logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo
CNPJ 06.496.095/0001-62
CR 1365 / 8
logo
MA Maranhão
23/09/2015

Atiradores Maranhenses Viajam para Barreiras na Bahia, para Brasileiro de Trap

Mais uma festa do Tiro Esportivo Brasileiro. Desta vez foi na Bahia. E contou com a participação de atiradores do Maranhão.

Foi na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, em pleno Cerrado Central Brasileiro. Foi de 17 a 19 de setembro de 2015, na 9ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap, onde acontecia concomitantemente, a Final do Campeonato Baiano de Tiro ao Prato.

Saíram do Maranhão oito atiradores e famílias para participarem da 9ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Trap. Foram eles: Valmor Sacoman, Gilmar Blatt, Oneide e Rudiere Fucina, Henrique Esser, Emir Wendler, Arlindo Pandolfo e Wissam Maalouf. Apenas este último se deslocou de São Luís. Todos os demais eram de Balsas, do CBTD.

De Balsas, na quinta-feira, dia 17, os 660km de distância que a separam de Barreiras, foram percorridos por terra, em 4 caminhonetes. Apenas um atirador se deslocou de avião no dia seguinte.

As estradas no Maranhão estavam ruins. Em Alto Parnaíba, o município mais ao sul do Estado, havia a travessia por balsa do rio Parnaíba, rio que faz a divisa com o Piauí. No Piauí ainda se passou por alguns trechos sem asfalto. Mas a paisagem do Cerrado brasileiro entre Balsas e Barreiras foi uma constante, de visual bonito, contrastando algumas vezes com grandes fazendas de soja, a perder de vista, prontas para receber o plantio.

A festa maranhense já começou na saída de Balsas, na fazenda dos Blatt, onde os 4 veículos se reuniram. Um café da manhã, com linguiça e queijo feitos no local, aumentaram o ânimo. O presidente do CBTD “ganhou” uns queijos e linguiças, e que seriam aproveitados depois em Barreiras.

Na travessia da balsa, em Alto Parnaíba, na divisa com o Piauí, um incidente ocorreu, deixando-a a deriva no meio do rio Parnaíba. Mas isso não foi problema para os maranhenses, que deram muitas risadas do episódio. Mais detalhes com Gilmar Blatt, que testemunhou tudo.

A chegada em Barreiras foi ao fim da tarde, seguindo-se diretamente ao Clube. Lá, já avançavam treinos entre os atiradores locais, e os maranhenses não perderam tempo e também fizeram algumas séries.

O hotel, Chalés dos Buritis, ficava à margem da BR, e do Rio das Ondas. Um rio muito atraente com águas rasas e convidativas e onde também se desenvolviam alguns esportes de aventura como a descida de rafting.

A infra-estrutura envelhecida das acomodações, era compensada pela presença do rio, que além de fornecer um belo cenário, convidava para banhos e rodadas de cerveja com os amigos.

A recepção dos baianos para com a equipe maranhense foi de muita atenção e carinho. As três noites em Barreiras foram despendidas dentro do clube. Rodas de conversa, churrascos e muita confraternização. As fotos mostram tudo.

Realizou-se treinamentos, participação no “entrevero noturno”,(espécie de disputa de equipes por sorteio, com direito a premiação em dinheiro), culminando com a participação na prova de Trap Double à noite, que teve muita alegria e barulho, onde a equipe maranhense estreou na modalidade, sob os gritos de alegria comandados por Arlindo Pandolfo, que, a cada Double acertado, seja por ele, seja por algum dos 4 maranhenses que disputaram a modalidade, gritava bem alto “Double” e chamava a atenção de todos.

A modalidade de Double consiste de duas séries de 50 pratos, perfazendo 100 pratos ao máximo. Duas máquinas lançam dois pratos sempre na mesma posição, sem haver nenhuma mudança. Cabe ao atirador acertar os dois pratos, que são lançados simultaneamente.

O torneio teve a participação de mais de 60 atiradores de Trap, oriundos de todos os clubes da Bahia.

O Campeonato Baiano de Tiro ao Prato é uma competição bem acirrada e que desfruta de um bom regulamento, com boa premiação e muita disputa, fazendo deste, um dos maiores do Brasil, refletindo a excelente fase da Bahia na modalidade.

Parabéns aos dirigentes baianos, aos presidentes dos clubes(que andam alinhados com a sua entidade maior), à diretoria da federação baiana, e, em especial, ao seu presidente, Jodson Edington, pelo grande trabalho à frente da Federação Baiana.

Quanto aos resultados dos maranhenses, ficaram aquém do esperado. Mas a organização do torneio premiou os atiradores convidados.

A novidade foi o Trap Double, que foi implantado e disputado por maranhenses nesta etapa, já tendo sido publicados seus resultados, Ranking e Novo Recorde Maranhense, pertencente a Arlindo Pandolfo, com 62 pratos quebrados.

Fotos do Torneio, com mais informações, também estão publicadas neste site, na galeria de fotos. Acesse e veja o que aconteceu durante este maravilhoso torneio.

Com certeza foi uma viagem que trouxe muita experiência, conhecimentos, novas amizades, e a implantação de uma nova modalidade do tiro ao prato no Maranhão.

A Federação Maranhense de Tiro Esportivo - FMTE, agradece a todos os membros e companheiros dirigentes e esportistas baianos, pela bela acolhida recebida por seus atiradores. E agradece mais ainda, aos seus atiradores por terem participado deste grande evento.
fonte: FMTE
logo
Federação Maranhense de Tiro Esportivo

Rua Afonso Pena n° 291, sala 01 - Centro - São Luís - MA - 65010-030

phone(98) 9811-81188

CR 1365 / 8
CNPJ 06.496.095/0001-62

Sobre
Técnico
Mídias
logo Academia do Tiro
versão 2024/03
logo academia do tiro