O BIOFEEDBACK E O NEUROFEEDBACK COMO TÉCNICAS CIENTÍFICAS DE APOIO NO TREINAMENTO PSICOLÓGICO DO ATLETA DE ALTO RENDIMENTO DO TIRO ESPORTIVO
Este é o tema e a abordagem com que nosso fantástico Sílvio Aguiar, colunista, técnico de tiro e ex-atirador, apresentou na conclusão de seu curso de Educação Física como trabalho de monografia.
Ele enviou o trabalho para a FMTE e autorizou sua publicação em nosso site. O trabalho completo está publicado na nossa página principal, á direita, em um banner com o nome BIOFEEDBACK E O NEUROFEEDBACK.
Todos aqueles do mundo do tiro esportivo que se interessam por uma pesquisa séria e realizada por um profissional competente deveriam ler este trabalho.
Parabéns Sílvio Aguiar por mais este trabalho de qualidade e direcionado aos esportistas do tiro.
Breve resumo do trabalho
‘O medo e a ansiedade são emoções inevitáveis e necessárias no contexto esportivo. Desenvolver a capacidade de gerenciamento das reações emocionais é fundamental para o sucesso competitivo, em especial para o atleta do Tiro Esportivo. Aprender a autorregulação da ativação psicofisiológica é, portanto, um ponto fundamental no treinamento desse atleta e questão importante para a psicologia do esporte. Conhecer como o medo e a ansiedade se configuram na mente do atleta é o primeiro passo para definir soluções científicas de intervenção e treinamento. As abordagens cognitiva e comportamental, junto com os conhecimentos em neurociência, dão o suporte teórico necessário. Os recursos tecnológicos aliados aos avanços da neurociência configuram um cenário repleto de oportunidades para o psicólogo do esporte, exigindo, porém, desse profissional, a constante atualização tanto nas áreas de investigação das neurociências como no campo da tecnologia da informação. O Biofeedback e o Neurofeedback se apresentam como solução científica e eficaz no treinamento das habilidades psicológicas exigidas aos atletas de alto rendimento do Tiro Esportivo‘
Clique aqui e entre direto no trabalho publicado por Sílvio Aguiar:
fonte: FMTE