logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
18/06/2010

Xi Copa são Luís & 40° Torneio Norte Nordeste - Breve Relatório e Agradecimentos

XI Copa São Luís de Tiro Esportivo & 40° Torneio Norte Nordeste

São Luís do Maranhão – 11 a 13 de junho de 2010

Relato de uma competição de tiro dominada pelo espírito de confraternização e alegria.

Com 445 inscrições no total, sendo 355 de atiradores filiados à CBTE, 80 inscrições de atiradores em provas locais (federados e de outros estados), e 10 inscrições de atiradores visitantes (sem vínculos a clubes ou federação), a 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Car/Pst & XI Copa São Luís de Tiro Esportivo & 40° Torneio Norte Nordeste pode ser considerada, em tempos de provas on-line, um sucesso em número de inscrições ( metade das inscrições nacionais desta etapa), e em participações.
Foi a única prova desta etapa do brasileiro a valer pelo Ranking Qualidade da CBTE. Cerca de 60 atiradores de 8 estados (MA/CE/RN/PE/BA/SP/SC/RJ) participaram das competições em São Luís.

Pelo 40° Torneio Norte Nordeste, o mais antigo torneio de tiro do Brasil, tivemos o Maranhão como campeão, o Ceará como vice-campeão e o Rio Grande do Norte como terceiro colocado.
Este foi um dos maiores e mais disputados Torneios N/NE realizado nos últimos anos. Das dezoito provas que podem formar equipes, o Maranhão formou 17 equipes, vencendo em 11 delas, e o Ceará 16 equipes, vencendo em 6 delas.

Resultados de pontos do N/NE

Maranhão = 538 pontos
Ceará = 440 pontos
Rio Grande do Norte = 45 pontos
Bahia = 26 pontos
Pernambuco = 3 pontos

Foram 3 dias de competições intensas, com muita disputa (principalmente entre Maranhão e Ceará), muita responsabilidade e também com muita descontração, confraternização e alegria.
Todos estão de parabéns, atiradores, dirigentes, árbitros e apoiadores.

Nesta 40° edição do N/NE, uma data redonda, a conquista do título de campeão será marcada para sempre. Este é o quinto título do Maranhão de Campeão do Torneio Norte Nordeste. A partir de agora somos penta campeões, assim como a seleção brasileira de futebol. E é um título especial, que envolveu o apoio de todos os clubes do Maranhão, nos dando uma união e um sentimento de grupo ainda não sentido antes. Atiradores de Balsas, Imperatriz, Açailândia, Paraibano e São Luís se uniram em um esforço comum, visando representar seu estado da melhor forma possível. Ningúem vai esquecer que em 2010, no 40° Torneio, mais uma vez o Maranhão foi Campeão. E campeão da melhor forma possível, em uma disputa aguerrida com os companheiros do Ceará. Disputa que só fez valorizar ainda mais o título.

O esforço despendido pela Federação Cearense de Tiro Esportivo – FCTE deve ser ressaltado e elogiado. Convocou, organizou, e apoiou com passagens e inscrições, uma grande delegação para participar do 40° Torneio Norte Nordeste.

O comandante da delegação cearense, o nosso querido Francisco Xavier, auxiliado pelo diretor da FCTE, Dany Dantas, veio representando o presidente da Federação Cearense, Henrique Davi, que lamentavelmente não pode estar presente. Quinze atiradores alencarinos e familiares, além de um árbitro da FCTE (em missão de treinamento) desembarcaram em São Luís.

Em sua grande maioria, a delegação cearense era composta de velhos amigos e conhecidos dos maranhenses, que com sua alegria e humor, contribuíram para manter um clima de confraternização em alto nível. É a amizade através do tiro.

Também devemos ressaltar a formação pela primeira vez, (ao menos nestas 2 últimas décadas), de uma equipe da Federação do Rio Grande do Norte, comandada por Wilson Collier.

Pernambuco enviou um representante, (Leonardo Calumby) e a Bahia outro (Eduardo Cordeiro).

Todas as delegações presentes trouxeram suas bandeiras, deixando os estandes do 24° BC mais bonitos e em clima de disputa entre os estados, dando mais cor ao Norte Nordeste.

No Congresso Técnico, realizado no dia 10, no Brisamar Hotel, mais de 30 atiradores estiveram presentes prestigiando esta reunião técnica. Alguns atiradores elogiaram a realização do Congresso (o Maranhão nunca deixou de realizar) alegando que atualmente, nas competições Brasil afora, eles (Congressos Técnicos), não são mais realizados.

Muitos assuntos foram abordados, entre os quais foi decidido que o 41° Torneio Norte Nordeste será realizado na cidade do Recife, nos estandes do Caxangá Clube (em reforma), por volta de abril a maio de 2011.

A festa de premiação e encerramento ocorreu em volta da piscina do Brisamar Hotel, com total colaboração de São Pedro.
Em um jantar oferecido pela Federação Maranhense de Tiro Esportivo aos participantes da Copa São Luís, cerca de cem convidados estavam presentes. A cerimônia iniciou com uma apresentação do Bumba-Boi de Axixá , um dos mais bonitos e alegres representantes da cultura popular maranhense.

Logo após a apresentação do Bumba-Boi, tivemos o início da cerimônia de Premiação, com medalhas padronizadas para os resultados individuais e certificados para as equipes. A cerimônia durou cerca de 1h30. Os troféus do Torneio só puderam ser entregues no dia seguinte, após a finalização da apuração. Após a última premiação, foi servido o jantar. Após o jantar ainda tivemos sorteios de brindes oferecidos pela CBC.

Não podemos deixar de fazer alguns agradecimentos para todos que participaram e montaram esta grande festa.

Agradecemos ao 24° BC, que se mobilizou com sua grande equipe, apoiando incondicionalmente o Tiro Esportivo Brasileiro, (a FMTE representa o tiro brasileiro no Maranhão), seja disponibilizando homens, seja disponibilizado estandes e materiais.

Ao TenCel Franco de Melo, sub-comandante do 24BC, ao Ten Araújo das Relações Públicas, ao Ten Nazário do rancho, a todo NPOR, na figura do Capitão Melo, ao Capitão Agnaldo e Tenente Castro, que coordenaram todos os esforços, ao Sgt Matos do P.O. e a todos aqueles, da equipe do 24°BC, que direta ou indiretamente apoiaram com seu tempo, trabalho e dedicação na preparação e realização dos diversos eventos, ocorridos dentro e fora do nosso batalhão, nosso muito obrigado.

Ao TenCel Guedes, comandante do 24° BC, um homem de energia e vibração incomuns e contagiantes, que não mediu e não mede esforços para apoiar todas as atividades da Federação Maranhense de Tiro Esportivo, nosso agradecimento, reconhecimento e profunda gratidão.

Ao Brisamar Hotel que cedeu um quarto destinado aos árbitros, e à Secretaria de Esportes do Estado que deu quatro passagens para a arbitragem do evento.

Agradecemos ainda ao corpo de arbitragem da FMTE, com Irineu Lima, Luís Cláudio Soares, Edenilson Furtado, Clauber Muniz e Washington Duílo e ao corpo de arbitragem da CBTE, com Eduardo Fernandes Ferreira, Paulo Santos, Wendel Benício, Francisco Xavier e Maurício Fernandes, que durante três dias estiveram à frente das competições, conduzindo incansavelmente inúmeras provas. Sem eles, não haveria competição.

E claro, a FMTE agradece aos principais personagens do Tiro Esportivo, os atiradores.

Agradecemos a presença e participação de todos os atiradores que competiram na Copa São Luís.
Luiz Bork, que vem de Santa Catariana, e que há anos não perde uma única edição de nossa competição. Para ele a Copa São Luís só se compara à Copa de Munique na Alemanha, pois aqui como lá, não falta chope.

Angelamaria Lachtermacher, atiradora de corpo e alma, entusiasta de nosso esporte e que também há anos prestigia as Copas São Luís, é amiga do Maranhão, e saiu desta edição batendo todos os recordes brasileiros de sua nova categoria.

Cecília Bettisch, de São Paulo, que já participou de várias edições da Copa São Luís, e que veio abrilhantar nosso evento.

Eduardo Cordeiro da Bahia, atirador técnico, amante de seu esporte, e que alcançou excelente resultado na Carabina Deitado.

Léo Calumby, atirador de Pernambuco, reiniciando suas atividades e que ficamos felizes de reencontrá-lo.

Aos atiradores do Rio Grande do Norte, com Wilson Collier à frente (também nunca mais deixou de participar de uma edição da Copa São Luís), Flésio Fontenelle com sua alegria e Ivan Max, que já esteve presente em uma competição maranhense, no Torneio do Cerrado realizado ano passado em Balsas.

Aos “cabras da peste” do Ceará, nossos mais antigos companheiros do tiro, nossos incentivadores, inspiradores e apoiadores desde o início, mais uma vez nossos agradecimentos por mais esta participação.

Aos atiradores do Maranhão agradecemos a presença e participação, afinal esta competição é de todos nós.

Aos que compuseram as nossas equipes, damos os parabéns e reconhecemos os esforços, dificuldades e desafios pessoais para ajudar o Maranhão a conquistar este título tão importante. É o nosso quinto título de campeão do Norte Nordeste.

Aqui os atiradores que compuseram as equipes do Maranhão e as provas das quais eles participaram:

Equipes do Maranhão

Carabina Deitado (1º lugar)
Marcelo Duarte = 578 pontos
Wissam Maalouf = 544 pontos
Júpiter Neewler = 542 pontos

Carabina 3 Posições (1º lugar)
Marcelo Duarte = 1067 pontos
Júpiter Neewler = 1008 pontos
Johnson Willis = 737 pontos

Carabina de Ar Olímpica – 60 tiros (1º lugar)
Marcelo Duarte = 580 pontos
Júpiter Neewler = 554 pontos
Francisco Meirelles = 488 pontos

Carabina de Ar Olímpica – 40 tiros (1º lugar)
Rose Teixeira = 287 pontos
Márcia Aparecida Rossetto = 230 pontos
Ilza Rubim = 120 pontos

Pistola de Ar – 60 tiros (2º lugar)
Francisco Guilherme de Farias = 529 pontos
José Raimundo dos Santos Junior = 516 pontos
Anderson Gomes = 499 pontos

Pistola de Ar – 40 tiros (2º lugar)
Márcia Aparecida Rossetto= 285 pontos
Rose Teixeira = 256 pontos
Ilza Rubim = 167 pontos

Pistola Livre (2º lugar)
Francisco Guilherme de Farias = 452 pontos
Joaquim Itapary = 369 pontos
Wissam Maalouf = 365 pontos

Tiro Rápido (1º lugar)
Joaquim Itapary = 462 pontos
José Raimundo dos Santos Junior = 405 pontos
Francisco Guilherme de Farias = 370 pontos

Pistola Standard (1º lugar)
Joaquim Itapary = 489 pontos
Francisco Guilherme de Farias = 484 pontos
Júpiter Neewler = 448 pontos

Fogo Central (2º lugar)
Francisco Guilherme de Farias = 506 pontos
Júpiter Neewler Duarte= 485 pontos
Joaquim Itapary = 478 pontos

Pistola Sport (2º lugar)
Márcia Aparecida = 394 pontos
Rose Teixeira = 267 pontos
Ilza Rubim = 58 pontos

Carabina Mira Aberta 25 metros (1º lugar)
Wissam Maalouf = 322 pontos
Rose Teixeira = 320 pontos
Fernando Mafra = 310 pontos

Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Maior (1º lugar)
Júpiter Neewler = 183 pontos
Wissam Maalouf = 179 pontos
Francisco de Assis Assunção = 166 pontos

Carabina Mira Aberta 50 metros – Calibre Menor (1º lugar)
Júpiter Neewler = 192 pontos
Wissam Maalouf = 184 pontos
Francisco de Assis Assunção = 177 pontos

Carabina Mira Aberta de Ar (1º lugar)
Júpiter Neewler = 295 pontos
Marcelo Duarte = 293 pontos
Rose Teixeira = 282 pontos

Duelo 20” – Revólver Calibre Maior (2º lugar)
Júpiter Neewler = 192 pontos
Joaquim Itapary= 185 pontos
Wissam Maalouf = 181 pontos

Duelo 20” – Pistola Calibre Menor (2º lugar)
Joaquim Itapary = 194 pontos
Wissam Maalouf = 189 pontos
Anderson Gomes = 182 pontos

A Equipe Maranhense de Tiro foi composta de 14 atletas, sendo 11 homens e 3 mulheres, que participaram de 17 equipes diferentes.

Anderson Gomes = 2 equipes
Fernando Mafra = 1 equipe
Francisco de Assis Assunção = 2 equipes
Francisco Guilherme de Farias = 5 equipes
Francisco Meirelles = 1 equipe
Ilza Rubim = 3 equipes
Joaquim Itapary = 6 equipes
Johnson Willis = 1 equipe
José Raimundo dos Santos Junior = 2 equipes
Júpiter Neewler = 9 equipes
Marcelo Duarte = 4 equipes
Márcia Aparecida Rossetto = 3 equipes
Rose Teixeira = 5 equipes
Wissam Maalouf = 7 equipes

Dos 14 integrantes das equipes maranhenses, vale destacar o atirador Júpiter Neewler, que integrou 9 das 17 equipes do estado. Além de auxiliar formando várias equipes, Júpiter também alcançou excelentes resultados em nível nacional, como 295 pontos em CMA de Ar e 192 pontos em CMA 50m – Calibre Menor.

Outro destaque foi o atirador Joaquim Itapary Neto que participou de 6 equipes, ajudando consideravelmente o Maranhão a conquistar seu título. Fez também bons resultados nas armas curtas olímpicas, resultados estes que o habilitam a se dedicar mais a estas modalidades.

Francisco Guilherme de Farias que é considerado nosso melhor atirador de armas curtas, participou de 5 equipes, ajudando a compor nossos resultados.

Marcelo Alves Duarte, que depois de um tempo parado, voltou em grande estilo e cravou excelentes resultados nas carabinas, alcançando 580 pontos na Carabina de Ar Olímpica e se classificando em 3° lugar nacionalmente. Auxiliou também na Mira Aberta de Ar, que com seus 293 pontos ajudou a levar a equipe maranhense ao 1° lugar.

Fernando Mafra, Francisco Assunção, Francisco Meirelles, participaram pela primeira vez em torneios de equipes e de cara alcançaram resultados que os colocaram na equipe maranhense.

Johnson Willis e Santos Junior já são veteranos e já auxiliaram as equipes maranhenses em diversas ocasiões.

Anderson Gomes, melhor atirador de Trap do Maranhão, também participou e compôs 2 equipes, uma de pistola de ar e outra de Duelo 20” Pistola Calibre Menor. Seu resultado de pistola de ar impressiona por não ser esta uma prova sua. Auxiliou também o Maranhão, coordenando as equipes em disputa.

Uma novidade e fato inédito em nosso esporte foram as equipes femininas. Pela primeira vez, o Maranhão inscreve equipes femininas em um torneio de equipes nacional. As 3 participantes estão de parabéns, a Ilza Rubim que mesmo sem experiência, se dispôs a compor a nossa equipe. Márcia Rossetto que saiu de Balsas, atirou bem e se habilitou a continuar nas modalidades olímpicas. Rose Teixeira, que vinda de Açailândia, participou de 5 equipes, tendo excelentes resultados em CMA de Ar e CMA 25 metros.

Recordes e destaques dos resultados dos atiradores maranhenses serão publicados em outra ocasião.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro