Realizado anualmente no mês de novembro, a Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, é o maior evento de Tiro Esportivo do Brasil.
Este ano, ele ocorreu na cidade de Resende, no Estado do Rio de Janeiro, dentro dos estandes de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, dos dias 19 a 22 de novembro.
Como de costume, a Federação Maranhense de Tiro Esportivo, incentiva e apoia a formação de uma equipe do selecionado estadual, para participar e competir representando o Estado do Maranhão.
Os atiradores Rui Manuel Duarte, José Augusto dos Reis, Pablo Silva, Alysson Marquezelli, Johnson Willis, Carlos Octávio, Thiago Reis, José Olavo Reis e Wissam Maalouf, participaram da edição de 2015 do Torneio. Além deles, o diretor de arbitragem da FMTE, Clauber Muniz, compôs a delegação maranhense para participar da Final na função de árbitro e ajudar a equipe da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo – CBTE, a conduzir as competições. Já está publicado na galeria de fotos, imagens dos maranhenses nesta competição.(http://www.fmte.com.br/template.php?pagina=/federacao/fotos_visualiza.php&id_galeria=223&area=fotos&subarea=)
Resende dista do Rio de Janeiro cerca de 160 KM, e é situada em uma área montanhosa e que encanta todos os visitantes, principalmente os que se dirigem ao distrito de Penedo, local de bonitos restaurantes e pousadas.
Neste ano, o grande embate entre federações se deu entre as federações do Ceará e do Distrito Federal, sendo que esta última foi a grande vitoriosa, levando o Título de Campeã Brasileira de 2015. A federação de São Paulo ficou em terceiro lugar.
Muitas equipes de vários estados se fizeram presentes, algumas das quais, como as de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegaram uniformizadas e em grandes ônibus, embelezando e gerando uma disputa salutar entre os estados.
Paralelo à Final, foi convocada pela CBTE, por meio de Edital, uma Assembléia Geral Extraordinária – AGE, para discutir entre outros assuntos, a situação da Federação Piauiense de Tiro Esportivo e Prático e o clube também do Piauí, o Krak Clube de Tiro, que tem uma vinculação direta à Confederação Brasileira. Também há uma galeria sobre este evento. (http://www.fmte.com.br/template.php?pagina=/federacao/fotos_visualiza.php&id_galeria=224&area=fotos&subarea=)
O Presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo-FMTE, Wissam Maalouf, se fez presente na AGE, representando a FMTE nas votações. Ao fim de todo o processo, houve um jantar de confraternização juntamente com os presidentes de federações, organizadores e pessoal da CBTE, quando ao seu final, uma homenagem do Presidente da CBTE e um Parabéns a Você, a Wissam Maalouf, revelaram uma surpresa combinada pelos presentes por ocasião do aniversário natalício do presidente da FMTE.
A disputa entre os títulos brasileiros (consideramos até a terceira colocação), a cada ano está mais acirrada. Em 2015, nossos atiradores conquistaram apenas 5 títulos, contra 14 no ano passado. Foram 2.612 (dois mil seiscentos e doze) inscrições ao todo, registrados durante os 4 dias de competição, desta Final de 2015.
A principal força da equipe maranhense se concentrou nas modalidades de BenchRest. Capitaneadas por José Augusto dos Reis (precursor da modalidade em nosso estado) e Rui Duarte, detentores dos principais (e caros) equipamentos para a modalidade. Um grande desafio desta modalidade, é o peso dos equipamentos e a consequente dificuldade em transportá-los por modo aéreo aos locais de competição. O peso destes equipamentos, é avaliado em dezenas de kilos. A ajuda dos membros da equipe é imprescindível para o sucesso do grupo.
O resultado dos maranhenses nesta modalidade foi muito bom, ficando em segundo lugar por equipe em Benchrest Ar Comprimido - WRABF Light Varmint. Apesar do maciço investimento dos maranhenses, outras equipes também conquistaram bons resultados, mostrando a evolução , o desenvolvimento e a competitividade da modalidade.
O melhor resultado individual ficou com Rui Duarte, na terceira colocação em Benchrest Ar Comprimido - WRABF Light Varmint – Principal, e José Olavo dos Reis em Benchrest Fogo Circular - USBR Unlimited - Principal - Classe B. José Augusto e Thiago dos Reis, ficaram em 4º lugar nas categorias principais em outras modalidades do BenchR est.
Como Título Brasileiro, a turma do BenchRest ganhou , através de José Augusto dos Reis, a sua melhor colocação – Terceiro Lugar Benchrest Fogo Circular - USBR Unlimited – Principal – Classe A.
Uma das esperanças de Título e medalha para o Maranhão foi na Carabina Mira Aberta de Ar, com Alysson Marquezelli, que chegou como franco favorito ao título, devido ao excelente desempenho na modalidade ao longo do ano, e a sua posição de 1º do Ranking Brasileiro, até então. Mas, infelizmente, seu resultado ficou muito aquém do esperado, deixando escapar a medalha e o Título. A grande pressão por um bom resultado afetou nosso campeão.
Tivemos ainda a conquista por Rui Duarte, nas modalidades Olímpicas, os Títulos de Campeão Brasileiro na Carabina de Ar Masculino – Máster e Vice-Campeão Brasileiro na Carabina Deitado Masculino – Máster, premiando com louvor todo o seu esforço, dedicação e investimento ao longo do Calendário 2015.
Ainda nas modalidade de armas longas Olímpicas, tivemos o jovem Pablo Eduardo Silva, que conquistou o Título de Campeão Brasileiro na Carabina Deitado Masculino – Júnior.
Outro título conquistado, mas no Tiro ao Prato (Trap Americano), alguns dias atrás, na Final do Campeonato Brasileiro de Trap, realizada na cidade de Rio Claro, em São Paulo, foi com o atirador de Imperatriz, Francisco Guilherme de Farias, que em grande feito, conquistou o Título de Campeão Brasileiro no Trap Top 200 – Máster Masculino B.
Parabéns a todos estes campeões e a todos que participaram ao longo de 2015, de todas os eventos do Calendário da FMTE, que possamos em 2016, Ano Olímpico, desenvolver e propagar nosso esporte para mais e mais pessoas de nosso estado.
Títulos Brasileiros Conquistados por Maranhenses em 2015
Rui Manuel da Costa Duarte – Campeão Brasileiro na Carabina de Ar Masculino – Máster
Pablo Eduardo Santos Silva – Campeão Brasileiro na Carabina Deitado Masculino – Júnior
Rui Manuel da Costa Duarte – Vice-Campeão Brasileiro na Carabina Deitado Masculino – Máster
José Augusto dos Reis – Terceiro Lugar Benchrest Fogo Circular - USBR Unlimited – Principal – Classe A
Francisco Guilherme de Farias – Campeão Brasileiro no Trap Top 200 – Máster Masculino B
fonte: FMTE