Realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Militar de Tiro Esportivo, de 30 de agosto a 10 de setembro de 2017, o II Campeonato SudAmericano (antigo Torneio Hugo de Sá Campelo Filho) foi um sucesso em todos os sentidos.
Um dos mais completos torneios já realizados na América do Sul, com competições ISSF de Carabina, Pistola e Tiro ao Prato e competições IPC (Paralímpicas), se utilizando pedanas e os estandes de 10, 25, 50 e 300 metros.
Oito países sul americanos participaram ao todo, e mais um país centro americano, convidado, o Panamá.
A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, está de parabéns pela promoção do evento, que foi sucesso em todos os sentidos. Desde a escolha e formação do comitê organizador, ao trabalho do pessoal da secretaria da CBTE, à montagem das equipes de arbitragem. A divulgação dos resultados também foi um ponto forte, e que foi feito através do site da CBTE, que montou um quadro bem detalhado mostrando desde listas de partida, até resultados, quadro de medalhas e fotos dia a dia.
Durante o Campeonato, em trabalho concomitante, a CBTE realizou uma reunião do grupo de trabalho que está montando seu Planejamento Estratégico, sob o comando do sr. Júlio Almeida.
Também foi realizado uma Assembléia Geral da Confederação Sul Americana, que entre outras deliberações, determinou que o próximo Campeonato Sul Americano, na sua 3ª edição, seria realizado em setembro de 2018, no Chile (carabina e pistola) e no Equador (Tiro ao Prato).
O presidente da Confederação Sul Americana de Tiro também convidou o Sr. Wissam Maalouf, Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, para ser o Delegado Técnico da Competição (responsável maior por toda a competição). Esta foi a primeira vez que um maranhense (talvez até brasileiro) assume uma função de tamanha responsabilidade.
Para saber mais de toda a competição, entre na página da CBTE e veja os resultados e fotos do evento.
fonte: FMTE