logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
19/09/2014

Relatório e Estatísticas do Torneio da Amazônia 2014

O Torneio da Amazônia 2014 foi realizado na cidade de Imperatriz, no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz - CCPETI, no período de 12 a 14 de setembro, valendo pela 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola e pelo Campeonato Maranhense 2014.

Nesta edição do Torneio, atiradores de São Luís, Balsas, Açailândia, Belém e Araguaína, além de Imperatriz, participaram com muita alegria das competições.

O Presidente do CCPETI, Francisco Farias, deixou os estandes impecáveis, prontos e arrumados como nunca antes, realmente um “brinco”, como se costuma falar no jargão popular. O carisma, a alegria e seu jeito único de ser, fazem com que todos tenham muito carinho e um grande apreço de estar junto de nosso Francisco Farias, também conhecido como Chicão ou Chico Sarney (reparem os bigodinhos).

A ele, o Tiro do Maranhão tem uma grande dívida por toda sua dedicação e amor por nosso esporte. Seja como dirigente, seja como atirador, o trabalho e a luta de Francisco Farias em prol do Tiro Esportivo é merecedor do nosso mais profundo respeito, assim como, do reconhecimento pela Federação Maranhense de Tiro Esportivo por toda sua dedicação e importância ao nosso esporte. Obrigado por tudo Chicão.

A arbitragem foi composta pelos árbitros Clauber Muniz e Edenilson Furtado, que mais uma vez desempenharam seu papel de forma muito competente e de superação, pois a ausência por motivos de força maior, de um terceiro árbitro, os obrigou a trabalhar dobrado para compensar a falta do companheiro.

Do Tocantins, tivemos a presença dos atiradores Ettori Ricardi e Max Saldanha Athayde. Max Athayde além de atirador é o Presidente da Federação de Tiro Esportivo do Tocantins e um velho conhecido e freqüentador dos estandes maranhenses. Sua presença alegra e movimenta o ambiente do tiro. O Ettori Ricardi também já é freqüentador dos estandes maranhenses e também sua presença é muito alegre e simpática.

De Belém, tivemos mais uma vez a presença de Arles Brandão e sua família. Arles atirou bastante e participou dos dias alegres entre os companheiros em Imperatriz. E falando do Pará, foi sentida a ausência do atirador Rubinete Nazaré, sempre presente e prestigiando os Torneios da Amazônia (foi co-fundador do Torneio da Amazônia). Além dele sentimos a falta de Dennis Jennings e Marupiara Guerra, assíduos freqüentadores.

A delegação balsense, capitaneada pelo seu presidente Valmor Sacoman, que promoveu a festa do tiro há um mês em Balsas, (Torneio do Cerrado) é também merecedor do respeito e reconhecimento da Federação Maranhense de Tiro Esportivo por seu trabalho à frente do CBTD. Acompanharam Valmor, além de seus familiares, os atiradores Oneide Fucina, Henrique Esser e Emir Wendler. Toda essa turma de Balsas é uma simpatia e anima qualquer lugar onde chegam.

De Açailândia tivemos a participação do casal atirador, Anderson Gomes e Rose Teixeira, presenças marcantes no tiro esportivo maranhense, tanto por sua animação quanto pelos resultados obtidos por ambos em competições.

De Imperatriz tivemos inúmeros atiradores participantes e presentes, alguns se federando pela primeira vez. Em nome deles escolhemos o atirador Renato Steckelberg para agradecer sua participação. E registramos também que Renato e seu irmão e sócio Julian, apoiaram a FMTE, ao ceder em sua Pousada Ponta do Sol, um quarto destinado para a arbitragem do Torneio da Amazônia. A FMTE agradece.

E falando das estatísticas e resultados dos atiradores, registramos que este Torneio teve a participação de 22 atiradores com 121 inscrições ao todo. Quatro equipes foram inscritas ao todo, para o torneio de Trap.

Os grandes resultados obtidos no Trap foram alcançados por Max Athayde, Francisco Farias e Valmor Sacoman, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar no Top 100 (100 pratos) da categoria máster (acima de 55 anos). Na categoria sênior (21 a 55 anos) tivemos na mesma seqüência, Anderson Gomes, Ettori Ricardi e Aluísio Fernandes. No Top 200, tivemos na categoria sênior, vitória com Anderson Gomes, seguido de Renato Steckelberg e em terceiro lugar Ettori Ricardi. Na categoria máster do Top 200, tivemos Max Athayde em primeiro e Francisco Farias em segundo.

Na disputa por equipes, a equipe de Imperatriz foi a vitoriosa e campeã do torneio. A equipe de Tocantins ficou em segundo, a equipe Jabuti ficou em terceiro e a equipe de Balsas em quarto.

Nas provas de CMA (Carabina Mira Aberta) e nas provas de Duelo 20, o atirador Wissam Maalouf venceu todas as 8 diferentes modalidades na categoria sênior. Emir Wendler e Arles Brandão se revezavam nas segundas e terceiras colocações. Na categoria máster Francisco Farias foi o vencedor de maioria das competições, assim como Rose Teixiera foi a grande vencedora na categoria dama. Francisco Farias ainda venceu as 4 provas olímpicas de armas curtas.

Nas modalidades do BenchRest, Anderson Gomes venceu no ar comprimido de PCP, seguido por Emir Wendler e Ettori Ricardi. Na modalidade de .22 Custom 50 metros o vencedor foi Wissam Maalouf, seguido de Anderson Gomes e Renato Steckelberg. Ettore Ricardi venceu a modalidade de .22 sporter 50 metros.

Em todos os outros aspectos o Torneio da Amazônia foi maravilhoso, principalmente na alegria e descontração (basta ver as fotos) proporcionados pelos 3 dias de competição, onde os velhos companheiros de tiro tiveram a oportunidade de se reencontrar e celebrar a amizade.

Este foi um breve e sucinto relato de alguns dos acontecimentos ocorridos nestes 3 dias de competição na cidade de Imperatriz, onde mais uma vez a Confraternização Através do Tiro saiu vitoriosa.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro