logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
20/08/2010

Relatório e Estatísticas do Iii Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo

III Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo

Relatório e Estatísticas

Alegria, muita alegria, festa, confraternização, risos, jantares, almoços, bate-papos com os amigos e brincadeiras, são a marca registrada deste evento. Claro que sem esquecer que de vez em quando, se dão uns tirinhos por lá também.

Como sempre um grande Torneio. E ficando maior a cada ano que passa. Este é o nosso Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo.

Realizado de 13 a 15 de agosto de 2010, o III Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo englobou a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap de 2010 e o VI Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE, compreendendo as provas de Trap Top 100 e 200 pratos, Carabina Mira Aberta de Ar, Carabina Mira Aberta 50m, calibre menor e calibre maior, Carabina Mira Aberta 25m e Silhuetas Metálicas de .22/.22 Luneta/.38.

Um grande Torneio nos números e nas estatísticas. Com 51 atiradores, 212 inscrições, 7400 tiros disparados, conseguiu ser superior em muitos números (principalmente os resultados dos atiradores) em relação ao torneio do ano passado. As 212 inscrições ( realizadas por 51 atiradores) deste torneio superaram em 9 inscrições as do ano passado, que teve 203 inscrições ( realizadas por 59 atiradores) .

Muitas ausências ilustres, de atiradores de carteirinha deste evento, foram sentidas este ano, como a do Prof José Augusto, Francisco Farias, Max Athayde, Francisco Assunção, Alexandre Saads, entre outros.

A presença de muitos atiradores do CCPETI de Imperatriz contrabalançou a ausência de atiradores de São Luís.
Muitos atiradores compareceram pela primeira vez, como os irmãos Renato e Juliano Silva, ou seu primo Rodrigo Silva, que veio especialmente de Belém para o evento. Outro que veio de fora, de Belo Horizonte, foi Jefferson Rangel, assim como sua esposa atiradora Vera Amaral, que veio de São Luís.

E vindo do Ceará, pelo terceiro ano consecutivo, Lauro Fernandes, sempre trazendo com ele atiradores para prestigiar o evento. Desta vez vieram Alexander Feitosa e Fernando Bittencourt, todos do JL Clube de Tiro, do qual Lauro é presidente.

Em construção desde o ano passado, o Estande de Ar Comprimido, já inaugurado em torneio comemorativo realizado especialmente para este fim, mas ainda incompleto, já mostrou a sua importância ao ser responsável pela prova com maior número de inscrições, a Prova de Carabina Mira Aberta de Ar, com 38 inscrições ao todo.

Neste ano, com grande parte das reformas pretendidas pelo presidente do CBTD, Valmor Sacoman, já tendo sido concluídas, o foco das atenções ficou para a organização do evento. Valmor mais uma vez se doou de corpo e alma para a realização deste evento. Parabéns a ele e a toda a sua diretoria que o apoiou e o auxiliou neste evento.

Não faltou nada, nem nos estandes, nem nas mesas. A comida era farta e gostosa. A bebida também. Churrascos de boi, carneiro e porco, e acompanhamentos como o arroz de carreteiro servido na noite de sábado estavam maravilhosos.

A imprensa acompanhou o evento, e sua divulgação fez mais conhecido o CBTD, atraindo curiosos e novos interessados em se filiar ao clube. Isso foi muito percebido pela quantidade de pessoas que chegou ao clube pedindo suas carteiras de registro de armas, devido justamente à divulgação feita através da imprensa. Para quem não sabe, a Polícia Federal confiou ao clube, a entrega aos donos, dos registros de arma da anistia realizados na cidade de Balsas no fim do ano passado.

Na competição, os destaques foram Anderson Gomes que ganhou mais um vez a prova de Trap (Top 100 e Top 200), a sua esposa, Rose Teixeira, que obteve dois excelentes resultados na CMA Ar (286) e CMA 25 metros (320).

Com uma carabina nova, o casal Ivan/Márcia Netto, melhorou sensivelmente seus resultados. É, equipamento bom ajuda. Márcia por apenas 2 pontos não igualou o Recorde Maranhense Dama de Carabina Mira Aberta 50 metros, calibre menor, que pertence a Kassandra Silva. Mas em compensação, bateu o Recorde Maranhense de Carabina Mira Aberta 50 metros calibre maior, que era dela mesma, com o resultado de 164 pontos, 3 pontos acima do anterior. Foi o único recorde maranhense batido na competição.

Outro que melhorou e que está investindo no esporte é Gilmar Blatt, que alcançou bons resultados, principalmente nas silhuetas. É só conferir na página de resultados. Ele teve uma disputa acirrada com o Luiz Fernando, que o perseguia, mas que no final levou ‘taca‘. Essa disputa entre os dois é antiga.

A garotada também melhorou. Está entrando em ritmo de competição e disputa, começando a entender das provas e dos regulamentos. Melhoraram os resultados e estão em uma salutar diputa entre eles mesmos. Se ouviu várias vezes eles pedindo aos pais para comprarem equipamentos.

No prato, além do Anderson, tivemos o Valmor Sacoman, que se estivesse na categoria sênior seria o segundo melhor geral. Renato Silva também melhorou seu resultado, assim como nosso Zé Paraná, que só não atira melhor porque não investe em treinamento e equipamento.

Na abertura do Torneio, que foi realizada no sábado ao meio dia, muitos atiradores estavam presentes. O presidente da FMTE, Wissam Maalouf e o presidente do CBTD, Valmor Sacoman proferiram algumas palavras.

Vale também ressaltar a presença de três árbitros da FMTE que vieram de São Luís para auxiliar na condução das competições. Irineu Lima, Edenilson Furtado e Washington Duilo.

Agradecemos também ao CBTD que ofereceu um banquete aos participantes do Torneio na noite do sábado, assim como ao atirador Arlindo Pandolfo que ofereceu um jantar na noite de sexta-feira.

Vale ressaltar que por causa destes jantares a turma simplesmente ‘emendou‘ permanecendo o dia e noite (até 11, 12 horas da noite), permanecendo juntos, simplesmente confraternizando.

Parabéns e obrigado a todos. A quem organizou, a quem apoiou, a quem atirou, a quem veio de longe e a quem arbitrou.

Foi mais uma festa da “Confraternização através do Tiro”, mote sempre utilizado e praticado no Tiro do Maranhão, seja em São Luís, Imperatriz ou Balsas.

Até o nosso próximo grande encontro, no mês de setembro, na cidade de Imperatriz, para o Torneio da Amazônia 2010 & 9ª Etapa - Campeonato Brasileiro de Car/Pst & 8ª Etapa - Campeonato Brasileiro de Trap 2010, no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI.

O Torneio da Amazônia 2010, em Imperatriz, está promentendo ser uma grande competição. Muita expectativa está sendo gerada em torno do evento. Desde a realização inédita de uma Etapa do Brasileiro de Carabina e Pistola, até a promessa de comparecimento de muitos atiradores, incluíndo aí muitos de São Luís, até a mobilização do CCPETI em torno da construção e melhorias dos estandes. A lojinha do Habib também vai estar lá com muitas novidades.

Acompanhe agora algumas estatísticas geradas pelo III Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense:

NÚMERO DE INSCRIÇÕES + NÚMERO DE DISPAROS
Carabina Mira Aberta 25m - 22 inscrições = 660 tiros
Carabina Mira Aberta 50m Calibre Maior - 15 inscrições = 300 tiros
Carabina Mira Aberta 50m Calibre Menor - 12 inscrições = 240 tiros
Carabina Mira Aberta de Ar - 38 inscrições = 1140 tiros
Silhuetas Metálicas .22 - 34 inscrições = 680 tiros
Silhuetas Metálicas .22 luneta - 30 inscrições = 600 tiros
Silhuetas Metálicas .38 - 29 inscrições = 580 tiros
Trap Americano Top 100 - 21 inscrições = 2100 tiros
Trap Americano Top 200 - 11 inscrições = + 1100 tiros

Total de Inscrições = 212 inscrições = 7400 tiros mínimos


INSCRIÇÕES POR CATEGORIA
Sênior - 120
Dama - 52
Júnior - 38
Máster – 2
Total = 212 inscrições


RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO III TORNEIO DE TIRO ESPORTIVO DO CERRADO MARANHENSE

CATEGORIA SÊNIOR = 34 ATIRADORES
Adelar Sandri
Adelir Sandri
Alexander Feitosa
Aluísio Fernandes
Anderson Gomes Pereira
Arlei Sandri
Arlindo Pandolfo
Afran Mendes
Claudio L Sousa
Diogenes Epifânio Rosa
Domingos Dias
Eugênio Sandri
Emir Wendler
Fernando Verschoor
Fernando Bittencourt
Gilmar Blatt
Henrique Esser
Israel S Carvalho
Ivan Fogaça Netto
Jefferson Rangel
Jeilde Ramos
Juliano Silva
João Pes
José Manzotti
Lauro Carvalho
Luiz Fernando Fogaça Netto
Oneide Luis Braum Fucina
Renner Silva Gomes
Renato Verschoor
Renato Silva
Rodrigo Silva
Rudyere Darlan Nunes Fucina
Selmo Marmett
Wissam Maalouf

CATEGORIA DAMA = 07 ATIRADORAS
Allana Queiroz
Inês Cabral
Vera Amaral
Marcia Rosseto
Naira Sandri
Rose Teixeira
Ana Paula Sandri

CATEGORIA MASTER = 01 ATIRADOR
Valmor Sacoman

CATEGORIA JÚNIOR = 09 ATIRADORES
Anselmo Sandri
Arthur Sandri
Ciro Rosseto
Guilherme Sandri
Gabriel Blatt
João Gabriel
João Pedro
Rodrigo Esser
Rafael Verschoor


TOTAL DE ATIRADORES = 51 PARTICIPANTES



fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro