O nosso conhecidíssimo Eduardo Ferreira, atirador, escritor, historiador e filiado à nossa FMTE, receberá no próximo dia 25 de fevereiro, em Brasília, na Base Aérea, das mãos do Ministro da Defesa Nelson Jobim, uma das mais altas honrarias concedidas a desportistas no âmbito militar.
É um reconhecimento justo de uma vida inteira dedicada ao esporte do tiro. Um homem com uma extensa biografia esportiva, que registra atividades desde a sua infância (seu pai foi Silvino Ferreira, um atirador de destaque no passado), seja batendo recordes nacionais, seja representando o país em inúmeras competições internacionais, seja como dirigente de inúmeras federações de tiro Brasil afora, seja como vice-presidente da CBTE, seja como escritor e grande historiador que é do nosso esporte (único historiador em atividade) , enfim, uma extensa e grande lista de serviços prestados ao Tiro Esportivo.
Aqui no Maranhão todos estão orgulhosos e felizes com esta justa condecoração. A FMTE aproveita esta oportunidade para solicitar junto à CBTE o reconhecimento de Ferreira, ( que seu trabalho seja amplamente divulgado e incentivado) dando o devido valor ao único homem (pelo menos de quem temos conhecimento) a pesquisar, registrar, compilar e guardar dados e resultados, a escrever biografias dos nossos grandes atiradores, enfim, a manter um registro confiável de nossas atividades.Atualmente parte do seu trabalho está guardado junto à FMTE.
‘A Medalha Mérito Desportivo Militar foi criada pelo Decreto No. 5958, de 07 de novembro de 2006 e destina-se a agraciar militares brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais, bem como militares e civis brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do Brasil‘.
Entre os agraciados, estão mais alguns atiradores que se destacaram no cenário do Tiro Nacional:
1. Coronel R/1 Eduardo Fernandes Ferreira
2. Major de Infantaria Emerson Duarte
3. Major de Artilharia Guilherme Guimarães Ferreira
4. Major QCO Ana Luíza Ferrão Souza Lima Vieira de Mello
fonte: FMTE