logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
25/03/2011

Norte Nordeste de 2011 - Um Torneio que Entrou para a História do Tiro Esportivo do Maranhão - Comentários - Estatísticas - Agradecimentos

Parabéns !!!!!!
Parabéns a todos os atiradores maranhenses.

O Maranhão pela segunda vez consecutiva sagrou-se CAMPEÃO do Torneio Norte Nordeste, o mais antigo Torneio de tiro do Brasil.

Este título é de todo o Maranhão. É de todos nós.

Os atiradores maranhenses devem se orgulhar profundamente por este feito heróico que esta equipe, composta por 18 atiradores de TODOS os clubes de tiro de nosso estado, conseguiu realizar fora de casa, na cidade do Recife em Pernambuco, de 18 a 20 de março de 2011.

Foi um grande Torneio em todos os aspectos. Participaram ao todo 8 unidades da federação, sendo quase todos os estados do Nordeste ( PE, BA, AL, PB, RN, CE e MA ) e um do norte (PA).

O Maranhão alcançou 118 pontos. O Ceará ficou em segundo, e Bahia e a Paraíba ficaram empatados em terceiro lugar.

A realização conjunta dos brasileiros de Carabina e Pistola, Trap e também de Fossa Olímpica, Fossa Double e Skeet deu à competição um aspecto de super evento, pois certamente muito mais de 100 atiradores transitavam pelos estandes do Caxangá.

Está de parabéns a Federação Pernambucana que com muita ousadia puxou para si a responsabilidade e realizou conjuntamente todas as 15 provas olímpicas, mais as provas especiais e mais ainda o Trap Americano. Pouquíssimos lugares no Brasil tem estrutura para isso.

Estão de parabéns também os seus dirigentes, que capitaneados pelo Presidente Bruno Saraiva, que pôs à frente seus coordenadores Dinamérico (bala) e Roberth (prato), além de envolver outros dirigentes como Gustavo Frej, ou de envolver atiradores pernambucanos como Léo Calumby e Natália.

O evento totalizou um impressionante número de 391 inscrições, apenas na parte da bala, sendo deste total um terço pertencente a inscrições de atiradores maranhenses, mais precisamente 138 inscrições. A prova que mais gerou inscrições foi a de Duelo 20‘, com o total de 136, quase 20 inscrições abaixo das realizadas no último Norte Nordeste, em São Luís no ano passado. (em São Luís foram realizadas 155 inscrições de Duelo 20‘ durante o 40º Torneio NNE em 2010)

De críticas construtivas fica pouco a observar, tendo a super lotação no trap, a que mais interferiu no andamento normal das competições. De resto ficam pequenas observações, que ficaram diminutas diante da grandiosidade do evento e deste grande retorno da federação pernambucana ao cenário nacional.

A Federação Cearense também está de parabéns por enviar tão grande, organizada e aguerrida equipe. Sua participação e a gana de vencer só valorizaram mais ainda nosso título.

Para aqueles que nos questionam e perguntam porque o nome de Edgar Ferreira está, a partir deste momento, ligado ao Ceará, só podemos responder que foi uma livre opção dele a de abandonar o seu estado natal e representar o estado vizinho. Em nenhum momento ele foi impedido ou proibido de atirar nas competições estaduais, nem tão pouco de representar seu estado. Todos são livres para ir e vir. Apenas lamentamos a ‘forçação de barra‘ de como foi feita esta transferência.

Pela primeira vez uma equipe de Alagoas e outra da Bahia ‘deram as caras‘ em um torneio NNE nestes últimos 10 anos. Tomara que continuem assim, pois a competividade sadia só faz engrandecer nosso esporte.
Esperamos que as outras federações se preparem mais e estimulem seus atiradores a participar dos próximos Norte Nordestes.

Sobre o Maranhão temos muito a dizer, começando pelo tamanho da nossa equipe. Foi a maior delegação que o tiro esportivo já enviou para fora de nosso estado em todos os tempos.

Foi mais um título de Campeão do Norte Nordeste. O segundo seguido e o sexto em nossa história. Somado ao título mais importante, o de Campeão Brasileiro de Federações, conquistado em 2005, podemos dizer que já temos em nossas camisas, a exemplo do que fazem os times de futebol, seis estrelinhas brancas e uma amarela.

Além da vitória do Norte Nordeste, o Maranhão ganhou também e de forma extraordinária, o torneio de equipes de Trap, no Top 100, com a equipe composta por Renato Steckelberg, Rodrigo Silva e Anderson Gomes. E individualmente, com Anderson Gomes no Top 100 e no Top 200. Ou seja, ganhamos tudo que participamos. É para comemorar com muita alegria mesmo.

Grande parte do corpo dirigente do Tiro do Maranhão se fez presente no Torneio, a começar pelo presidente, Wissam Maalouf, pelo vice-presidente da FMTE, José Augusto dos Reis, pelo presidente do Clube Balsense de Tiro Desportivo, Valmor Sacoman e pelo presidente do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz, Francisco Farias.

Todos os clubes maranhenses enviaram atletas. Do CAPETIM, de São Luís, foram José Augusto dos Reis, Marcelo Duarte, Rui Duarte e Fernando Mafra, do CTJIN foram Júpiter Neewler e José Henrique Sales Veras, do CLAM, foram Wissam Maalouf, Dimas Oliveira e Dimas Oliveira Filho, do CBTD, de Balsas, foram Valmor Sacoman, Márcia Rosseto e Ivan Netto e do CCPETI de Imperatriz, foram Francisco Farias, Vera Amaral, Anderson Gomes, Rosinete Teixeira, Rodrigo Silva e Renato Steckelberg.

Apenas 4 atiradores eram ‘calejados‘ em competições fora do nosso estado (Rui e Marcelo Duarte, Francisco Farias e Wissam Maalouf), poucos estavam ainda nas duas ou três primeiras viagens (Júpiter Neewler, José Augusto, Henrique Veras, Anderson Gomes, Renato e Rodrigo Silva) e o restante do grupo era a primeira vez que saía do Maranhão.

Certamente ninguém do grupo do Maranhão esquecerá tudo o que vivenciou e experimentou nestes dias.

Mas, a mais importante conquista e lição que tiramos deste último grande evento foi o valor e a força que a união e a determinação podem fazer por um grupo.

Vários fatores externos (não vale a pena comentar) aguçaram este sentimento.

Quem vai esquecer o treinamento e a adaptação ao equipamento olímpico que nossos carabineiros cederam às nossas atiradoras, preparando-as para as competições de armas longas olímpicas ? Isso tudo foi feito dentro dos quartos, tendo cada atirador ‘adotado‘ uma das meninas.

Ou quem vai esquecer o envolvimento de todos, fazendo contas, para saber como andam nossos resultados ou que provas deveríamos disputar, ou quantos pontos deveríamos alcançar, ou com que armas deveríamos atirar. Todos se envolveram de corpo e alma. E a alma do Maranhão arrebatou os corações de nosso grupo. (esse pessoal do Maranhão deu para fazer poesia agora)

Ou quem vai esquecer os inúmeros momentos descontraídos, cheios de brincadeiras, piadas (Valmor estava demais) e risos.

Quem vai esquecer do jantar em que toda a equipe compareceu, ainda uniformizada, ainda à espera dos ‘meninos‘ que estavam atirando trap à noite (foi tanta gente inscrita no trap que tiveram que atirar á noite), das conversas animadas, dos ‘chopp´s‘, das contagens de pontos, das fotos , enfim, de momentos alegres e cheios de confraternização. É a confraternização através do tiro.

Agradecimentos Especiais

Às atiradoras Márcia Rosseto, Vera Amaral e Rose Teixeira, a FMTE deixa seu reconhecimento e agradecimento por seu sacrifício e brilhante participação. Sem vocês não teríamos conseguido. Parabéns pelos resultados individuais, a Rose que agora está na Classe A em CMA 25m, a Vera que além de atirar bem, prestou um enorme serviço à equipe timbira (reservando passagens e hospedagem), parabéns também a Márcia Rosseto que com 354 pontos na pistola de ar, começou a colocar o Maranhão competitivamente nas provas olímpicas com armas curtas.

Aos nossos 4 atiradores de prato, Anderson Gomes, Renato Steckelberg, Rodrigo Silva e Valmor Sacoman, uma pequena equipe, que diante de mais de 40 atiradores de outros estados, se tornou gigante, aumentando e complementando a nossa grande festa. Parabéns a todos, pela conquista do troféu de equipe e em especial, a Anderson Gomes pela valorosa vitória no Top 100 e Top 200.

Aos mais dois novos atiradores do Maranhão, Dimas Oliveira e Dimas Oliveira Júnior, que contribuíram bastante para nossa vitória. De Dimas pai foi exigido muito sacrifício, mas que ele suportou com alegria. Ao Diminha parabéns pelo resultado no Brasileiro Júnior, estando à frente na Carabina Mira Aberta de Ar 20 Tiros - Juvenil.

A Fernado Mafra, que por sua participação, ajudou o Maranhão pontuando com seus resultados para três equipes maranhenses, parabéns.
Nossos agradecimentos ao Professor Augusto,( em breve vai ser pai de um filho de olho azul), que pontuou e fez parte de uma equipe, além de emprestar armas e equipamentos ao restante do grupo maranhense. Obrigado também por apoiar em outras áreas necessárias ao desenvolvimento deste grupo.

A Henrique Veras e Ivan Netto, obrigado por todo apoio, presença, participação e doação. Vocês também ajudaram bastante nosso grupo.

Ao nosso Francisco Farias, o Xico Sarney, atirador e dirigente, pilar do Maranhão nas provas ISSF de armas curtas, colocado em várias provas, na categoria máster, entre os três primeiros do Brasil, mais uma vez levou o nome do Maranhão para cima dos degraus do pódium. A sua alegria é importante para nosso grupo.

Aos super carabineiros, os melhores do Maranhão, Marcelo Duarte, Rui Duarte e Júpiter Neewler, um agradecimento especial, à sua enorme contribuição. Vocês foram um dos principais pilares de nosso grupo. Sem vocês o Maranhão não teria chegado lá. A FMTE sabe do seus sacrifícios, inclusive do esforço para privilegiar as competições por equipe em detrimento dos resultados individuais.

Com certeza este Torneio entrará para a história, principalmente para os que lá estiveram, participaram e escreveram um pedacinho dela.

Muito se viu, muito se aprendeu, muito se vivenciou . Muita experiência nossos novos atiradores ganharam. E também os mais experientes. Foi um Torneio intenso e disputado, que começou muitos dias antes do primeiro disparo.

A história foi escrita e ninguém mais a mudará.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro