Mais uma vez os resultados dos atiradores maranhenses elevam o nome do nosso Estado em nivel nacional.
Esse feito ocorreu durante a realização da segunda Etapa do Campeonato Brasileiro On-Line de Car/Pst, no fim de semana passado dos dias 22 a 24 de março.
No Maranhão a Etapa foi sediada em São Luís, no CAPETIM e em Imperatriz no CCPETI. Correu paralelo também, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap e uma Etapa do Campeonato Maranhense.
Ao todo quase 100 inscrições foram registradas, indicativo de um início de retomada do crescimento do tiro esportivo no Maranhão.
Dois recordes maranhenses (já foram homologados) foram igualados.
Júpiter Neewler que alcançou o resultado de 195 pontos (de 200 pontos máximos) na prova de Carabina Mira Aberta 50 metros - calibre menor e Rui Duarte com seus 292 pontos (de 300 pontos máximos) na prova de Carabina Mira Aberta de Ar. Parabéns a estes atiradores por estes resultados fantásticos.
Nesta etapa, nacionalmente, o atirador Rui Duarte alcançou na prova de Carabina de Ar Olímpica o resultado de 557 pontos, (de 600 pontos máximos possíveis) ficando em 2º lugar, atrás apenas de seu tradicional adversário o Cel. Arnaldo Mendonça, que obteve 563 pontos. Rui Duarte alcançou também o resultado de de 557 pontos na prova de Carabina Deitado, ficando em 3º lugar nacional, na categoria máster (acima de 55 anos). Mas o melhor resultado de Rui Duarte foi na prova de Carabina Mira Aberta de Ar, quando ele alcançou o resultado de 292 pontos, sendo o 1º lugar nacional, na categoria máster. Se esse resultado fosse comparado com todas as outras categorias da prova de Carabina Mira Aberta de Ar, Rui teria vencido mais de 70 adversários. Rui tem se mostrado um dos mais aguerridos esportistas de nosso esporte. Continue assim.
Outro atleta que subiu no podium brasileiro, foi Júpiter Neewler, que ficou em 1º lugar na prova de Carabina Mira Aberta 50 metros - Calibre Menor, com a fabulosa marca de 195 pontos. Júpiter também competiu na disputadíssima e dificílima prova olímpica de Carabina Deitado (são disparados 60 tiros a uma distância de 50 metros, na posiação deitado, em um tempo de uma hora, com a possibilidade de 600 pontos possíveis, sendo que a zona de impacto onde fica o 10, mede cerca de 1 centímetro). Júpiter alcançou nesta prova o resultado de 575 pontos, ficando em 6º lugar no Brasil.
Ainda na prova de Carabina de Ar Olímpica tivemos a participação dos atiradores Alysson Marquezelli, que não foi bem desta vez e de Marupiara Guerra, que atirou em Imperatriz.
Uma revelação nesta etapa do brasileiro, para nós maranhenses, foi o desempenho e as vitórias alcançadas pelo atirador Ben-Hur da Nóbrega, que venceu, na Classe B, as provas de Carabina Mira Aberta 25 metros (315 pontos) e de Carabina Mira Aberta 50 metros - calibre maior (166 pontos). Foi a melhor participação de Ben-Hur em etapas do campeonato brasileiro até então. Parabéns Ben-Hur, continue assim.
Nossa atiradora, Alessandra Mendes Lopes, também fez bonito e ficou com o primeiro lugar na prova de Carabina Mira Aberta de Ar na categoria dama-juvenil. Parabéns pequena Alê.
Outro atirador a exemplo de Ben-Hur, que surpreendeu e subiu ao podium, foi José Henrique Sales Veras, que nas provas de Duelo 20 segundos, na Classe B, alcançou o 3º lugar na prova de Duelo Pistola Calibre Maior, com 168 pontos e alcançou o 2º lugar na prova de Duelo Pistola Calibre Menor, com 174 pontos. Foi um retorno vitorioso de nosso pequeno Henrique Veras aos estandes.
E como não poderia deixar de ser, nosso vencedor do Troféu Mirante 2012, José Augusto dos Reis também subiu ao podium, nas provas de Duelo 20 segundos na categoria Máster. José Augusto ficou em 3º lugar nas provas de duelo pistola calibre maior (176 pontos de 200 possíveis) e revólver calibre menor (184 pontos de 200 possíveis).
Já na Etapa do Brasileiro de Trap (tiro ao prato), o nosso destaque foi o atirador Jefferson Rangel, que na prova de Trap Top 200, Clase B, ficou em segundo lugar nacional com 186 pratos quebrados (de 200 pratos lançados), com certeza um excelente e alto resultado. Participaram também deste etapa, os atiradores da FMTE, Aluísio Fernandes, Francisco Farias e Renato Steckelberger.
Como vimos, estes foram apenas os atiradores que ficaram entre os três primeiros lugares nas respectivas classificações, tendo ainda muitos outros atiradores maranhenses participado e alcançados bons resultados em outras posições.
Como dissemos em matéria publicada neste site, por ocasião da 1ª Etapa do Brasileiro, realizada mês passado, a promessa que este ano parecia que nossos atiradores prometeriam bons resultados para a temporada, está se confirmando.
Os resultados nacionais podem ser conferidos clicando logo abaixo, em um link direto da página de resultados da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
Veja também em nosso site, os resultados da etapa maranhense, que correu paralela à etapa do brasileiro, quando atiradores que ou por não serem confederados, ou por não desejarem participar nacionalmente das competições, também mostram uma série de bons resultados, já formando o Ranking Maranhense (ver na página de ranking do site da FMTE as colocações neste momentos dos atiradores maranhenses) para a coroação ao final da temporada de tiro, dos Melhores do Ano.
Na etapa do campeonato maranhense, tivemos a presença de mais atiradores ainda, com destaque a Martim Góes, que venceu as provas de Duelo e Carabina 50 m, calibre maior, a Sidnei Martins que venceu as provas de Carabina Mira Aberta 25 m e 50 metros menor, a José Olavo Reis, nas provas de Bench Rest, a Johnson Willis, que venceu a prova de Carabina Mira Aberta de Ar, e a Julian Hague, vencedor da prova de Pistola de Ar e de Duelo Revólver Menor, na categoria máster.
Basta entrar em nossa página de resultados no site da FMTE e conferir estes e outros resultados.
fonte: FMTE