logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
26/11/2013

Final do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola 2013 – Participação e Títulos Conquistados Pelo Maranhão

Realizada na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo – CNTE, futuro palco das Olimpíadas de 2016, de 22 a 24 de novembro, a Final do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola de 2013, teve a maior participação de atletas (cerca de 300), de número de inscrições (1518) e de federações (17) de sua história.

A Final do Brasileiro é a coroação do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, é a última parte de um campeonato que teve 8 etapas ao longo de todo o ano. O atirador pode participar das 8 etapas e dentro destas 8 etapas apenas os seus 4 melhores resultados formarão o ranking. Estes 4 melhores resultados serão somados e divididos por 4, encontrando-se a sua média. Esta média será somada ao resultado obtido pelo atirador na Final do Brasileiro. Esta pontuação final será a que determinará a classificação de todos os atiradores do Brasil. Os três primeiros colocados serão agraciados com os Títulos de Campeão, Vice-Campeão e Terceiro Lugar do Brasil.

A delegação maranhense que esteve presente no Rio de Janeiro representando nosso estado foi composta pelos atiradores José Augusto dos Reis, José Olavo Reis, José Afran Mendes, Rui Duarte, Ben-Hur Nóbrega, Johnson Willis, Fábio Bessa, Alysson Marquezelli, Francisco Farias e Wissam Maalouf.

A Federação Campeã foi a do Ceará, seguida por Santa Catarina e Rio de Janeiro. A Federação Maranhense ficou na sétima colocação. Ao todo 17 federações representando 17 estados do Brasil, participaram do Campeonato Brasileiro de 2013, o maior da história.

Dentre nossos atiradores todos foram vencedores pelo simples fato de estarem presentes no Rio de Janeiro e terem participado das etapas do brasileiro ao longo do ano.

E dentre estes atiradores vencedores, vários ganharam títulos brasileiros. Ao todo o Maranhão trouxe 14 títulos, sendo Rui Duarte e Francisco Farias os maiores vencedores com 5 títulos cada.

Johnson Willis e Fábio Bessa (o atirador blogueiro) fizeram sua estréia nos estandes do CNTE e participaram pela primeira vez de uma final do brasileiro. José Afran, saído da cidade de Paraibano, participa pela segunda vez, e para a sua alegria trouxe na bagagem uma medalha de segundo lugar na prova de Carabina Mira Aberta 50m – Calibre Menor, Classe B.

Outro atirador que era só felicidade, foi Ben-Hur Nóbrega, que conquistou o Título de Campeão Brasileiro na Classe B da prova de Carabina Mira Aberta 50m Calibre Maior. Ben-Hur vem crescendo no tiro esportivo ano após ano, fruto de seu interesse e dedicação para melhorar cada vez mais. Ano que vem ele estará na Classe A, a categoria mais importante desta modalidade.

E mais um atirador que estará na Classe A no ano que vem, é Alysson Marquezelli, que em uma campanha vitoriosa ao longo de 2013, ficou em posição de conquistar o título de Campeão Brasileiro de Carabina de Ar Olímpica, na categoria Sênior, Classe B. Ele ficou em segundo lugar na competição realizada no CNTE, mas devido aos seus resultados ao longo do ano, conquistou assim mesmo o Título de Campeão. Ele perdeu na prova da Final apenas para o atirador medalhista de bronze dos jogos Pan-americano de 2003, em São Domingos, Fábio Coelho (que está retornando ao tiro esportivo).

O atirador e presidente da FMTE, Wissam Maalouf, que apesar de não ter alcançado bons resultados em outras modalidades, ganhou uma medalha de prata na prova de USBR de Fogo Circular Sporter.

José Augusto dos Reis também trouxe um título brasileiro, o de terceiro colocado na prova de Carabina de Ar Mira Aberta. Em outros anos ele conseguiu trazer vários títulos brasileiros, mas que em face ao crescimento e aumento da quantidade de atiradores e da elevação do nível técnico, a conquista de títulos ficou muito mais difícil do que antes.

José Olavo Reis também deu sua contribuição ao Maranhão. Ele conquistou o título de terceiro colocado na prova de USBR Fogo Circular Custom. José Olavo, juntamente com José Augusto dos Reis e Wissam Maalouf, foram os pioneiros na participação das modalidades de BenchRest (USBR) no Maranhão.

Francisco Guilherme de Farias conquistou simplesmente 5 títulos de vice-campeão brasileiro. Um grande feito, uma grande conquista. Todos estes títulos foram conquistados nas provas de armas curtas olímpicas e ISSF. Todas na categoria Máster, que é de atiradores masculinos com idade acima de 55 anos.

Para finalizar, temos a grande conquista dos 5 títulos ganhos por Rui Duarte, na categoria Máster, sendo 4 de Campeão Brasileiro e um de terceiro colocado. Foram títulos suados, conquistados desde as primeiras etapas do brasileiro desde o começo do ano. Rui foi um lutador e um grande incentivador do tiro esportivo neste ano. Seus títulos foram merecidos.

A Federação Maranhense de Tiro Esportivo-FMTE, dá os parabéns a todos estes atletas e se orgulha dos seus feitos e conquistas. E com esta competição se encerra o calendário de 2013 da FMTE

Títulos brasileiros individuais conquistados

CARABINA DE AR OLÍMPICA
Rui Duarte – Terceiro Lugar do Brasil – Categoria Máster
Alysson Marquezelli – Campeão Brasileiro – Categoria Sênior Classe B

CARABINA DEITADO
Rui Duarte – Campeão Brasileiro – Categoria Máster

PISTOLA DE AR MASCULINO
Francisco Guilherme de Farias – Vice-Campeão Brasileiro – Categoria Máster

PISTOLA DE FOGO CENTRAL
Francisco Guilherme de Farias – Vice-Campeão Brasileiro – Categoria Máster

PISTOLA DE TIRO RÁPIDO
Francisco Guilherme de Farias – Vice-Campeão Brasileiro – Categoria Máster

PISTOLA STANDARD
Francisco Guilherme de Farias – Vice-Campeão Brasileiro – Categoria Máster

PISTOLA LIVRE
Francisco Guilherme de Farias – Vice-Campeão Brasileiro – Categoria Máster

CARABINA MIRA ABERTA DE AR
Rui Duarte – Campeão Brasileiro – Categoria Máster
José Augusto dos Reis – Terceiro Lugar do Brasil – Categoria Veterano

CARABINA MIRA ABERTA 25M
Rui Duarte – Campeão Brasileiro – Categoria Máster

CARABINA MIRA ABERTA 50M CALIBRE MENOR
Rui Duarte – Campeão Brasileiro – Categoria Máster

CARABINA MIRA ABERTA 50M CALIBRE MAIOR
Ben-Hur Nóbrega de Oliveira – Campeão Brasileiro – Categoria Sênior Classe B

USBR-BENCHREST – FOGO CIRCULAR CUSTOM
José Olavo Reis – Terceiro Lugar do Brasil – Categoria Principal





fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro