logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
09/09/2015

Relatório e Estatísticas do Viii Torneio do Cerrado Maranhense

Mais um grande Torneio de Tiro do Maranhão.
Simplesmente fantástico........um dos melhores Torneios do Cerrado de todos os tempos.

Este era o sentimento experimentado e verbalizado pela maioria dos participantes do VIII Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense. A Confraternização foi mais uma vez a marca registrada deste Torneio. Foi tudo perfeito.

Este ano foram feitas 276 inscrições (ano passado foram 185 inscrições) realizadas por cerca de 50 atletas de três estados diferentes (MA-PA-TO), e que se reuniram no Clube Balsense de Tiro Desportivo-CBTD, na cidade de Balsas, de 20 a 23 de agosto, no Torneio do Cerrado de 2015.

Foi realizado conjuntamente com as Etapas dos Brasileiros de Trap (8ª Etapa) e de Carabina e Pistola (7ª Etapa), tendo seus resultados válidos, para o Ranking Maranhense, e também válidos para o Ranking Brasileiro. Foi realizado paralelamente o XI Torneio de Equipes de Tiro ao Prato da FMTE, com a participação de 8 equipes concorrentes.

O grande diferencial, a grande novidade deste ano, foram as novas instalações que o Clube Balsense de Tiro Desportivo – CBTD, ofereceu aos atiradores que lá estiveram.

Já na sexta-feira à noite, no restaurante Espeto de Ouro, uma grande mesa com mais de 20 pessoas se formou para comemorar a reunião de grandes e velhos amigos que se encontraram em Balsas.

Há anos se estudava a idéia de alterar a pedana e de aumentar e mudar os postos destinados ao tiro a bala. Este ano grande parte disso se concretizou. Há pouco menos de três meses tudo começou. Valmor Sacoman, presidente do CBTD, capitaneou tudo. Juntamente com os sócios do clube, arrecadou recursos, preparou projeto para a nova pedana, comprou uma nova máquina de lançar pratos automática, conseguiu combustível e tratores para abrir as novas pistas do tiro a bala, nas distâncias de 25, 50, 100 e 300 metros, além de construir duas pistas de silhuetas metálicas de ar comprimido, aproveitando parte do estande de ar.

A pedana, inclusive com placa de inauguração, estava irretocável. Tudo era novo nela. Máquina nova (automática), uma coberta maior onde o sol da tarde não mais atrapalha, piso cimentado saindo da linha de tiro e chegando até a nova casa da máquina. Isso sem falar no design arrojado de toda a pedana, elaborado pela caneta de Valmor. E o sucesso dela se confirmou após 29 inscrições de Trap e um grande resultado alcançado por Anderson Gomes, que cravou 95 pratos quebrados no Top 100.

Uma das surpresas do evento foi a construção das duas pistas de silhuetas no estande de ar comprimido. Ficaram tão boas e convidativas, que as inscrições saíram de zero (ano passado) a 34 inscrições de silhuetas de ar este ano.

Mas o trabalho que exigiu grandes esforços, recursos e capacidade de administração e mobilização, foi a abertura dos novos espaços para os estandes do tiro a bala. Construídos perpendicularmente ao antigo estande, foram abertos 10 novos postos de tiro nos 25m, 10 novos postos de tiro nos 50m, e espaço para até seis pistas de silhuetas nos 100m. Além destes, em espaço adjacente, foi aberta uma linha de tiro em um estande de 300m, com capacidade para 5 postos, ou mais.

Com isso a parte final do antigo estande acabou virando um espaço propício para o tiro prático. Quem sabe se ano que vem no Torneio do Cerrado não teremos esta nova modalidade?

Era visível a satisfação do presidente do clube e dos associados com os novos espaços criados. Todos estavam orgulhosos dessas novas conquistas. O grande desafio agora é dar sequência aos trabalhos iniciados, angariando mais ajuda com os associados do CBTD, para fazer o piso e cobrir as novas linhas de tiro abertas. Precisamos da ajuda de todos para tornar o CBTD um dos maiores e mais agradáveis estandes de tiro do Maranhão.

Como parte da programação, houve na manhã de sábado, após a 1ª rodada do Trap, as Cerimônias de Abertura e de Inauguração. A Cerimônia de Abertura foi conduzida pelo Presidente da FMTE, Wissam Maalouf, que deu as boas vindas a todos e falou sobre as novas instalações do clube e sobre o desafio que foi torná-las realidade. Falou de sua atuação como árbitro nos Jogos Pan Americanos de Toronto, e o prestígio que isso significava para o Maranhão. Deu uma camisa oficial do Pan ao presidente do CBTD, Valmor Sacoman.

Depois, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol do Tiro do Maranhão, prestou homenagem a três companheiros do esporte, entregando-lhes troféus da Federação para marcar o ato. A Rubinete Chagas Nazaré, embora paraense, sempre prestigiou e colaborou na promoção do Tiro do Maranhão. A Jefferson Rangel Rabelo, por sua colaboração valiosa em apoiar e defender os interesses da FMTE. E por fim, a Valmor Sacoman Crepaldi, por todo o trabalho realizado à frente do CBTD, tornando-o um dos maiores e mais importantes clubes maranhenses.

Rubinete Nazaré pediu a palavra, falou de sua relação com o Tiro do Maranhão, e entregou uma medalha a Valmor Sacoman. Ele também trouxe um banner comemorativo ao Torneio com várias homenagens.

Após isso, Valmor tomou a palavra e falou sobre o grande desafio que o CBTD se propôs, agradeceu a presença de todos, agradeceu a ajuda dos sócios, e comandou o tiro inaugural, que foi disparado pela primeira sócia mulher do clube, a Sra. Adriany Dalzoto. Após este ato, o Torneio reiniciou.

O clube foi todo decorado com muitas bandeiras, banners e faixas, deixando-o mais próximo ao clima da festa que ele acolheria. Bonitos troféus e medalhas (medalhas em metal com a fita com o logo da Federação) comemorativos aos 40 anos da FMTE, foram a premiação aos participantes.

No plano esportivo, tivemos como destaque o Recorde Maranhense no BenchRest de fuzil, que foi batido por Anderson Gomes (198 pontos). Este Recorde pertencia a Wissam Maalouf (195 pontos).

No XI Torneio de Equipes de Tiro ao Prato, que contou com 8 equipes, tivemos a grande vitória da Equipe de Imperatriz, seguida pela equipe de Balsas e pela Equipe Mista. Ver todos os resultados já publicados no fim desta página.

Do Pará tivemos a presença de 5 atiradores, sendo eles capitaneados por Rubinete Nazaré. Dennis Jennings, Tayane Oliveira, Solón Bayde e Athos Treptow, também estiveram em Balsas pela primeira vez. Agradecemos a presença deles após tão longa viagem.

Do Tocantins tivemos uma equipe capitaneada pelo presidente da federação tocantinense, Max Athayde. Com ele chegaram Dalila Moraes, Bruna Athayde e Celso Ciúfa. Agradecemos a presença de nossos companheiros do Tocantins.

E do Maranhão, compareceram atiradores de São Luís, Paraibano, Açailândia, Imperatriz e Riachão. E que também percorrem grandes distâncias, devido ao tamanho do Estado.

O corpo de arbitragem do Torneio, composto pelos árbitros da FMTE, Clauber Muniz, Washington Duílo e Edenilson Furtado, todos oriundos de São Luís, realizou muito bem seu trabalho. Mais uma vez parabéns.

Os agradecimentos ficam também para o Hotel Imperial de Balsas, que apoiou e hospedou a arbitragem da FMTE.

O jantar de confraternização e premiação se deu no próprio clube, no sábado a noite. Foi um oferecimento do CBTD aos participantes do Torneio, quando se vivenciou mais um dos bons momentos de descontração e alegria experimentados durante o evento.

Com a certeza do dever cumprido, a FMTE e, o CBTD e seus sócios, só tem a comemorar todos os resultados e conquistas obtidos neste evento. Tudo funcionou a contento, muitos disparos, atiradores felizes e orgulhosos com seus novos espaços. A expectativa pela continuidade e finalização dos estandes, antes do torneio do ano que vem, é a grande meta de todos.

Mais uma vez a Confraternização Através do Tiro, se fez presente em um evento do Tiro Esportivo do Maranhão. Até o próximo Torneio do Cerrado Maranhense.


Provas e Números de Inscrições

Carabina de Ar = 1 inscrição
Carabina Deitado = 2 inscrições
Pistola de Ar = 3 inscrições
Fogo Central = 3 inscrições
Pistola Sport = 1 inscrição
Pistola Standard = 1 inscrição
Pistola Livre = 1 inscrição
Carabina Mira Aberta de Ar = 31 inscrições
Carabina Mira Aberta 25 metros = 31 inscrições
Carabina Mira Aberta 50 metros – calibre maior = 9 inscrições
Carabina Mira Aberta 50 metros – calibre menor = 10 inscrições
Duelo 20” = 45 inscrições
Silhuetas Metálicas de Ar = 34 inscrições
Silhuetas Metálicas .22 = 48 inscrições
Silhuetas Metálicas .22 com Luneta = 16 inscrições
Silhuetas Metálicas .38 = 2 inscrições
Trap Top 100 = 24 inscrições
Trap Top 200 = 05 inscrições
Benchrest = 9 inscrições
Total de Inscrições = 276 inscrições em 24 modalidades


Resultados do Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense 2015 – Balsas - MA


Pistola de Ar Masculino
Categoria Única
1º – Francisco Farias – MA – 533 pontos
2º – Dennis Jennings – MA – 510 pontos


Pistola de Ar Feminino
Categoria Dama
1º – Tayane Oliveira – MA – 277 pontos


Pistola Sport
Categoria Dama
1º – Tayane Oliveira – MA – 330 pontos


Pistola Livre
Categoria Única
1º – Dennis Jennings – MA – 493 pontos


Pistola Standard
Categoria Única
1º – Dennis Jennings – MA – 504 pontos


Fogo Central
Categoria Única
1º – Dennis Jennings – MA – 515 pontos
2º – Solón Bayde – PA – 425 pontos
3º – Athos Treptow – PA – 415 pontos


Carabina Deitado
Categoria Única
1º – Wissam Maalouf – MA – 546 pontos
2º – Rubinete Nazaré – PA – 507 pontos


Carabina de Ar Olímpica
Categoria Única
1º – Emir Wendler – MA – 419 pontos


Carabina Mira Aberta 25m
Categoria Sênior
1º – Wissam Maalouf – MA – 329 pontos
2º – Emir Wendler – MA – 291/300/301/304 - 304 pontos
3º – Afran Mendes – MA – 300 pontos
4º – Diógenes Rosa – MA – 201/203/246/292 - 292 pontos
5º – Antônio Queiroz – MA – 291 pontos
6º – Gilmar Blatt – MA – 279/288 – 288 pontos
7º – Orlando Pereira – MA – 281 pontos
8º – Adelir Sandri – MA – 267/278 – 278 pontos
9º – Arlindo Pandolfo – MA – 176/194/221/278 - 278 pontos
10º – Edenilson Furtado – MA – 273 pontos
11º – Eugênio Sandri – MA – 252 pontos
12º – Rafael Santos – MA – 221/250 - 250 pontos



Categoria Dama
1º – Rosinete Teixeira – MA – 307 pontos
2º – Tayane Oliveira – MA – 222/263 - 263 pontos

Categoria Máster
1º – Francisco Farias – MA – 299 pontos
2º – Rubinete Nazaré – PA – 266 pontos
3º – Valmor Sacoman – MA – 236 pontos

Categoria Junior
1º – Murilo Pandolfo – MA – 132 pontos


Carabina Mira Aberta 50m – Calibre Menor
Categoria Sênior
1º – Wissam Maalouf – MA – 181/178 - 181 pontos
2º – Emir Wendler – MA – 176/164/177 - 177 pontos
3º – Edenilson Furtado – 138 pontos
4º – Antônio Luís Gomes – MA – 82/122 - 122 pontos

Categoria Máster
1º – Francisco Farias – MA – 180/172 - 180 pontos



Carabina Mira Aberta 50m – Calibre Maior
Categoria Sênior
1º – Wissam Maalouf – MA – 167/178 - 178 pontos
2º – Antônio Celso Ciúfa – TO – 171/168/170 - 171 pontos
3º – Emir Wendler – MA – 160 pontos
4º – Gilmar Blatt – MA – 158 pontos
5º – Afran Mendes – MA – 142 pontos
6º – Solon Bayde – PA – 99 pontos



Carabina Mira Aberta de Ar
Categoria Sênior
1º – Emir Wendler – MA – 270/279 - 279 pontos
2º – Wissam Maalouf – MA – 269/277 - 277 pontos
3º – Edenilson Furtado – MA – 239/269 - 269 pontos
4º – Solon Bayad – PA – 249 pontos
5º – Washington Duílo – MA – 249 pontos
6º – Clauber Muniz – MA – 235/245 – 245 pontos
7º – Vitor Henrique – MA – 225 pontos
8º – Henrique Filho – MA – 267/278 – 278 pontos
9º – Eugênio Sandri – MA – 215 pontos
10º – Michael Ribeiro – MA – 199 pontos

Categoria Dama
1º – Rosinete Texeira – MA – 286 pontos
2º – Bruna Athayde – TO – 258 pontos
3º – Tayane Oliveira – MA – 242 pontos

Categoria Máster
1º – Max Athayde – TO – 267 pontos
2º – Rubinete Nazaré – PA – 257/260 - 260 pontos

Categoria Júnior
1º – Gabriel Blatt – MA – 226/229 - 229 pontos
2º – Murilo Pandolfo – MA – 167/207/183 - 207 pontos
3º – João Artur – MA – 123/171 - 171 pontos
4º – Natanel Oliveira – MA – 145/166 - 166 pontos
5º – Paulo Octávio – MA – 127 pontos
6º – Accioly Filho – MA – 23 pontos



Duelo 20” - Pistola Calibre Maior
Categoria Sênior
1º – Dennis Jennings – MA – 166/170/176 - 176 pontos
2º – Athos Treptow – PA – 162/158/159/138 - 162 pontos
3º – Solon Bayde – PA – 120/124/145/139/140 - 145 pontos
4º – Rafael Santos – MA – 61/121 - 121 pontos
5º – Alessandro Arruda – MA – 105 pontos
6º – Coronel Medeiros – MA – 95 pontos
7º – Sá – MA – 52 pontos
8º – Fabrício Oliveira – MA – 14 pontos


Duelo 20” - Revólver Calibre Maior
Categoria Sênior
1º – Dennis Jennings – MA – 181/187/186/190 - 190 pontos
2º – Wissam Maalouf – MA – 188/181/186/181 - 188 pontos
3º – Solon Bayde – PA – 154/176/183 - 183 pontos
4º – Athos Treptow – PA – 171 pontos
5º – Antônio Celso Ciúfa – TO – 157 pontos
6º – Fabrício de Oliveira – MA – 14 pontos

Categoria Dama
1º – Tayane Oliveira – MA – 113/107 - 113 pontos


Duelo 20” - Revólver Calibre Menor
Categoria Sênior
1º – Dennis Jennings – MA – 187/186/194 - 194 pontos
2º – Wissam Maalouf – MA – 176/181/189 - 189 pontos
3º – Solon Bayde – PA – 183 pontos
4º – Jefferson Rabelo – MA – 91 pontos


Duelo 20” - Revólver Snubby
Categoria Sênior
1º – Solon Bayde – PA – 106/79 - 106 pontos
2º – Athos Treptow – PA – 102 pontos
3º – Alessandro Arruda – MA – 53 pontos



Silhuetas Metálicas - .22
Categoria Sênior
1º – Emir Wendler – MA – 15/13 - 15 silhuetas
2º – Antônio Geovan – MA – 11/12/11 - 12 silhuetas
3º – Oneide Fucina – MA – 7/6/10/12/11 - 12 silhuetas
4º – Washington Duílo – MA – 12 silhuetas
5º – Erich Feitosa – MA – 10/7/8/6 – 10 silhuetas
6º – Arlindo Pandolfo – MA – 7/8/10/6/9 – 10 silhuetas
7º – Orlando Pereira – MA – 10 silhuetas
8º – Gilmar Blatt – MA – 10 silhuetas
9º – Afran Mendes – MA – 10/7 - 10 silhuetas
10º – Adriano Blatt – MA – 10/6 – 10 silhuetas
11º – Joel Feldkircher – MA – 1/8 – 8 silhuetas
12 – Diógenes Rosa – MA – 8/6 - 8 silhuetas
13º – Regis Câmara – MA – 6/7 – 7 silhuetas
14º – Clauber Muniz – MA – 6 silhuetas
15º – Felipe Lima – MA – 6 silhuetas
16º – Vitor Henrique – MA – 1/6 - 6 silhuetas
17º – Fabrício Costa – MA – 4 silhuetas
18 – Alessandro Arruda – MA – 4/2 – 4 silhuetas
19º – Elvis Nascimento – MA – 3 silhuetas
20º – Otávio Queiroz – MA – 1/0/2 - 2 silhuetas

Categoria Dama
1º – Fagner Feldkircher – MA – 1 - 1 silhueta
2º – Tatiely Nascimento – MA – 0 - 0 silhueta

Categoria Junior
1º – Gabriel Blatt – MA – 6/7 - 7 silhuetas
2º – Cauê da Rosa – MA – 3 silhuetas



Silhuetas Metálicas - .22 com Luneta
Categoria Sênior
1º – Afran Mendes – MA – 11/11/5/12/13 - 13 silhuetas
2º – Gilmar Blatt – MA – 12/13 - 13 silhuetas
3º – Antônio Luís Gomes – MA – 8 silhuetas
4º – Otávio Queiroz – MA – 7 silhuetas
5º – Fabrício de Oliveira – MA – 3/6 – 6 silhuetas


Categoria Máster
1º – Valmor Sacoman – MA – 7/6 - 7 silhuetas

Categoria Junior
1º – Gilmar Blatt – MA – 10/7/10 - 10 silhuetas



Silhuetas Metálicas - .38
1º – Emir Wendler – MA – 9 silhuetas
2º – Afran Mendes – MA – 8 silhuetas




Silhuetas Metálicas - Ar
Categoria Sênior
1º – Emir Wendler – MA – 9/14/16/12/16 - 16 silhuetas
2º – Henrique Filho – MA – 7/15 - 15 silhuetas
3º – Clauber Muniz – MA – 14 silhuetas
4º – Otávio Queiroz – MA – 7 silhuetas
5º – Michael Ribeiro – MA – 6 silhuetas
5º – Solon Bayde – PA – 3 silhuetas

Categoria Dama
1º – Tatiely Nascimento – MA – 2 silhuetas

Categoria Junior
1º – Rodrigo Esser – MA – 13/13/16 - 16 silhuetas
2º – Gabriel Blatt – MA – 11/12/7/7/5 - 12 silhuetas
3º – Murilo Pandolfo – MA – 7/3/6/5/6/4 - 7 silhuetas
4º – Diogo Arruda – MA – 7/6 - 7 silhuetas
5º – Tiago Crepaldi – MA – 4 silhuetas
6º – Nataniel Oliveira – MA – 3 silhuetas
7º – João Gabriel – MA – 1/1 - 1 silhueta
8º – Cauê da Rosa – MA – 1 silhueta
9º – João Artur – MA – 1 silhueta




Benchrest – Fuzil 100m
Categoria Principal
1º – Max Athayde – TO – 200 pontos
2º – Anderson Gomes – MA – 198 pontos
3º – Wissam Maalouf – MA – 195 pontos


Benchrest – Fogo Circular Custom 50m .22
Categoria Principal
1º – Wissam Maalouf – MA – 224 pontos
2º – Emir Wendler – MA – 178 pontos
3º – Fabrício Oliveira – MA – 164 pontos


Benchrest – Ar Comprimido - PCP Unlimited
Categoria Principal
1º – Wissam Maalouf – MA – 198/235 - 235 pontos
2º – Emir Wendler – MA – 231 pontos




Trap Top 100
Categoria Sênior
1º – Anderson Gomes – MA – 95 pratos
2º – Jefferson Rangel – MA – 88 pratos
3º – Celso Ciúfa – TO – 85 pratos
4º – Wissam Maalouf – MA – 82 pratos
5º – Gilmar Blatt – MA – 82 pratos
6º – Joel Feldkircher – MA – 80 pratos
7º – Oneide Fucina – MA – 79 pratos
8º – Orlando Pereira – MA – 78 pratos
9º – Emir Wendler – MA – 74 pratos
10º – Rafael Silva – MA – 74 pratos
11º – Henrique Esser – MA – 72 pratos
12º – Rudyere Fucina – MA – 72 pratos
13º – Otávio Queiroz – MA – 71 pratos
14º – Arlindo Pandolfo – MA – 71 pratos
15º – Adelir Sandri – MA – 69 pratos
16º – João Pes – MA – 60 pratos
17º – Fabrício Assis – MA – 60 pratos
18º – Antônio Queiroz – MA – 56 pratos
19º – Diógenes Rosa– MA – 50 pratos
20º – Antônio Luís Gomes – MA – 49 pratos


Categoria Dama
1º – Dalila Moraes – TO - 42 pratos

Categoria Máster
1º – Max Athayde – TO – 89 pratos
2º – Francisco Farias – MA – 88 pratos
3º – Valmor Sacoman – MA – 76 pratos



Trap Top 200
Categoria Sênior
1º – Gilmar Blatt – MA – 166 pratos
2º – Joel Feldkircher – MA – 161 pratos
3º – Henrique Esser – MA – 151 pratos
4º – Rafael Silva – MA – 123 pratos

Categoria Máster
1º – Francisco Farias – MA – 177 pratos



Resultados de Equipes

1º – Equipe Imperatriz – 271 pratos
Anderson Gomes – 95 pratos
Jefferson Rabelo – 88 pratos
Francisco Farias – 88 pratos

2º – Equipe CBTD – 237 pratos
Gilmar Blatt – 82 pratos
Oneide Fucina – 79 pratos
Valmor Sacoman – 76 pratos

3º – Equipe Mista – 234 pratos
Wissam Maalouf – 82 pratos
Orlando Pereira – 78 pratos
Emir Wendler – 74 pratos

fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro