logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
05/06/2015

Desempenho dos Atiradores Maranhenses Nas Últimas Etapas dos Campeonatos Brasileiros de Carabina e Pistola e na Etapa de Trap

Realizadas no fim do mês de maio, em todo o Brasil, a 4ªEtapa do Campeonato Brasileiro de Carabina e Pistola e a 5ª Etapa do Brasileiro de Trap foram sediadas no Maranhão, nas cidades de São Luís, no Clube de Caça, Pesca e Tiro do Maranhão - CAPETIM, em Balsas, no Clube Balsense de Tiro Desportivo – CBTD e em Imperatriz, no Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz – CCPETI.

Ao todo tivemos 53 inscrições de atletas maranhenses, com bons resultados, e entre estes alguns medalhistas nacionais.

Comecemos com o Trap. O Trap é uma modalidade do Tiro ao Prato, com ampla participação e aceitação nacional. É considerada uma modalidade de acesso às modalidades Olímpicas do Tiro ao Prato, e que são a Fossa Olímpica, Fossa Doublê e Skeet. Nesta etapa tivemos nacionalmente 430 inscrições. Destas, 11 inscrições foram maranhenses, tendo o atleta Jefferson Rangel, alcançado o excelente resultado de 94 pratos quebrados (em no máximo 100), na Categoria Sênior Top 100 – Classe D, e se classificado, subindo ao podium, em 3º lugar. Além dele, tivemos Francisco Farias, que na Categoria Máster Top 200 – Classe B, alcançou o 2º lugar nacional, também subindo ao podium, com 174 pratos quebrados (em no máximo 200). Ainda no Trap, apesar de não ter conquistado nenhuma medalha, vale a pena reportar a volta de Anderson Gomes aos estandes de tiro, após alguns anos parado. Anderson, para quem não sabe, é um grande atirador do Trap, e já foi por diversos anos o nosso melhor atirador na modalidade. Ele quebrou 95 pratos, e ficou em 10º lugar na disputadíssima Classe AAA.

Já no Tiro de Carabina e Pistola (no tiro ao prato, as armas são espingardas), modalidade de Benchrest-USBR, tivemos um resultado de gente grande com a retumbante vitória de Rui Duarte, que com 243 pontos (de 250 máximos possíveis)na categoria Benchrest Fogo Circular – USBR Custom – Principal - Classe A. Este resultado deu o primeiro lugar a ele e ao Maranhão, no Brasil. Rui Duarte, juntamente com José Augusto dos Reis e Carlos Otávio, deram ao nosso Estado, também um primeiro lugar em equipes. E ainda no Bench Rest, tivemos Carlos Otávio, que também trouxe uma medalha ao Maranhão, a de 3º lugar na categoria Benchrest Fogo Circular – USBR Unlimited – Principal - Classe B.
José Augusto dos Reis, sempre acostumado a medalhas nos domínios do USBR, desta vez não alcançou nenhuma, mas ajudou o Maranhão a formar equipes, nas diversas modalidades do USBR. José Olavo Reis e Ruan Boaid, também pontuaram para equipes pelo nosso Maranhão.

Partindo para as provas de armas longas olímpicas, tivemos novamente Rui Duarte como destaque. Ele venceu a prova nacional, de Carabina de Ar Olímpica – Máster (acima de 55 anos) e ficou em terceiro lugar na prova de Carabina Deitado – Máster, alcançando 554 pontos de 600 máximos possíveis. Nesta mesma prova, o jovem Pablo Eduardo Silva, alcançou o primeiro lugar na categoria Júnior.

Nas provas nacionais (modalidades estritamente praticadas no Brasil e não Olímpicas), tivemos mais uma vez a estrela de Rui Duarte brilhando. Ele venceu a categoria Máster da prova de Carabina Mira Aberta 25m, alcançando 326 pontos. Mais uma medalha de ouro para o Maranhão. E como se não bastasse, Rui ainda venceu outra prova nacional, a de Carabina Mira Aberta 50m – Calibre Menor, com 189 pontos de 200 máximos possíveis.

Outro grande resultado, e que culminou em um outro 1º lugar para o Maranhão, foi o alcançado por Alysson Marquezelli, na prova de Carabina Mira Aberta de Ar, onde ele fez 299 pontos de 300 máximos possíveis. Um grande resultado e um grande podium para nosso Estado. Ainda na prova de Carabina Mira Aberta de Ar, mais uma vez o “endiabrado” Rui Duarte marcou grande presença e alcançou o 2º lugar nacional na categoria Máster, com 285 pontos. Vinda da região tocantina, a atiradora campeã e medalhista, Rose Teixeira, também beliscou um 2º lugar, na categoria Dama (mulheres entre 21 e 55 anos) e com seus 288 pontos, contribuiu para dar à equipe maranhense o quarto lugar nacional.

Nas modalidades olímpicas de armas curtas, tivemos, também da região tocantina, Francisco Farias, que participou das provas de Pistola de Tiro Rápido, Fogo Central, Pistola Standard e Pistola de Ar. Ele, na categoria Máster (acima de 55 anos), ganhou 4 medalhas de prata, ao ficar em 2º lugar nas 4 provas.

Com todas estas participações e estes resultados, a Federação Maranhense de Tiro Esportivo, só tem a agradecer seus atiradores e parabenizá-los pelas excelentes conquistas em prol de nosso esporte e de nosso Maranhão.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro