Relatório e Estatísticas do X Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense
Realizado de 17 a 20 de agosto de 2017, no Clube Balsense de Tiro Desportivo-CBTD, na cidade de Balsas-MA, o X Torneio de Tiro Esportivo do Cerrado Maranhense, em edição comemorativa do jubileu de 10 anos, foi simplesmente o melhor Torneio de todos os tempos.
As mais de 600 inscrições falam por si mesmas. Um número recorde e impressionante, que resume todo o sucesso do Torneio. Apenas durante as Copas São Luís, tivemos mais inscrições do que estas, culminando 850 inscrições, durante o Torneio Norte Nordeste, realizado em São Luís em 2003.
Atiradores de todo Maranhão se dirigiram para Balsas. E de outros estados também. Rio Grande do Norte, Tocantins e Bahia estavam presentes.
Todo esforço depreendido pelo Clube Balsense e pela Federação Maranhense foi recompensado. Um exemplo cabal de como a união em prol do Tiro Esportivo, entre federação e clube, só engrandece nosso esporte.
A união dos atiradores balsenses em torno de seu presidente, Valmor Sacoman, atendendo todas as suas diretrizes, foi fator fundamental para o sucesso do evento. O seu apoio financeiro, de material, de equipamentos ou de serviços, foi determinante para que o CBTD construísse em tão pouco tempo, uma estrutura física, que já pode ser considerada a maior estrutura do tiro esportivo do Maranhão.
Estreou pela primeira vez, a pedana de Trap Double e estande de 300m, além de ter estreado no ano passado a nova pedana de Trap, os estandes de 25m, 50m e 100m. E além destes ainda temos o estande de ar comprimido e de silhuetas de ar.
Toda a organização do evento foi impecável. E a programação também. Os estandes estavam todos arrumados e bonitos, enfeitados por belíssimos banners comemorativos, bandeiras ou faixas. Na noite de sexta-feira o vice-presidente do CBTD, Arlindo Pandolfo, ofereceu a todos os atiradores presentes um saboroso e farto jantar, que foi muito apreciado entre rodas de amigos se confraternizando e bebericando até altas horas, ainda no próprio clube.
Lembrando que neste ano, a programação começou desde a quinta-feira, com a realização de inúmeras provas. A programação foi longa e variada, permitindo um grande leque de opções de modalidades e de horários aos atiradores. Tudo que um atirador deseja. Nosso Valmor Sacoman se esmerou bastante para que tudo funcionasse. Parabéns.
A premiação também foi completa. Atendendo a todas as modalidades e categorias (Sênior/Dama/Máster/Júnior/Dama-Júnior) com belíssimas medalhas e troféus comemorativos. Wissam Maalouf e Valmor Sacoman organizaram e realizaram a premiação de todos os vencedores.
Vale a pena destacar as delegações do Tocantins, Bahia, São Luís (CLAM), e São Luís (PM-MA) que vieram em bom número e deram mais brilho à festa. Do Tocantins, capitaneados pelo presidente da Federação Tocantinense de Caça e Tiro, o grande e eterno amigo do Maranhão, Max Athayde Saldanha, que trouxe com ele os atiradores Dalila Moraes (esposa), Teotônio Peixoto, Renato Azevedo, Gustavo Guimarães e Reinaldo Pagani, além dos filhos destes, que também atiraram e premiaram.
Compareceram também, atiradores da Bahia, como Raeder Carvalho (Presidente do Clube de Tiro de Barreiras) e o atirador Clodoaldo Lopes.
O vice-presidente da FMTE, José Augusto dos Reis, cofundador do CBTD, mais uma vez se fez presente e competiu e venceu em inúmeras provas, mostrando todo seu potencial.
O presidente do Clube de Caça, Pesca e Tiro de Imperatriz, Francisco Farias, nosso maior atirador de armas curtas olímpicas, se fez presente mais uma vez em Balsas, e já anunciou e convidou todos ao Torneio da Amazônia, que ocorrerá em Imperatriz, nos dias 29 e 30 de setembro e nos dias 1 e 2 de outubro próximo.
O presidente do Clube de Atiradores do Maranhão-CLAM, Nagib Feres, pela primeira vez presente no CBTD, trouxe consigo uma enorme delegação, constituída pelos atiradores Henrique Perlmutter, Alexandre Saads, Johnson Willis, Antônio Baima, João Nogueira, Estenildo Moreira, Paulo Guimarães e seu filho Anthony Guimarães.
Do CAPETIM vieram os atiradores José Olavo Reis, Rafael Tavares, Irineu Oliveira (árbitro da FMTE que já atuou no CBTD) e José Ribamar Bonfim (Presidente do Clube).
E como sempre, vindo de Paraibano, o Paraibinha do Cerrado, Afran Mendes, apareceu (e depois sumiu) para prestigiar o evento.
Em uma iniciativa inédita e altamente louvável, a Polícia Militar do Maranhão, tendo à frente nosso Comandante Geral, Frederico Pereira, também atirador e frequentador de inúmeras provas da FMTE, apoiou uma equipe de tiro montada, incentivada e chefiada pelo também atirador, o Ten. Cel. Paulo Dongie, que brilhantemente reuniu todas as condições para a missão, e chegou em Balsas à frente de uma grande equipe de cadetes da academia de formação de oficiais da PM-MA, a Academia Gonçalves Dias, para adquirir experiência e aprimorar os treinamentos de tiro para os jogos esportivos realizados entre as policias militares de todo o país, que neste ano se dará no Paraná, ainda no mês de setembro. O Ten.Cel. Medeiros, grande amigo do CBTD e comandante do batalhão da Polícia Militar de Balsas, também se fez presente e deu todo o apoio à equipe dos cadetes da PM.
Do Rio Grande do Norte, veio o atirador Michelle Valota, que também trouxe e instalou o primeiro Phono Pull (serve para ativar a máquina de lançar prato através do comando sonoro do atirador que está na linha de tiro) que já foi instalado em uma pedana no Maranhão. Mais uma inovação do Clube Balsense.
O Jantar de Confraternização, tradicionalmente oferecido pelo CBTD aos participantes do Torneio na noite de sábado, foi mais uma vez um sucesso de participação. Alguns atiradores como Gilmar Blatt, levaram pratos extras para ofertar a todos. A grande maioria emendou direto entre o dia e a noite, se reunindo em animadas rodas de bate-papo, regadas a uma boa cerveja e pratos de tira gosto. Muito agradável em todos os sentidos este jantar.
Não poderíamos esquecer de falar do apoio e suporte que as esposas dos atiradores deram para que tudo se realizasse tão bem. Elas foram sensacionais. E em falando das mulheres, vale falar de uma em especial e querida por todos, a super secretária do CBTD, Márcia Sacoman, que trabalhou muito na organização e nos controles necessários para o bom andamento do evento.
Nem deixar de lembrar o trabalho duro que nosso Adelir Sandri desempenhou e desempenha para ajudar o CBTD. A colocação dos pneus (delimitatórios entre os estandes) e o preenchimento de terra neles foi apenas um exemplo deste esforço, compartilhado por Gilmar Blatt, Guilherme Antoniolli e seus homens, além de Arlei Sandri.
A Federação Maranhense de Tiro Esportivo – FMTE, agradece a todos os participantes do Torneio do Cerrado, por sua presença. Agradece também ao Imperial Palace Hotel, hotel parceiro da FMTE, que sempre apoiou franqueando a hospedagem da arbitragem do Torneio. Ao Sr. Israel Carvalho, proprietário do hotel, ficam nossos agradecimentos.
Agradece também ao corpo de arbitragem da FMTE, que este ano teve o reforço de mais dois árbitros vindos de São Luís, o Sr. Johnson Willis e o Sr. Alexandre Saads, que se uniram aos usuais e super experientes árbitros frequentadores de Balsas, o Sr. Washington Duílo, e ao Sr. Clauber Muniz. Atiradores como Rafael Tavares, fizeram também as vezes de árbitro. Avelino Scheifer e Octávio Queiroz, árbitros recém formados pela FMTE também se revezaram. No lado dos pratos, quem tomou conta foi Gilmar Blatt, auxiliado por vários atiradores, entre eles Arlindo Pandolfo, Orlando Silva e Guilherme Antoniolli. Até o presidente da FMTE, o Sr. Wissam Maalouf, também exerceu o papel de árbitro várias vezes, pungido pelo gigantismo da competição.
O XIII Torneio de Equipes de Tiro ao prato da FMTE, foi bastante disputado, tendo mais de 9 equipes, e sendo vencido pela Equipe Cerrado (Gilmar, Orlando, Francisco), seguida pela equipe tocantina, a Equipe Nico (Max, Renato, Teotônio), e em terceiro lugar ficou a Equipe 44 (Oneide, Rudiere, Cláudio). Desta vez todos os três participantes das 3 equipes medalhistas ganharam um troféu. Lembrando que a competição de Trap ocorreu simultaneamente com 7ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato – Trap.
A competição como um todo transcorreu muito bem, sendo bastante trabalhosa e requerente de muita articulação e organização para que tudo fluísse como deveria ser. Muita gente trabalhou e ajudou. Todos os árbitros se esforçaram bastante para que as provas se realizassem no horário e com segurança. Em vários momentos tivemos funcionando simultaneamente duas pedanas de trap, estande de 300m, estande de 50m, estande de 100m, estande de 25m e estande de ar comprimido. Ou seja, 7 áreas de competição ao mesmo tempo. E além disso, a classificação, a cargo do Sr. Clauber Muniz, trabalhou bastante para que os resultados pudessem ser publicados. Não é qualquer organização que faz isso.
Muitas fotos foram tiradas e já estão publicadas no site da FMTE (www.fmte.org.br) registrando definitivamente mais este momento alegre do tiro esportivo do Maranhão.
Mais uma vez “A Confraternização Através do Tiro” se fez presente nos estandes do Maranhão, proporcionando a todos os participantes além dos momentos de esporte e competição, momentos de diversão, alegria e companheirismo.
Estatísticas do Torneio:
Número de Participantes : 97 participantes com 618 inscrições
Participantes na Categoria Sênior/Única: 68 participantes com 491 inscrições
Participantes na Categoria Dama: 5 participantes com 14 inscrições
Participantes e inscrições na Categoria Máster: 5 participantes com 33 inscrições
Participantes na Categoria Júnior: 13 participantes com 65 inscrições
Participantes na Categoria Dama-Júnior: 6 participantes com 15 inscrições