logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
19/09/2012

Relatório e Estatísticas do Torneio da Amazônia 2012

Relatório e Estatísticas do Torneio da Amazônia 2012

Torneio da Amazônia 2012, mais uma edição de uma competição que hoje é sinônimo de alegria e grandes resultados.

Com 202 inscrições de prova e cerca de 30 participantes de quatro estados do Brasil ( MA – TO – PA - RJ ), a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Car/Pst e a 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap, realizadas na cidade de Imperatriz entre os dias 7 e 9 de setembro, fizeram parte do Torneio da Amazônia 2012, reafirmando Imperatriz como a mais importante cidade da região amazônica na prática do Tiro Esportivo.

Não há nada mais gratificante do que poder comemorar, ao fim de um grande torneio, o sucesso da organização e dos grandes resultados, regado com sentimentos de alegria experienciados nos momentos de confraternização durante os maravilhosos dias vividos na cidade de Imperatriz. Serão lembranças carregadas por toda a vida pelos que lá estiveram.

O Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz – CCPETI, confirma-se como um dos mais completos e importantes clubes de tiro do Maranhão.

Parabéns a Francisco Farias, dirigente maior do CCPETI !!! Ele vem capitaneando maravilhosamente bem, com muito amor e responsabilidade, com dedicação e carinho por longos anos o Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz. O CCPETI vem se transformando bastante nestes últimos 5 anos, passando por ampliações, melhorias e investimentos. Naturalmente nosso Xicão recebe o apoio dos associados do clube, como Anderson Gomes, seu braço direito, Rodrigo Farias, seu filho, a família Silva, tendo a frente Renato, e por vários outros associados, que vem apoiando à sua maneira (uns mais, outros menos) ao longo dos anos.

E confirmando a importância do Torneio da Amazônia, basta lembrar a presença de grandes figuras nacionais de nosso esporte que vem freqüentando este Torneio.
Ano passado estiveram presentes Luiz Bork (ex-equipe brasileira) e Oscar Schultz de Santa Catarina. Este ano contamos com a presença do Cel. Eduardo Ferreira e de Angelamaria Rosa do Rio de Janeiro (ex-equipe brasileira e medalhista Pan americana). Ambos, amigos de longas datas do Maranhão, dispensam apresentações.

Um personagem que não podemos deixar de falar e que é um dos fundadores deste Torneio, desde a sua primeira fase, nos anos noventa, é Rubinete Nazaré. Uma figura, um apaixonado pelo Tiro Olímpico, que veio de Belém, juntamente com nossos amigos e atiradores Dennis Jennings e Marupiara Guerra. Também de Belém, veio pela primeira vez ao Maranhão, o atirador Arles Granhen. Companhias muito agradáveis as do Dennis e do Marupiara, participando de todas as nossas festinhas durante a “festona” que é o Torneio da Amazônia. Um super abraço aos Doutores Dennis e Marupiara.

No evento passado Rubinete saiu do evento conhecido como o Leão da Amazônia. Neste evento, por motivos ainda não totalmente desvendados, seu codinome foi alterado para “Mamba Negra do Tocantins”. Se algum atirador souber dos motivos deste novo codinome de Rubinete, por favor nos escreva detalhando as circunstâncias que levaram a esse nome. Realmente é um nome aterrador. O que será que significa?

Do Tocantins, vieram nossos amigos Max Athaydes e Ettore Ricardi. Para quem não sabe, Max é um dos fundadores do CCPETI e hoje é presidente da Federação de Tiro Esportivo do Tocantins. O Ettore é companheiro de todas as horas.

Participando de todos os eventos da FMTE desde o ano de 1999, o Cel. Ferreira, padrinho da FMTE, se fez presente mais uma vez em uma de nossas festas. Obrigado Cel. Ferreira por tudo que o Sr. já fez por nossa FMTE.

Dos atletas maranhenses, a FMTE só pode se orgulhar e parabenizá-los pelos excelentes resultados nacionais. Obtivemos grandes desempenhos de atiradores maranhenses nesta competição.

Mais uma vez o destaque ficou com nosso campeão Júpiter Neewler. Ele participou de 6 provas, sendo que seu “pior” resultado foi o terceiro lugar na prova de Carabina de Ar Olímpica, quando ele alcançou o terceiro lugar na Classe C, com 564 pontos. Mas para quem não sabe, Júpiter voltou a atirar esta modalidade recentemente, menos de um ano, sendo este o melhor resultado de sua vida. Além da prova de Carabina de Ar Olímpica, Júpiter alcançou na prova de CMA 50 metros Calibre Maior, o segundo lugar, e também alcançou os três primeiros lugares nacionais, nas provas de CMA 25 metros, CMA 50 metros Calibre Menor e CMA de Ar. Realmente um grande feito. Alguém conhece algum atirador no Brasil que consiga fazer isso? E ele faz isso no Maranhão e em qualquer estande. Basta ver os resultados na Final do Brasileiro de 2011 no CNTE no Rio de Janeiro. Mas o grande resultado de Júpiter, a grande vitória, foi o segundo lugar nacional na prova de Carabina Deitado, prova Olímpica e que forma equipe brasileira, quando empatou com o primeiro lugar com 586 pontos, resultado este que é novo Recorde Maranhense. Parabéns a Júpiter, que realizou um grande feito para o Tiro Esportivo do Maranhão.

Outro grande atleta maranhense que conseguiu um grande resultado foi Rui Duarte que, na categoria máster, venceu nacionalmente todos os seus adversários, conseguindo o primeiro lugar na prova de Carabina de Ar Olímpica. Rui Duarte tem se destacado também pela alegria que leva aos estandes, pelo grande apoio que tem dado ao nosso esporte, seja incentivando os novatos e companheiros, seja apoiando na organização. Muito obrigado Rui. O Tiro do Maranhão agradece.

Outro atirador que é um exemplo, é José Augusto dos Reis. Há poucos anos atirava apenas no tiro ao prato, passou a atirar e se dedicar ao tiro de bala, e hoje vem alcançando resultados e pontuação expressiva em algumas das modalidades que pratica.
No Torneio da Amazônia alcançou nacionalmente o primeiro lugar nas provas de Duelo 20 segundos Revólver Snubby e Revólver Calibre Maior, com expressivos 189 pontos, segundo lugar na prova de Pistola Calibre Maior e Revólver Calibre Menor e terceiro lugar na prova de Pistola Calibre Menor (tinha 8 adversários). Realmente um grande desempenho. Parabéns para o professor José Augusto.

Ainda nas provas da Duelo, tivemos a quebra de três Recordes Brasileiros, todos batidos pela atiradora Angelamaria Rosa Lachtermacher do Rio de Janeiro. Parabéns Angela, uma carabineira de formação, mas que bateu Recordes em provas de armas curtas. É a segunda vez que os estandes do CCPETI quebram Recordes Brasileiros.

Das 5 provas de armas curtas olímpicas e ISSF em disputa, nosso outro campeão na categoria máster, Francisco Farias, ficou em segundo lugar nacionalmente em todas as modalidades, perdendo em 4 delas para seu “freguês”, o General Breide. O melhor resultado de nosso Xicão foi na pistola de ar com 542 pontos. Parabéns Xicão! Você é nosso melhor atirador de armas curtas. Xicão ainda ficou em segundo lugar na categoria máster na prova de CMA 25 metros, com expressivos 325 pontos. Ainda levou de rebarba o terceiro lugar na CMA 50 metros Calibre Menor, Eta Xicão danado.

E falando da família Farias, temos Rodrigo que participou de várias competições alcançando nacionalmente o melhor resultado na CMA de Ar, na Classe B, com o quarto lugar nacional. Rodrigo também conquistou um excelente resultado na Puma 3x7, com 189 pontos.

No ano passado ainda estreando no tiro, Alysson Marquezelli, que recebeu sua carabina de ar olímpica, ainda na época da Copa São Luís, alcançou a pontuação de 549 pontos, com apenas 5 meses com a nova arma. O seu resultado no evento deste ano foi de 564 pontos, alcançando o segundo lugar nacional na Classe C. Ano que vem Alysson deve subir para a Classe B. Vamos aguardar.

Este ano a participação de nossas meninas deixou a desejar. Vera está de mudança para Belo Horizonte e Márcia Rosseto de mudança para o Paraná. Ambas não vem participando das nossas competições. Mas com certeza no ano que vem, quando já estiverem adaptadas em suas novas casas, vão voltar a atirar pelo Maranhão. Estamos aguardando vocês meninas. Rose Teixeira também não vem participando das competições, razão pela qual seu desempenho diminuiu neste Torneio da Amazônia. Mas mesmo assim ela conseguiu o terceiro lugar nacional nas provas de CMA de Ar e Carabina de Ar Olímpica Classe C. Parabéns Rose.

E falando em Rose, não se pode deixar de falar em Anderson Gomes. Anderson, por motivos profissionais, ainda não tinha disparado este ano. Mas mesmo assim veio, atirou e ganhou. Ganhou, vencendo no Trap Top 100 e Top 200. De acordo com Renato Silva, “papai voltou”. É o nosso campeão mostrando sua fibra.

Na categoria máster, o vencedor do Trap, foi Max Athayde, com excelente resultado.

Além de bebidas, festas, jantares, passeios e trilhas fizeram parte das programações extra competições do Torneio. Banhos no rio Tocantins, trilhas pelas belíssimas cachoeiras da região, banquetes, entre outras formas de confraternização, deram o tom da festa e alegria do evento.

No Trap tivemos a presença de muitos atiradores, em especial da delegação de Balsas, capitaneada pelo seu presidente, Valmor Sacoman, que trouxe consigo os atiradores Gilmar Blatt e Orlando Silva. Vale lembrar que apenas quinze dias antes, aconteceu o Torneio do Cerrado, na cidade de Balsas, sendo tudo comandado por nosso querido Valmor. Também foi um torneio maravilhoso. Quem foi sabe.

Agradecemos mais uma vez ao apoio da Pousada Ponta do Sol, sob os cuidados dos irmão Renato e Juliano Steckelberg, que apoiou a FMTE doando a hospedagem dos árbitros da FMTE. Renato também apoiou no passeio de lancha pelo Rio Tocantins, quando proporcionou um dia maravilhoso nas águas tocantinas.

A equipe de arbitragem, composta pelos árbitros Clauber Muniz (classificação), Cel. Eduardo Ferreira (provas de 25 metros), Edmilson Furtado (ar comprimido) e Washington Duílo (carabinas mira aberta e carabina deitado), foi exemplar, com bom controle dos estandes e sem incidentes. A FMTE agradece a sua equipe de arbitragem, que demonstrou confiança e experiência mais do que nunca neste evento. A FMTE ainda agradece ao amigo Johnson Willis, que tomou de conta da prova de Silhueta Metálica de Ar. Johnson ainda atirou CMA Ar ficando em terceiro lugar local, com 287 pontos, melhorando muito seu desempenho histórico.

Agradecemos ainda a José Afran, que saiu da cidade de Paraibano, do outro lado do Maranhão, e veio prestigiar, como faz todo ano, o Torneio da Amazônia.

Temos também nosso amigo José Olavo Reis, que atirou bastante, e que ao que contam as fontes do FBI, realizou processo completo de interiorização regional.




O jantar de confraternização e premiação foi realizado na Toca do Bode, restaurante tradicional, e contou com a participação de cerca de 40 pessoas. Foi animado e bem descontraído! Vários atiradores se manifestaram no evento.

Com a certeza da missão cumprida, o CCPETI e a FMTE se despedem de mais um torneio, tendo alcançado plenamente seus objetivos de promover o esporte do tiro e de, mais uma vez, realizar a festa da ‘Confraternização Através do Tiro‘.


Veja, abaixo, algumas estatísticas do evento:

Participantes do Torneio

Alysson Marquezelli
Júpiter Neewler
Francimar Dias
Marcelo Duarte
Marupiara Guerra
Clauber Cardoso Muniz
Rose Teixeira
Angelamaria Lachtermacher
Rubinete Nazaré
Dennis Jennings
Arlen Grahen
Wissam Maalouf
Anderson Gomes
José Augusto dos Reis
José Olavo Reis
Rui Duarte
Francisco Farias
Rodrigo Farias
Ettore Ricardi
Gilmar Blatt
Valmor Sacoman
Orlando Pereira
Johnson Willis
Renato Steckelberg
Juliano Steckelberg
Max Athayde
Aluísio Fernandes
José Afran Mendes
Expedito


Provas e Números de Inscrições
Carabina de Ar = 5 inscrições
Carabina Deitado = 3 inscrições
Pistola de Ar = 4 inscrições
Fogo Central = 3 inscrições
Pistola Standard = 2 inscrições
Pistola Livre = 2 inscrições
Tiro Rápido = 1 inscrição
Carabina Mira Aberta de Ar = 31 inscrições
Carabina Mira Aberta 25 metros = 25 inscrições
Carabina Mira Aberta 50 metros – calibre maior = 17 inscrições
Carabina Mira Aberta 50 metros – calibre menor = 19 inscrições
Duelo 20” = 48 inscrições
Trap Top 100 = 13 inscrições
Trap Top 200 = 9 inscrições
Puma 3x7 = 2 inscrições
Silhueta Metálica de Ar = 18 inscrições

Total de Inscrições = 202 inscrições
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro