desse nível, pois não se coaduna com o ideal e o espírito esportivo.

Por quais outros motivos, então, Senhor Presidente, esta implantação de prova on-line foi conduzida desta forma por representante da CBTE? É o que todos esperamos conhecer.

Aliás, deve ser aqui registrado um outro fato, de natureza semelhante, também recentemente ocorrido em nosso meio.

Terminou chegando ao nosso conhecimento, apenas depois de acontecido o fato, que o senhor Oleg Mikhailov, técnico ucraniano de tiro a bala mantido no Brasil e com salário pago pela CBTE, esteve em São Luís por alguns dias para realizar clínica com alguns atiradores. Ótimo que isso tenha ocorrido, é de todo proveitoso e muito bem-vindo.

O problema, grave, muito grave, é que essa vinda do técnico da CBTE se deu para um círculo restrito de atiradores, estando à frente dessa iniciativa o mesmo Senhor Edgar Ferreira, Diretor de Provas Especiais da CBTE, tendo sido deixados de fora outros atiradores. E este modo de proceder causou grande constrangimento em nosso meio, Senhor Presidente, porque a nossa tradição e a nossa prática, enquanto Federação, tem sido sempre, repetimos, sempre, de dar total transparência a todas as inúmeras iniciativas benéficas ao tiro tomadas, todas sempre abertas à participação de todos os interessados.
Com certeza valeu para o grupo que participou da clínica de tiro com o técnico da CBTE, mas é lamentável que essa iniciativa não tenha sido aproveitada ao máximo e potencializada em benefício do tiro e não de apenas alguns poucos privilegiados atiradores, dando-se igual oportunidade para todos os demais.

Transparência, Senhor Presidente, faltou transparência.

Desse modo, Senhor Presidente, tiradas as devidas lições destes fatos, resta se continuar incentivando a participação e o bom desempenho de todos os atiradores na prova on-line local ora instituída, mas resta também se esperar e contar que tal desrespeito à entidade máxima dirigente do tiro esportivo no Maranhão não mais ocorra, e que todas as iniciativas que vierem a ocorrer ─ sempre bem-vindas ─ se dêem mediante parceria proveitosa e união de esforços, em prol do objetivo maior do desenvolvimento do esporte do tiro.

Concluindo, informamos a Vossa Senhoria que, objetivando unicamente dar sentido pedagógico de aprendizado a estes fatos, estamos encaminhando cópia desta correspondência a todos os clubes e aos atiradores filiados a esta Federação, assim como às Federações co-irmãs, além de disponibilizá-la no nosso site.
Aguardando seu pronunciamento, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

WISSAM ELIAS MAALOUF
Presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo

fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro