VI Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense
Realizado de 16 a 18 de agosto de 2013, com 125 inscrições e 37 participantes, o VI Torneio do Cerrado Maranhense de Tiro Esportivo englobou a 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap de 2013 e o IX Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE, compreendendo as provas de Pistola de Ar, Trap Top 100 e 200 pratos, Carabina Mira Aberta de Ar, Carabina Mira Aberta 50m, calibre menor e calibre maior, Carabina Mira Aberta 25m e Silhuetas Metálicas de Ar .22/.22 Luneta/.38 e o Bench Rest.
Pela 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap (etapa compreendida dentro do Torneio do Cerrado) temos grandes números e resultados. Com 22 inscrições no Trap, sendo 15 no Top 100 e 7 no Top 200 nossos atiradores foram bem e trouxeram ao Maranhão a terceira colocação no Resultado Geral por Federações com oito pontos de um total de 14 federações participantes, sendo que no Top 100 ficamos por equipe em nono lugar e no Top 200 por equipe, em segundo.
Individualmente tivemos 5 podiuns ao todo, sendo o principal deles a vitória de Juliano Steckelberg na Classe B do Top 200. Nesta mesma prova e classe Aluísio Fernandes chegou na terceira colocação.
Renato Steckelberg alcançou o segundo lugar no Top 200 da Classe A, resultado muito bom, haja visto que o grau de dificuldade da Classe A é maior.
Francisco Farias chegou em segundo lugar no Top 200, na categoria máster, assim como nossa atiradora Vera Amaral, que estreou na modalidade, e de cara fez um bom resultado no Top 100 e que a alçou ao segundo lugar nacional na categoria Dama.
Estão de parabéns estes atiradores que mais uma vez alçaram o nome do Maranhão aos degraus mais elevados do mundo esportivo nacional.
Nas provas de Carabina Mira Aberta 25 metros, Carabina Mira Aberta 50 metros Calibre Maior e Calibre Menor, tivemos o atirador e presidente da FMTE Wissam Maalouf como grande vencedor na categoria Sênior (de 21 a 55 anos). O atirador Emir Wendler, de Balsas, se mostrou uma revelação, sendo considerado como a nova esperança dos carabineiros de Balsas.
Nas provas de silhuetas metálicas, as mais disputadas, tivemos vários vencedores nas três modalidades disputadas. Na modalidade de .22 de mira aberta, o vencedor foi Emir Wendler, que derrubou 17 das 20 silhuetas possíveis.
Já Israel Carvalho, venceu na modalidade de .22 com luneta, derrubando 14 das 20 silhuetas e Afran Mendes ficou em segundo com 13 silhuetas, isso na categoria sênior. Já na categoria máster (acima de 55 anos), o vencedor foi José Augusto dos Reis, que também derrubou 14 silhuetas e ficando Valmor Sacoman em segundo lugar.
Na modalidade de silhuetas .38 , tivemos um duelo encarniçado entre Johnson Willis e Fábio Bessa, tendo este último levado a melhor. Johnson foi alcançado no final da tarde, quando não tinha mais tempo para reagir ao resultado de Fábio, que empatou com ele, mas pelo critério de desempate levou a melhor.
Mas Johnson levou sua douradinha quando venceu a prova de Carabina Mira Aberta de Ar e ficando morto de feliz, chegando até a mostrar os dentes.
Na modalidade Bench Rest, o duelo ficou por conta de José Olavo Reis e Wissam Maalouf, com a vitória deste último. Apesar dos protestos e utilização de todas as desculpas de atirador possíveis e imagináveis, José Olavo em sua segunda tentativa perdeu novamente. Fica agora a cobrança de uma promessa, ainda não cumprida, mas que todos aguardam que será cumprida na cidade de Imperatriz, por ocasião do Torneio da Amazônia a se realizar em setembro próximo.
As participações dos atiradores vindos de São Luís, como José Augusto dos Reis, José Olavo Reis, Wissam Maalouf, Johnson Willis, Fábio Bessa, do atirador de Paraibano, Afran Mendes, dos atiradores de Imperatriz, Francisco Farias, os irmãos Renato e Juliano Steckelberg, além de simpatizantes do evento, como os compadres e Josés Bonfim e Cutrim, deram ao Torneio o caráter e a grandeza de competição estadual.
A arbitragem, também deslocada de São Luís, já experiente, com os árbitros Clauber Muniz (Diretor de Arbitragem da FMTE), Edenilson Furtado e Washington Duílo, prestou um grande serviço ao nosso esporte e desde já ficam de parabéns pelo seu trabalho. Eles já estão escalados para Imperatriz, para o Torneio da Amazônia, em meados de setembro, torneio este de caráter nacional regional (maior torneio de tiro esportivo do norte do Brasil).
A criançada compareceu em menor número este ano nas provas de ar comprimido, até porque muitos estão deixando de ser crianças, e começando a ter novos interesses. Cabe aos pais também a ajuda na manutenção dos filhos em nosso esporte, fator este principal de entrada de novos praticantes.
Os atiradores de Balsas compareceram em grande número e prestigiaram e apoiaram o evento, seja com trabalho, seja com doações. Só assim é que se constroem grandes clubes. As mulheres também compareceram em grande número, seja apoiando, seja acompanhando e também atirando.
Valmor Sacoman, o presidente do CBTD, como bom organizador, manteve a tradição de hospitalidade do clube, oferecendo todas as condições para o desenvolvimento de um bom Torneio. Os almoços e o banquete de confraternização do sábado à noite, foram a parte mais gostosa disso. Parabéns a ele e a toda a sua diretoria que o apoiou e o auxiliou neste evento.
No IX Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE, que teve a participação de 6 equipes, a vitória foi da equipe Imperatriz, com Francisco Farias, Renato Steckelberg e Juliano Steckelberg, com 269 pratos quebrados. A Equipe Aéreo ficou em segundo lugar, com 248 pratos. Oneide Fucina e Henrique Esser e José Paraná foram seus componentes. Gilmar Blatt, Valmor Sacoman e Orlando Silva, da equipe SuperKip , fiaram com o Bronze, com 240 pratos quebrados.
Parabéns e obrigado a todos. A quem organizou, a quem apoiou, a quem atirou, a quem veio de longe e a quem arbitrou.
Foi mais uma festa da “Confraternização através do Tiro”, mote sempre utilizado e praticado no Tiro do Maranhão, seja em São Luís, Imperatriz ou Balsas.
Até o nosso próximo grande encontro, no mês de setembro, dos dias 13 a 15, na cidade de Imperatriz, para o Torneio da Amazônia 2013 no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI.
Acompanhe agora algumas estatísticas geradas pelo VI Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense:
NÚMERO DE INSCRIÇÕES
Pistola de Ar Masculino - 1 inscrição
Carabina Mira Aberta 25m - 10 inscrições
Carabina Mira Aberta 50m - 15 inscrições
Carabina Mira Aberta de Ar - 19 inscrições
Bench Rest – 6 inscrições
Silhuetas Metálicas - 59 inscrições
Trap Americano Top 100 - 19 inscrições
Trap Americano Top 200 - 06 inscrições
Total de Inscrições = 125 inscrições
fonte: FMTE